Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Claudia Maria Queiroz Lambach (UTP)

Minicurrículo

    Pós-Doutoranda bolsista pela Universidade Tuiuti do Paraná, supervisão da Prof. Denize Araujo, PhD. Doutora em Ciência da Informação e Comunicação pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris3. Membro do laboratório IRCAV (França) e do GT CIC (CNPq-UTP) CIAC. Integrante Equipe NPPA. Mestre em Teoria da Cultura Visual pelo IADE-Lisboa. Especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela EMBAP. http://lattes.cnpq.br/7981013663786339; https://orcid.org/0000-0002-5666-1532; cmql@hotmail.com;

Ficha do Trabalho

Título

    Experimental Expandido, Cine de Bolso & VR Platform + Interator Avatar

Mesa

    Experimental Expandido, Cine de Bolso & VR Platform + Interator Avatar

Formato

    Remoto

Resumo

    A proposta é apresentar o projeto “Memórias do Futuro: Inovação Midiática Multimodal”, já aprovado pelo Edital CNPq Universal, enfatizando o CLUSTER CINEX e suas seis mostras de curtas experimentais e três editorias de e-books com pesquisadores nacionais e internacionais. O objetivo é criar um diálogo entre o conhecimento teórico e a produção experimental, enfatizando as criações do NPPA – Núcleo de Pesquisa e Produção Audiovisual do GP CIC (CNPq-em parceria com o CIAC-Portugal) do PPGCom-UTP.

Resumo expandido

    Propomos uma descrição dos objetivos do NPPA – Núcleo de Pesquisa e Produção – que tem desenvolvido curtas experimentais. A idéia surgiu ao pensarmos em criar um diálogo entre textos teóricos e produções profissionais, percebendo que os dois conhecimentos se complementam e deveriam funcionar conjuntamente. Assim, a idéia do NPPA foi de criar curtas experimentais com base em teorias de montagem atuais, contemporâneas. Constatamos que as teorias de montagem mais analisadas são as das Escolas Americana e Russa. O desafio para os integrantes do NPPA está sendo encontrar conceitos de pós-mídia e inovação tecnológica, e criar vídeos experimentais expandidos, só com imagem, em celular, com título e nome do autor do conceito adotado, para que espectadores possam ser “interatores ativos”, ou “interatores avatares” ou mesmo “interatores coautores”, que terão que ler as imagens associadas ao título, que incluirá a teoria de referência. O NPPA, antes deste projeto, já concluiu dois curtas documentais, sendo que um deles foi selecionado pela FCC- Fundação Cultural de Curitiba para ser exibido em escolas por um ano, tendo sido liberado recentemente. Vamos, então, exibi-lo nesta Mesa. O título é “Seda: da China à Veneza e ao Vale da Seda no Paraná”. O curta foi filmado no Solar do Rosário durante a exposição “2.8 Seta-Re”, com Curadoria de Consuelo Cornelsen e Nadia Calzolari (Italia), e trabalhos de quatro artistas visuais com fios fabricados no Vale da Seda do Paraná. Esperamos poder exibir também um curta documental cujo roteiro está sendo avaliado pela FCC e talvez esteja concluído até o evento da Socine: “Um bonde chamado Das Flores”, uma alusão ao filme de 1951, “Um bonde chamado Desejo”, sobre o fechamento dos cinemas de rua e a abertura de duas salas dos mesmos no Cine-Passeio, como parte da memória de Curitiba.
    Outra parte importante do Cluster Cinex é a Mostra de Curtas: “Besides the Screen”, de Gabriel Menotti, “Tableau Vivant”, de Nina Velasco, “Giro”, de André Parente, “CIC-CIAC”, de Hernando Urrutia (Portugal), NPPA, de Denize Araujo (proponente desta Mesa) e “Cinex”, de Flavio Carvalho, que vai explicar melhor em sua parte, como integrante deste projeto. Além disso, teremos três Dossiês, um sobre o papel do espectador, de Manuela Penafria (Portugal) e Lara Satler, outro sobre montagens experimentais, de Mirian Tavares e Juliana Wexel (ambas de Portugal) e um sobre tecnologias de inovação, de Elisa Antunes (Portugal) e Claudia Lambach, que vai explicar com mais detalhes em sua parte deste projeto. Enviamos também parte de nosso projeto mais amplo (com 32 participantes, sendo dois convidados internacionais, William Brown, do Canadá e Serge Margel, da Suíça) para o Edital CAPES PAEP e para o Edital do Mecenato da FCC. Para o PAEP, nossa proposta foi trazer pesquisadores portugueses, doutores e cineastas, para a USP e o Cine-Passeio (Curitiba), em comemoração e homenagem ao Bicentenário da Independência, como parte da parceria que o GP CIC (CNPq) está desenvolvendo com o CIAC de Portugal. Nos dois últimos anos, na Mostra de Cinema Português, quatro cineastas doutores apresentaram seus trabalhos remotamente e agora estão convidados a virem presencialmente, pelo PAEP: André Gil Mata, Edgar Pêra, Hernando Urrutia e Paulo Filipe Monteiro. No edital do Mecenato da FCC, apresentaremos os vídeos experimentais, com óculos 3D e avatares, na Plataforma Multimodal Virtual, aberta, que poderá ser visitada por interessados de todos os países. Estamos propondo esta Sessão Pré-Constituída em Formato Livre por acreditar que podemos desenvolver um diálogo com pesquisadores interessados em nossos temas, que poderão sugerir outras atividades relevantes que podem ser programadas, considerando que o CNPq Universal será por 3 anos consecutivos, o que nos dará oportunidades de acompanhar o desenrolar de tecnologias de inovação que nos permitirão “inventar futuros criativos”, como tão inventivamente sugere o tema da SOCINE 2022.

Bibliografia

    ARANTES, Priscila. @rte e mídia: perspectiva da estética digital. SP: SENAC, 2005. DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo. RJ: Elsevier, 2003. DUBOIS, Phillipe. “Por uma estética da imagem do vídeo”. In Dubois SP: Cosac & Naify, 2009. FIALHO, A. Bustamante. Realidade Virtual e Aumentada. SP: Ed. Erica, 2018.GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias. SP: Ed. Senac, 2003. KELLISON, Chaterine. Produção e direção para TV e vídeo. RJ: Campus, 2007.MACIEL, Kátia (Org.) Transcinemas. RJ: Contra Capa Livraria, 2009;MARTIN, Sylvia. Video art. Colônia/Lisboa: Taschen, 2006. McKEE, Robert. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiros. Curitiba: Arte & Letra, 2006.MENOTTI, Gabriel. Através da Sala Escura: Espaços de Exibição Cinematográfica e Vjing. SP: Intermeios, 2012.MOLETTA, Alex. Criação de curta-metragem em vídeo digital. SP: Summus, 2009. ROSE, Jay. Audio postproduction for film and video. Burlington: Focal Press, Amsterdam: Elsevier 2009