Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Katia Augusta Maciel (UFRJ)

Minicurrículo

    Doutora em Cinema pela University of Southampton/UFF e Mestre em Realização para Cinema e Televisão pela University of Bristol, Inglaterra. Roteirista e diretora desde 1998, com experiência em XR desde 2016. É professora e uma das fundadoras do Programa de Pós-graduação em Mídias Criativas (PPGMC) da UFRJ. Membro da Associação Brasileira de Produtores de Realidades Estendidas (XRBR). Suas obras mais recentes são: Viva Ouro Preto VR e a exposição virtual Metaversidade.

Ficha do Trabalho

Título

    Roteiro e escrita audiovisual em narrativas imersivas

Seminário

    Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual

Formato

    Presencial

Resumo

    O artigo debate formas de criação e desafios da escrita audiovisual durante o processo criativo que antecede a materialização de obras em realidades estendidas (XR). O modelo de roteiro praticado na indústria do cinema e audiovisual não se aplica a demandas específicas das narrativas imersivas. E ainda não há um modelo estabelecido na indústria XR. Publicações em português sobre esse tema são inócuas. Objetiva-se contribuir para que aspectos dessa escrita sejam incluídos nos estudos de roteiro.

Resumo expandido

    O artigo debate formas de criação textual e desafios da escrita audiovisual enfrentados por roteiristas durante o processo criativo que antecede a materialização de obras em realidades estendidas (XR). O modelo de roteiro praticado na indústria do cinema e audiovisual não se aplica a demandas específicas das narrativas imersivas. Por outro lado, ainda não há um modelo estabelecido na indústria XR para a criação de roteiros. Publicações em língua portuguesa sobre esse tema são inócuas até o momento, ficando restritas a poucas teses e dissertações, algumas delas ainda em andamento. Objetiva-se contribuir para que os aspectos singulares dessa escrita sejam inseridos nos estudos de roteiro, considerando as questões teóricas e práticas próprias do universo XR (SHAW, 2005). As narrativas imersivas se encontram na interseção entre audiovisual e teatro, com os eventos acontecendo em volta do espectador e não apenas na sua frente. É comum que essas narrativas incorporem elementos interativos e áudio tridimensional, trazendo novas dimensões para o processo criativo da escrita. O debate aqui proposto está ancorado em reflexões sobre os conceitos de presença, imersão e corporificação de Tricart (2018), as reflexões sobre a linguagem contemporânea da arte de Manovich (2020), além das ideias de mis-en-scène em narrativas imersivas de Kvisgaard et at. (2019). Observa-se ainda como a escrita audiovisual em XR se relaciona com aspectos da composição imagética, o design de interação e a montagem espacial. As reflexões e o debate propostos resultam de pesquisas em andamento e experimentações criativas realizadas no âmbito do Programa de Pós graduação em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGMC), no qual diversas pesquisas aplicadas e criações em XR têm sido realizadas (MACIEL, 2021). As narrativas desses experimentos apontam imbricações com a tecnologia que surgem desde a roteirização e avançam para mediações entre modos de ver e de experimentar universos diegéticos imersivos.

Bibliografia

    KVISGAARD, Adam et al. Frames to Zones: Applying Mise-en-Scène Techniques in Cinematic Virtual Reality, 2019. Disponível em: Acesso em 19 maio 2022.

    MACIEL, Katia Augusta. Knowledge Articulation in Creative Media. Interactive, transmedia and immersive productions developed at the Federal University of Rio de Janeiro. Hipertext.net, (23), 127-138, 2021. Disponível em: Acesso em 20 abr 2022.

    MANOVICH, Lev. “Computer vision, human senses, and language of art,” AI & SOCIETY, November 22, 2020. Disponível em: Acesso em 24 fev 2022.

    SHAW, J. O Cinema Digitalmente Expandido: O cinema Depois do Filme. In: Leão,L. Org. O Chip e o Caleidoscópio – Reflexões sobre as Novas Mídias. São Paulo: SENAC, p. 365-383, 2005.

    TRICART, Celine. Virtual Reality Filmmaking. Techniques & Best Practices for VR Filmmakers. New York: Focal Press, 2018.