Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Anna Clara da Silva Petracca (UBI)

Minicurrículo

    Anna Clara Petracca é artista visual e Doutorada em Media Artes na Universidade da Beira Interior e Bacharel em Cinema e Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná. Pesquisa principalmente sobre as questões do corpo da mulher e os feminismos no campo da arte audiovisual.

Ficha do Trabalho

Título

    Videoarte de mulheres, identidade e a estética da abjeção

Mesa

    SPECULUM 2: Filmar-se e ver-se ao espelho

Formato

    Remoto

Resumo

    Esta comunicação pretende discutir a relação de aproximação com uma estética abjeta – a partir do conceito de abjeto proposto por Julia Kristeva – e sua relação com a construção e ressignificação da identidade da mulher em obras de videoartistas, principalmente: Carolee Schneemann (1939-2019), Ana Mendieta (1948-1985) e Pipilotti Rist (1962-).

Resumo expandido

    Julia Kristeva aponta que o abjeto atua na construção da identidade do sujeito, sendo este um mecanismo que parte de sentimentos como a repulsa, recusa e rejeição como caminho para a externalização do que o sujeito não é – explicitando, portanto, o que ele é. Como afirma Iris Young em Abjection and Opression: dynamics of unconscious racism, sexism, and homofobia (1990), a abjeção pode ser utilizada como estratégia de controle social, alimentando preconceitos sociais, como o racismo, o sexismo e a homofobia – ou seja, é através da negação de algo que a identidade é reafirmada. Proponho então entender como a apropriação do sentido abjeto – ou a aproximação de uma “estética abjeta”, consciente e racionalizada, presente em obras de videoartistas, caminham para uma possibilidade transgressora na (re)construção do feminino no sentido audiovisual. Como recorte, discutirei obras de artistas que partem da autorrepresentação em vídeo (suas próprias imagens e corpos subjetivos), focando principalmente em Carolee Schneemann (1939-2019), Ana Mendieta (1948-1985) e Pipilotti Rist (1962-).

Bibliografia

    Young, I. M. (1990). Abjection and oppression: Dynamics of unconscious racism, sexism, and homophobia.
    Kristeva, J. (1982). Powers of horror (Vol. 98). University Presses of California, Columbia and Princeton.
    Gabriella, R. (2016). “A experiência estética face ao abjeto”. Viso: Cadernos de estética aplicada, 10(19), 233-240.
    Oliveira, M. R. D. (2020). “O conceito de abjeção em Julia Kristeva”. Revista Seara Filosófica, (21), pp. 185-201.
    Butler, J. (2003). Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.