Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Ramayana Lira de Sousa (UNISUL)

Minicurrículo

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNISUL. Ex vice-presidente da SOCINE (2017-2020), ex membro do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal da SOCINE. Pesquisadora, curadora, crítica e gestora cultural.

Ficha do Trabalho

Título

    Figuras traçadas com os dedos: aproximação ao desejo lésbico no cinema

Mesa

    Os estudos feministas, queer e transfeministas e os Estudos de Cinema

Formato

    Presencial

Resumo

    O escopo deste trabalho é duplo: em um primeiro momento, busca oferecer um panorama das investigações sobre o cinema lésbico e sobre como as questões lésbicas atravessam os estudos do cinema apresentadas nos últimos 10 anos nos encontro da SOCINE. Um segundo movimento é pensar as linhas de força desse pensamento em construção dentro da SOCINE, salientando os principais nós temáticos, teórico-metodológicos, estéticos e políticos que podem apontar para a consolidação de um campo de estudos.

Resumo expandido

    Em 2016 a SOCINE recebe uma primeira tentativa de construção de um espaço que pudesse acolher os esparsos trabalhos sobre questões de gênero, feministas e queer: o ST Cinema Queer e Feminista. O ST surgiu com o objetivo de promover o debate e a provocação, a promoção e o apoio aos estudos históricos, teóricos e críticos que exploram as problemáticas queer e feminista. Nos encontros da Socine já se notava um número significativo de apresentações que partem de abordagens queer e feministas e o ST aparecia como oportunidade para consolidar esse campo. Já em 2018 o ST Mulheres no Cinema e Audiovisual emerge como novo ponto nodal para as discussões, agora com uma inflexão mais voltada às questões relativas às mulheres e ao feminismo. Dois anos depois, em uma reformulação da proposta, o ST se intitularia Cinemas Mundiais entre Mulheres: Feminismos Contemporâneos em Perspectiva. Percebe-se, pois, que há uma preocupação em construir a afirmar um campo complexo mas de grande interesse dentro da SOCINE.
    Uma das questões emergentes, nesse contexto, é a que diz respeito ao cinema lésbico e ao desejo lésbico no cinema e no audiovisual. As abordagens teórico-metodológicas das lesbiandades representam uma área particularmente complexa e rica do estudo do cinema feminista, repleta de debates substanciais. Surgem questões, por exemplo, sobre a definição do que seja um filme lésbico, bem como a relação entre filmes lésbicos e aqueles que se concentram em outras formas de vínculo entre as mulheres, como amizades femininas, relacionamentos mãe-filha e irmandade. Ou ainda, como os filmes lésbicos podem ser tanto retratos ambíguos quanto narrativas abertamente lésbicas; filmes narrativos industriais ou formas independentes e/ou de vanguarda; histórias que repisam o trauma da saída do armário ou reafirmação das identidades e comunidades lésbicas. Além disso, cabe teorizar sobre o desafio que esses filmes representam para o status quo patriarcal e cisheterossexista. Em uma polêmica teórica mais recente, questiona-se a afiliação das perspectivas lésbicas ao feminismo ou às abordagens queer, ou seja, se a ênfase maior deveria recair sobre problemas de sexualidade e não de gênero. A complexa rede de conceitos e abordagens que constituem o encontro da teoria do cinema com as perspectivas lésbicas parece estar voltada à afirmação da diferença da subjetividade lésbica e seu potencial de disrupção política e estética.
    Este proposta procura exatamente mapear e discutir como se tem encaminhado esse debate dentro da SOCINE, seja nos trabalhos apresentados nos últimos 10 anos (nos diversos formatos admitidos nos Encontros), seja nas publicações apoiadas pela entidade. O recorte temporal de uma década permite abranger os períodos imediatamente anterior à estruturação dos Sts que discutem o cinema lésbico e suas ramificações e possibilitam algum tipo de avaliação sobre os contornos que os estudos lésbicos podem ter adquirido nesse período. Trata-se de uma mirada panorâmica que, em um segundo momento, busca traçar as linhas de força do pensamento em construção, salientando os principais nós temáticos, teórico-metodológicos, estéticos e políticos que podem apontar para a consolidação de um campo de estudos.

Bibliografia

    FREEMAN, E. Time binds: queer temporalities, queer histories. Durham: Duke Univer- sity Press, 2010.
    MARCONI, D.. Ensaios sobre autorias queer no cinema brasileiro contemporâneo. Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2021.
    MAYNE, Judith. Framed: lesbian, feminists, and media culture. Minneapolis; London: University of Minnesota Press, 2000.
    SOUSA, Ramayana; BRANDÃO, A. Queering intermediality in Brazilian cinema. In NAGIB, L.; ARAÚJO, L.C.; LUCA, T. De. Towards an Intermedial History of Brazilian Cinema. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2022.
    SOUSA, Ramayana; BRANDÃO, A. Corpas-Enqueerzilhadas e alianças insólitas no Cinema Brasileiro”. Revista Visuais 7 (2). Campinas, 2021.
    SOUSA, Ramayana; BRANDÃO, A. Inventário de uma infância sapatão em um mundo de imagens. Rebeh. 3 (9), 2020.
    STRAAYER, Chris. Deviant Eyes, Deviant Bodies: Sexual Re-Orientations in Film and Video. Nova York: Columbia University Press, 1996.