Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    NEZI HEVERTON CAMPOS DE OLIVEIRA (COC)

Minicurrículo

    Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Cinema pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (2022). É assessor da Direção da Casa de Oswaldo Cruz, onde atua nas áreas do Patrimônio Cultural, da Divulgação Científica e da Produção Audiovisual.

Ficha do Trabalho

Título

    1ª e 2ª Retrospectivas do Cinema Brasileiro (1952 e 1954)

Seminário

    Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência

Formato

    Presencial

Resumo

    Este trabalho busca analisar a programação das duas primeiras mostras retrospectivas do cinema brasileiro, realizadas pela Filmoteca do MAM de São Paulo em 1952 e 1954, com o objetivo de identificar os critérios que balizaram a seleção dos filmes e investigá-los à luz do cenário político-ideológico vivenciado pelo Cinema Brasileiro naquele momento.

Resumo expandido

    A difusão foi o principal foco das atividades da Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo em seus primeiros anos de existência. Era uma trajetória um tanto esperada se pensarmos que essa entidade surgiu a partir de um Clube de Cinema, cujo objetivo era difundir a cultura cinematográfica no país. Desde 1949, ano de sua fundação, até 1952, a Filmoteca do MAM de São Paulo realizou uma série de ações de difusão, seja por iniciativa própria, seja em parceria com outras instituições. Até esse momento, no entanto, o cinema nacional não tinha entrado em cena.
    O primeiro grande evento de difusão do cinema brasileiro promovido pela entidade ocorreu no final do 1952 com a Primeira Mostra Retrospectiva do Cinema Brasileiro, realizada em parceria com o Centro de Estudos Cinematográficos do MASP e o Círculo de Estudos Cinematográficos do Rio de Janeiro. Essa primeira retrospectiva, organizada por Caio Scheiby (Filmoteca do MAM) José Hipólito Trigueirinho Neto (Centro de Estudos Cinematográficos do MASP) e Jurandyr Noronha (Círculo de Estudos Cinematográficos do Rio de Janeiro) exibiu 32 filmes brasileiros entre 28 de novembro e 16 de dezembro de 1952, acompanhados de palestras proferidas por críticos de cinema ou por atores e técnicos envolvidos nas produções exibidas a cada dia.
    Após a I Retrospectiva do Cinema Brasileiro, a Filmoteca do MAM participará da organização de um evento cinematográfico ainda mais vultoso que será fundamental para dar visibilidade à instituição e firmar sua presença no cenário cultural brasileiro. O I Festival Internacional de Cinema do Brasil foi realizado em São Paulo entre 12 a 26 de fevereiro de 1954 como parte das comemorações do IV Centenário da cidade. O evento se insere na atmosfera efervescente que movimentava a vida cultural paulistana naquele momento com a constituição de um mercado de arte e a realização da II Bienal de Artes Plásticas, inaugurada em 13 de dezembro de 1953.
    Além da competição oficial, o Festival contou com duas mostras de cunho histórico “Grandes Momentos do Cinema” e “Retrospectiva Erich Von Stroheim”, o “Festival de Cinema Infantil” e o “Festival de Cinema Científico”. O certame também incluiu as jornadas nacionais, reunindo produções de 21 países. Como parte das jornadas nacionais, ocorreu a II Retrospectiva do Cinema Brasileiro, organizada por Francisco Luiz de Almeida Salles, Benedito Junqueira Duarte e Caio Scheiby. Essa segunda retrospectiva, realizada entre 25 de janeiro e 26 de fevereiro de 1954, exibiu 22 filmes.
    As duas mostras representaram um momento de inflexão para os estudos históricos sobre o cinema brasileiro, ainda que o livro de Alex Vianny, – “Introdução ao Cinema Brasileiro” –, primeira experiência historiográfica mais consistente de sistematização do cinema produzido no país, tenha sido publicado somente em 1959. É partir desse evento que se pode observar uma maior preocupação de parte do meio cinematográfico, sobretudo daquele grupo mais ligado aos movimentos culturais (crítica, cineclubismo), com a necessidade de estimular projetos de pesquisa sobre a história do cinema brasileiro, incentivando esse debate (construção de uma história e de um patrimônio) não apenas no seio da classe cinematográfica, mas também em parcelas mais amplas da sociedade. Também começa a ganhar mais espaço nesse momento uma preocupação com a preservação dos filmes brasileiros e com a manutenção desse legado para as gerações futuras.
    Este trabalho se propõe a analisar os filmes selecionados para as duas retrospectivas, considerando sua metragem, ano e local de produção, gêneros predominantes e empresas ou estúdios produtores. O objetivo é identificar os critérios balizadores das seleções e investigá-los à luz do contexto político-ideológico que o Cinema Brasileiro vivenciava naquele período. Para embasar essa análise, serão utilizados textos publicados nos catálogos das duas mostras.

Bibliografia

    ANDRADE, Rudá de. Cronologia da cultura cinematográfica no Brasil. Cadernos da Cinemateca. n. 1, 1962.
    AUTRAN, Arthur. Alex Viany: crítico e historiador. São Paulo: Perspectiva, 2003.
    CORREA JR, Fausto Douglas. A Cinemateca Brasileira: das luzes aos anos de chumbo. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
    GALVÃO, Maria Rita. Burguesia e cinema: o caso Vera Cruz. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/Embrafilme, 1981.
    LUCAS, Fábio. Sobre crítica de cinema. Revista de Cinema, v. 3, n. 18, Belo Horizonte, set. 1955.
    MUSEU DE ARTE MODERNA. Primeira Mostra Retrospectiva do Cinema Brasileiro. Catálogo. São Paulo:1952.
    MUSEU DE ARTE MODERNA. I Festival Internacional de Cinema do Brasil – Retrospectiva do Cinema Brasileiro. Catálogo. São Paulo: 1954.
    THOMPSON, Cecília. Cinemateca Brasileira e seus problemas. Cadernos da Cinemateca. n. 3, 1963.
    ZANATTO, Rafael Morato. O I Festival Internacional de Cinema do Brasil (1954). Aniki – Revista Portuguesa de Imagem em Movimento, v. 8, n. 1, p. 101-130, 2021.