Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    ROBERTO RIBEIRO MIRANDA COTTA (UFPel)

Minicurrículo

    Professor dos cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde ministra disciplinas nas áreas de Direção e Roteiro, além de coordenar o projeto de extensão Zero4 Cineclube. Crítico e coeditor da revista Rocinante, é membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE).

Ficha do Trabalho

Título

    Relatos de um processo: análise do diário de produção de Temporada

Formato

    Remoto

Resumo

    Este trabalho analisa o percurso de realização do longa-metragem Temporada (2018), com base no diário de produção escrito pelo roteirista e diretor André Novais Oliveira. O estudo pretende examinar a preparação e o desenvolvimento das três etapas de confecção do filme (pré-produção, produção e pós-produção), questionando como as experiências cotidianas podem contribuir com a tomada de decisões para a execução da obra.

Resumo expandido

    No cinema brasileiro, não é habitual a publicação de reflexões sobre o processo de realização de filmes. Em geral, relatos sobre a feitura de uma obra são partilhados apenas em entrevistas veiculadas à época de seu lançamento, quase sempre mediadas por um jornalista ou crítico de cinema que direciona a abordagem desejada. Portanto, Roteiro e diário de produção de um filme chamado Temporada (Ed. Javali, 2021), forjado pelo cineasta André Novais Oliveira enquanto realizava o longa-metragem mencionado, surge como um trabalho capaz de encorpar e ressignificar os estudos sobre a direção cinematográfica no país.

    Através de relatos acerca do percurso de criação de Temporada (2018), premiado como melhor filme no 51º Festival de Brasília, o diretor apresenta a diversidade de estratégias, angústias, interesses, partilhas e desvios que rondam o desenvolvimento de uma obra cinematográfica, da pré-produção à busca pela estreia em um festival de cinema. Dotada de um tom pessoal, a escrita oferece condições para que outros cineastas se identifiquem com as experiências discorridas, podendo encontrar soluções semelhantes para os problemas que ocorrem durante a realização cinematográfica. Além disso, o diário pode contribuir para a formação teórica e prática de novos profissionais do audiovisual.

    Esta proposta de pesquisa almeja analisar as características particulares presentes nas três etapas de desenvolvimento do filme: pré-produção, produção e pós-produção, com foco nas escolhas relatadas para atender ao dimensionamento da obra, considerando seu baixo orçamento e sua perspectiva criativa. A hipótese é que as decisões tomadas por André Novais Oliveira são constituídas por formas de atravessamento diversas, seja por meio das experiências vividas à época da realização do filme, pela absorção de referências audiovisuais ou pela partilha de trabalho com outros membros da equipe. Portanto, tais fatores podem corroborar a tentativa de adequação às condições de execução do filme, assim como demonstram que a escrita do roteiro, a direção e a montagem precisam estar alinhadas com as possibilidades logísticas oferecidas pelo projeto.

    A metodologia segue uma abordagem qualitativa, baseando-se na análise descritiva de relatos processuais de Novais Oliveira (2021), em comparação com o longa-metragem desenvolvido pelo cineasta. Para auxiliar este estudo de caso, o quadro teórico é composto pelo conceito de partilha do sensível (RANCIÈRE, 2005), que busca associar as políticas do cotidiano às práticas estéticas da arte, e pela ideia de cinema de invenção (FERREIRA, 2013), cuja qual se compreende o legado de uma tradição do cinema brasileiro que propõe experimentações estéticas diante de limitações de ordem política e orçamentária. Ademais, também colaboram para a pesquisa a complexidade processual de criação em equipe discutida por Almeida Salles (2016) e as experiências relatadas por diretores de cinema em Tirard (Org., 2006), Lumet (1998) e Ramos (2022).

Bibliografia

    SALLES, Cecília Almeida. A complexidade dos processos de criação em equipe: Uma reflexão sobre a produção audiovisual. Universidade de São Paulo, 2016. [Relatório de Pós-doutorado].

    LUMET, Sidney. LUMET, Sidney. Fazendo filmes. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

    FERREIRA, Jairo. Cinema de invenção. 3ed. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2016.

    NOVAIS OLIVEIRA, André. Roteiro e diário de produção de um filme chamado Temporada. Belo Horizonte: Javali, 2021.

    RAMOS, Lázaro. Medida provisória: diário do diretor. Rio de Janeiro: Cobogó, 2022.

    RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Ed.34, 2005.

    TIRARD, Laurent (Org.). Grandes diretores de cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.