Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    João Guilherme Barone Reis e Silva (PUCRS)

Minicurrículo

    Professor titular da PUCRS, pesquisador no PPGCOM da Escola de Comunicação, Artes e Design FAMECOS; Coordenador do Laboratório de Pesquisas Audiovisuais, LaPav-PPGCOM-TECNA-PUCRS; Doutor em Comunicação pela PUCRS (2005) e Mestre em Comunicação e Indústrias Audiovisuais pela Universidade Internacional da Andaluzia (1999). Desenvolve pesquisas em cinema e indústria audiovisual, cinema brasileiro, tecnologias, políticas e mercado, com diversas publicações.

Ficha do Trabalho

Título

    SOBRE TECNOLOGIAS DAS IMAGENS, SUPORTES E LINGUAGENS NO ESPAÇO-TEMPO

Formato

    Remoto

Resumo

    Esta comunicação propõe uma reflexão imersiva sobre a construção das imagens, suas tecnologias e suportes, como elementos de linguagem que caracterizam a experiência humana no espaço-tempo. Da arte rupestre ao audiovisual contemporâneo, analisamos como as linguagens se constroem pela configuração dos suportes, suas ferramentas e suas tipologias de permanência no tempo e circulação no espaço. O cinema e o audiovisual fazem parte dessa grande aventura humana pela busca da expressão imagética.

Resumo expandido

    Esta comunicação propõe uma reflexão imersiva sobre a construção das imagens, suas tecnologias e suportes, como elementos de linguagem que caracterizam a experiência humana no espaço-tempo. A partir de uma iconografia que vai da arte rupestre ao audiovisual contemporâneo, analisamos como as linguagens se constroem pela configuração dos suportes, suas ferramentas e suas tipologias de permanência no tempo e circulação no espaço. Refletimos também sobre como o cinema e o audiovisual estão inscritos nessa jornada humana pela busca da expressão imagética e sobre como as tecnologias da imagem ganham força como agentes transformadores da sociedade ao longo da história. Nessa trajetória, marcada pela constante reinvenção do futuro, são as tecnologias audiovisuais que possibilitam os rumos e, ao mesmo tempo, os registros que se convertem no legado da experiência humana. Um olhar para as mudanças e rupturas tecnológicas dos suportes, revela as transformações de linguagem e de parâmetros de circulação do conteúdo audiovisual, com impacto nos comportamentos sociais. Esta abordagem encontra conexões com os enunciados de S. M. Eisenstein, em sua obra Cinematismo (1982) incluindo o metafórico da literatura para o cinema, o grande plano e a história da arte e as suas visões do futuro do cinema. O conteúdo desta comunicação é mais um experimento do projeto de pesquisa Interseções tecnológicas, espaço e tempo e foi parcialmente elaborado para uma disciplina ministrada no curso Arte + Tecnologia, realizado em 2021 pelo Instituto Ling em parceria com o CriaLab do Tecnopuc. O objetivo da disciplina era uma reflexão sobre as relações entre a expressão artística e a tecnologia, buscando identificar alguns dos principais marcos tecnológicos, suas origens e características de desenvolvimento no espaço-tempo. Analisar, a partir de diferentes registros, as interações tecnológicas como determinantes na construção e na dinâmica evolutiva das linguagens pela materialidade dos suportes. Há, portanto, a permanência das principais referências teóricas da pesquisa, com os enunciados de Harold A. Innis (1951), sobre a determinante das tecnologias de informação nas relações de espaço-tempo, assim como suas teorias sobre os diferentes tipos de agendamento cultural das sociedades. Igualmente, as contribuições de Miriam Hansen, na interpretação do texto A Obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, de Walter Benjamim (1935), fornecem elementos essenciais ao entendimento da dimensão tecnológica desta pesquisa que revisita o conceito das interseções tecnológicas, econômicas e sociais do cinema, em Christian Metz (1971).

Bibliografia

    BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. IN: Benjamin e a obra de arte. Técnica, imagem, percepção. SCHOTTKR, Detlev; BUCK-MORSS, Susan; HANSEN, Miriam. Tradução: Marijane Lisboa e Vera Ribeiro. Contraponto
    Editora: Rio de Janeiro, 2012.

    EISENSTEIN, S.M. Cinematismo. Tradução: Luis Sepulveda. Domingo Cortizo/Editorial Quetzal: Buenos Aires, 1982.

    HANSEN, Miriam. Benjamin, cinema e experiência. A flor azul na terra da tecnologia. IN: Benjamin e a obra de arte. Técnica, imagem, percepção. BENJAMIN, Walter; SCHOTTKR, Detlev; BUCK-MORSS, Susan; Tradução: Marijane Lisboa e Vera Ribeiro. Contraponto Editora: Rio de Janeiro, 2012.

    INNIS, Harold A. The Bias of Communication. University of Toronto Press. Toronto, 1991.

    METZ, Christian. Linguagem e Cinema. Tradução: Marilda Pereira. Editora Perspectiva: São Paulo, 1980.