Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Bruno Leites (PPGCOM/UFRGS)

Minicurrículo

    Pesquisador na área de Cinema e Fotografia. Membro do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC). É professor adjunto no DECOM/UFRGS e permanente no PPGCOM/UFRGS. Autor de “Cinema, Naturalismo, Degradação” (Ed. Sulina, 2021).

Ficha do Trabalho

Título

    A multidão: filme e conceito em “Entre nós talvez estejam multidões”

Seminário

    Teoria de Cineastas

Formato

    Presencial

Resumo

    Nesta comunicação, o objetivo é investigar a relação entre um filme e um conceito. Trata-se do filme “Entre nós talvez estejam multidões” (2020), de Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito, e do conceito de multidão que é proposto pelos cineastas desde o título do filme. As perguntas que vou enfrentar são as seguintes: Qual é a relevância do título para uma proposição conceitual a partir do filme? Como o conceito de multidão é materializado nas imagens do filme?

Resumo expandido

    Nesta comunicação, o objetivo é investigar a relação entre um filme e um conceito. Trata-se do filme “Entre nós talvez estejam multidões” (2020), de Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito, e do conceito de multidão que é proposto pelos cineastas desde o título do filme. As perguntas que vou enfrentar são as seguintes: Qual é a relevância do título para uma proposição conceitual a partir do filme? Como o conceito de multidão é materializado nas imagens do filme? O que o filme entende por multidão e como o cinema pode produzi-la?

    Para auxiliar a análise, serão considerados alguns debates dos cineastas (BEMFICA; MAIA DE BRITO; RODRIGUES, 2020; BEMFICA; DIAS, 2021). Mesmo quando não enfrentam diretamente o tema da “multidão”, os debates trazem uma série de elementos correlatos que nos ajudam a dimensionar a questão, inclusive quando os cineastas problematizam a duração dos planos e a composição dos enquadramentos, e, de modo geral, refletem sobre o método de filmagem e sua relação com as pessoas filmadas.

    Uma tendência dentro da abordagem “Teoria de Cineastas” é a criação e problematização de conceitos a partir de filmes e discursos de cineastas. Esta linha existe desde que a rede começou a se estabelecer. Uma série de trabalhos deu sua contribuição formulando e/ou sistematizando conceitos em teoria do cinema a partir de textos dispersos de cineastas e seus filmes.

    A proposta de uma teoria (filosófica) como criação de conceitos a partir de filmes condiz com as proposições sobre arte e filosofia feitas por Gilles Deleuze na fase final de sua obra, em textos fundamentais como “A imagem-tempo” (DELEUZE, 2007), “O que é o ato de criação?” (DELEUZE, 2016) e “O que é a filosofia?” (DELEUZE; GUATTARI, 1992). Nesse percurso, vemos se delinear um pensamento que compreende a teoria (filosófica) como a criação de conceitos de cinema.

    Na Teoria de Cineastas, a problematização de conceitos a partir de fontes primárias parte sobretudo de enunciados dispersos de cineastas e das imagens dos filmes. Eventualmente, as análises privilegiam apenas um tipo de material, o texto ou a imagem. Esta separação, inclusive, é uma das marcas da abordagem de Jacques Aumont ao pesquisar as teorias dos cineastas, no campo textual (AUMONT, 2004), e o pensamento dos filmes, no campo visual (AUMONT, 1996).

    No caso de “Entre nós talvez estejam multidões”, todavia, parece recomendável evitar a separação e buscar a teoria na articulação entre o texto e a imagem no filme, seguindo a proposta de W.J.T. Mitchell (1994) de que a teoria emerge da articulação entre o texto e a imagem, em compostos que o autor chamou de “imagetext”.

    No caso de “Entre nós talvez estejam multidões”, a inserção da noção de multidão está no título do filme. Este título possui enorme relevância, em primeiro lugar, porque introduz a questão da multidão, algo que não será retomado de modo explícito nas imagens. Em seguida, porque direciona o entendimento sobre a multidão como algo que está no “entre”, e não no volume e na quantidade.

    Entretanto, este título apenas adquire sua potência na relação com os blocos do filme: seus planos de longa duração, a individualização da maioria dos depoimentos, a inserção das pessoas nos espaços. Sem as imagens, o texto do título perde o objeto. Sem o texto do título, as imagens ficam carentes do direcionamento conceitual. Nesse sentido, o conceito de multidão e sua relação com o cinema, de acordo com a “teoria” do filme, emerge nas relações entre suas imagens e a problematização do título: o “entre” e a “multidão”.

Bibliografia

    AUMONT, Jacques. À quoi pensent les films. Paris: Nouvelles Édition Séguier, 1996.

    AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Campinas, SP: Papirus, 2004.

    ENTRE NÓS TALVEZ ESTEJAM MULTIDÕES. Direção: Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito. Produção: Amarillo Produções Audiovisuais, 2020.

    BEMFICA, Aiano; DIAS, Emerson. DEBATE: ENTRE NÓS TALVEZ ESTEJAM MULTIDÕES – 23° FESTIVAL KINOARTE DE CINEMA. 15 dez 2021.

    BEMFICA, Aiano; MAIA DE BRITO, Pedro; RODRIGUES, Ana. 53º FBCB – ENTRE NÓS TALVEZ ESTEJAM MULTIDÕES. Debate sobre o filme. 20 dez 2020.

    DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2007.

    DELEUZE, Gilles. O que é o ato de criação? DELEUZE: Gilles. Dois regimes de loucos: textos e entrevistas (1975-1995). São Paulo: Editora 34, 2016.

    DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

    MITCHELL, WJT. Picture theory: Essays on verbal and visual representation. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1994.