Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    André Lima Monfrini (ECA USP)

Minicurrículo

    André Monfrini é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA USP. É bacharel em audiovisual pela mesma instituição e graduando em História pela FFLCH USP. Integra o grupo de pesquisa História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação. É também documentarista, tendo roteirizado e dirigido a série televisiva Habitação social – projetos de um Brasil, exibida em diversos canais e plataformas.

Ficha do Trabalho

Título

    A fase brasiliense do cinema de Vladimir Carvalho

Seminário

    Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados

Formato

    Presencial

Resumo

    A presente comunicação analisa três filmes do documentarista paraibano radicado em Brasília Vladimir Carvalho. São eles: os curtas Brasília segundo Feldman (1979) e Perseghini (1984), e o longa-metragem Conterrâneos Velhos de Guerra (1991). Tomados em conjunto, encaminham um projeto de história e memória de Brasília. Com esses filmes, Carvalho confronta a memória hegemônica construída sobretudo por agentes de caráter oficial ligados a circuitos do poder político e ao modernismo brasileiro.

Resumo expandido

    A presente comunicação analisa três filmes do documentarista paraibano radicado em Brasília Vladimir Carvalho. São eles: os curtas Brasília segundo Feldman (1979) e Perseghini (1984), e o longa-metragem Conterrâneos Velhos de Guerra (1991). Propomos que esses três filmes compõem uma fase brasiliense na cinematografia do documentarista. Tomados em conjunto, e analisados em perspectiva comparada, encaminham um projeto de história e memória de Brasília que confronta a memória oficial e hegemônica a respeito da nova capital brasileira. Carvalho, por meio de imagens de arquivo e de depoimentos de candangos pioneiros, organiza uma narrativa popular que traz à tona episódios de violência e traumas coletivos que marcaram a experiência candanga em Brasília desde o período de construção da cidade (1956-1960).

    Brasília segundo Feldman é um filme de compilação – ou found footage – produzido a partir de imagens captadas em 1959 pelo designer norte-americano Eugene Feldman em visita aos canteiros de obra de Brasília. Carvalho projeta estas imagens para o artista plástico modernista Athos Bulcão e para o operário pioneiro de Brasília e militante do Partido Comunista, Luiz Perseghini. Os testemunhos de ambos a respeito da construção de Brasília, significativamente conflitantes, são adicionados como vozes over à banda sonora do filme.

    O curta Perseghini (1984) retoma o mesmo personagem militante, agora num filme de entrevista tradicional, com som direto sincronizado. Perseghini narra sua trajetória de vida ao mesmo tempo que recupera elementos de uma memória comunista gestada no decorrer da República de 1945. O personagem é, para os filmes da fase brasiliense, um representante legítimo da experiência candanga no que se refere à violência sofrida por trabalhadores no curso do processo histórico que forjou a cidade.

    Conterrâneos velhos de guerra, por sua vez, é um longa-metragem lançado em 1991 e conta com imagens captadas pelo cineasta ao longo de 17 anos (1970-1987). Neste filme, temos uma espécie de collected footage, situação em que a coleção de imagens foi registrada pelo próprio cineasta documentarista, fruto de um processo de observação continuada sobre a vida em Brasília ao longo dos anos 1970 e 1980, vigente sempre o regime militar brasileiro. No retrato produzido, encontramos tanto elementos da vida política brasileira como episódios da vida urbana de Brasília, como as remoções que originaram a cidade de Ceilândia, a atuação de movimentos populares e conflitos por acesso à terra.

    O resgate histórico de uma chacina de operários, ocorrida em 1959, está no centro do projeto crítico operado pelo cineasta e atravessa os três filmes, que mantêm entre si diversos pontos de contato formais e temáticos. Nossa apresentação pretende apresentar brevemente as questões fundamentais de cada uma destas três obras, além de desenhar um quadro comparativo formal e estilístico que ilumina, do ponto de vista histórico e estético, esta parte da obra de Vladimir Carvalho.

    Argumentamos ainda que Carvalho, com esses filmes, confronta a memória hegemônica construída sobretudo por agentes de caráter oficial ligados a circuitos do poder político e ao modernismo brasileiro. Estamos de acordo com a formulação que vem sendo proposta pelo historiador Marcos Napolitano, segundo a qual haveria um longo-modernismo, compreendido, grosso modo, entre 1920 e 1970. Brasília, neste enquadramento, pode ser considerada um ponto de alta intensidade deste projeto moderno brasileiro, em sua longa-duração. Propomos que as fissuras apontadas pelos filmes de Carvalho, que constatam arcaísmos e contradições no projeto político e urbanístico da cidade desde sua gestação, oferecem um referencial para pensarmos sobretudo o encerramento do ciclo histórico do longo-modernismo tal como ele se expressa no momento em que estes filmes foram produzidos.

Bibliografia

    BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Cia das Letras, 2003.

    HOLSTON, James. O espírito de Brasília: modernidade como experimento e risco. In. NOBRE, Ana Luiza. (org.) Lucio Costa: Um modo de ser moderno. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

    MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos; KORNIS, Mônica. História e documentário. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.

    NAPOLITANO, Marcos. Arte e política no Brasil: história e historiografia in EGG, André; FREITAS, Artur; KAMINSKI, Rosane. Arte e política no Brasil. São Paulo, Perspectiva, 2014.

    ______. Coração civil: a vida cultural brasileira sob o regime militar (1964-1985) ensaio histórico. São Paulo: Intermeios: Pós-Graduação em História Social.

    SOUTO, Mariana. O operário e o trabalho no cinema brasileiro documental: uma série histórica. Trabalho apresentado ao GT Estudos de cinema, fotografia e audiovisual do XXIX Encontro Anual da Compós, UFMS.

    XAVIER, Ismail. Cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.