Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Beatriz Rodovalho (Paris 3)

Minicurrículo

    Beatriz Rodovalho é doutora em Estudos cinematográficos pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Atualmente, é pesquisadora associada ao Instituto de Pesquisa sobre o cinema e o audiovisual (IRCAV) da mesma universidade. É também co-coordenadora do ST Outros Filmes na Socine.

Ficha do Trabalho

Título

    Antígona chama: por uma arquivologia emancipatória

Seminário

    Outros Filmes

Formato

    Presencial

Resumo

    Esta comunicação inscreve-se na continuidade de uma pesquisa sobre arquivos de filmes amadores divergentes, que perturbam as normas patriarcais, heterossexuais e burguesas inscritas nos filmes aos quais se dedicam majoritariamente a arqueologia, a arquivologia e a historiografia do cinema amador. Ela propõe questionar o paradigma patriarcal do arquivo a partir de casos de coleções de imagens amadoras de arquivos marginais.

Resumo expandido

    Esta comunicação propõe questionar o paradigma patriarcal do arquivo. Ela inscreve-se na continuidade de uma pesquisa sobre arquivos de filmes amadores divergentes, que perturbam as normas patriarcais, heterossexuais, burguesas e etnocêntricas inscritas nos filmes aos quais se dedicam majoritariamente a arqueologia, a arquivologia e a historiografia do cinema amador. Em Mal de Arquivo, Jacques Derrida determina a “topo-nomologia” do arquivo segundo uma função árquica e patriárquica, evocando a linha paterna e patriarcal do arquivo estruturada em um modelo edipiano. O que acontece, então, quando se “matam” os pais? O que acontece quando não há pais e patriarcas no arquivo? Pode-se pensar em um paradigma antigônico (Torlasco, Butler) para o arquivo? Em que medida ele constituiria um “contra-arquivo”? Pode-se construir uma arquivologia emancipatória? Essa reflexão, explorando as três dimensões do arquivo (o arquivo como objeto, como domiciliação e como conceito), examinará casos de coleções de imagens amadoras de arquivos marginais franceses, capazes de deslocar o patriarquivo e de configurar um outro paradigma arquivológico.

Bibliografia

    BARON Jamie, The Archive Effect: Found footage and the audiovisual experience of history, Routledge, New York / London, 2014.
    BUTLER Judit, Antigone’s Claim: Kinship Between Life or Death, New York, Columbia University Press, 2000.
    DERRIDA Jacques, Mal d’archive, Paris, Galilée, 1995.
    FARGE Arlette, Le Goût de l’archive, Seuil, Paris, 1989.
    FOUCAULT Michel, L’Archéologie du savoir, Gallimard, Paris, 2014
    FOSTER Hal, « An Archival Impulse », October, no 110, automne 2004, pp. 3-22.
    POLLOCK Griselda, Encounters in the Virtual Feminist Museum: Time, Space, and the Archive, 2007.
    RUSSELL Catherine, Archiveology: Walter Benjamin and Archival Film Practices, 2018.
    TORLASCO Domietta, The Heretical Archive: Digital Memory at the End of Film, 2013.