Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Érica Faleiro Rodriguess (ULHT)

Minicurrículo

    Curadora, cineasta e professora assistente em artes cinematográficas e dos media na Universidade Lusófona. No projeto europeu FilmEU é escritora-líder no WP2 Capacitação institucional e de funcionários e no WP6 Pesquisa e Inovação. Como cineasta recebeu um Skillset Millennium Fellowship Award do governo Britânico. Recentemente conseguiu financiamento para dirigir um documentário sobre mulheres pioneiras no cinema português. A relação entre teoria e prática é central ao seu trabalho académico.

Ficha do Trabalho

Título

    FilmEU e o futuro próximo do estudante de cinema europeu

Mesa

    FilmEU – Pedagogias e Inovação no Ensino

Formato

    Remoto

Resumo

    FilmEU é uma aliança de instituições de ensino superior europeias que inclui a Universidade Lusófona, em Portugal, a Baltic Film and Media School, na Estónia, a LUCA, na Bélgica, e a IADT, na Irlanda. Juntas, estas quatro instituições estão a trabalhar para criar uma Universidade de Cinema e Artes dos Media europeia. Esta comunicação pretende elucidar o seu projeto piloto, que consistiu, durante o ano letivo de 2021/22, numa unidade curricular intitulada de “Desafio-Piloto”.

Resumo expandido

    FilmEU é uma aliança de instituições de ensino superior europeias que inclui a Universidade Lusófona, em Portugal, a Baltic Film and Media School, na Estónia, a LUCA, na Bélgica, e a IADT, na Irlanda. Juntas, estas quatro instituições estão a trabalhar para criar uma Universidade de Cinema e Artes dos Media europeia. Esta comunicação pretende elucidar o seu projeto piloto, que consistiu, durante o ano letivo de 2021/22, numa unidade curricular intitulada de “Desafio-Piloto”. Concebido para estudantes das licenciaturas em cinema e dos media do 2º ano ano das quatro instituições, esta unidade representa o primeiro teste da estrutura pedagógica proposta pela aliança, o modelo “Samsara” de ensino.

    “Samsara” é o nome do quadro pedagógico iniciado e implementado pela FilmEU e engloba os princípios, as teorias de aprendizagem, as metodologias e as abordagens à aprendizagem e ao ensino apresentadas nesta comunicação. Na tradição budista, o “Samsara” é frequentemente definido como o ciclo interminável de nascimento, morte e renascimento. A palavra “samsara” significa em sânscrito literalmente “fluir” ou “passar”. Este nome foi escolhido pela FilmEU porque reflete a sua abordagem holística e iterativa à educação em artes cinematográficas e dos media. “Samsara” propõe que o ensino, a aprendizagem, a pesquisa e a produção artísticas sejam empreendimentos realizados num processo de colaboração baseado na aprendizagem através de uma prática que reflecte ética e ativamente os problemas da sociedade por meio do uso criativo e da mediação da tecnologia. A FilmEU acredita que as pessoas aprendem melhor quando fazem um trabalho criativo significativo em conjunto, em igualdade de condições e oportunidades.

    Assim, a estrutura “Samsara” foi projetada para promover a excelência, a inovação e a colaboração no ensino superior artístico audiovisual. Os métodos selecionados e os objetivos que a FilmEU espera alcançar com o “Samsara” surgiram de uma investigação sobre as condições e práticas que sustentam o ensino superior contemporâneo de cinema e artes dos media em geral, e da experiência adquirida ao longo de décadas nas próprias instituições que constituem o consórcio. A primeira parte da investigação envolveu a recolha e a análise das melhores práticas pedagógicas na nossa aliança. Este mapeamento resultou na identificação de várias práticas educativas transformativas e dos desafios que estas acarretam.

    Paralelamente a esta tarefa, uma revisão histórica e teórica no campo de trabalho capacitou-nos com uma visão mais ampla da educação em cinema e nas artes dos media no contexto da tradição europeia, da teoria da comunicação em cinema, e das mudanças tecnológicas e sociais em curso. A partir deste trabalho, identificamos SETE objetivos a seguir para o “Samsara”, que foram testados no “Desafio-Piloto” com alunos e professores e que iremos explicar em detalhe nesta comunicação.

    Neste “Desafio-Piloto” os alunos foram instigados a criar uma minissérie desde o desenvolvimento do conceito até à pós-produção. Foi requisitado aos alunos que considerassem e incorporassem um desafio social como base fundamental do seu trabalho. O tópico do primeiro desafio lançado pela FilmEU foi intitulado “Sexualidade, Género e Censura”. Partindo do objetivo de desenvolver e produzir um piloto para uma mini-série, os alunos posicionaram as suas histórias e ideias dentro de uma esfera social mais ampla. Esta comunicação documenta o processo, os desafios, as metas e os objetivos do primeiro “Desafio-Piloto” da aliança FilmEU.

Bibliografia

    Charmaz, K. (2008). Constructionism and the grounded theory method. Handbook of constructionist research, 1(1), pp.397-412.

    Dole, S., Bloom, L., & Kowalske, K. (2016). Transforming Pedagogy: Changing Perspectives from Teacher-Centered to Learner-Centered. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, 10 (1).

    Elaine H.J., & Yew, K.G. (2016). Problem-Based Learning: An Overview of its Process and Impact on Learning, Health Professions Education, Volume 2, Issue 2, 2016, Pages 75-79.

    FilmEU WP2 (2021). Report on pedagogical best-practices in the alliance. Available at: https://www.filmeu.eu/achievements-outputs/

    FilmEU WP2 (2021). Handbook – Pedagogical Strategies and guidelines. Available at: https://www.filmeu.eu/achievements-outputs/

    Leijon, M. Gudmundssson, P., Staff, P., Christersson, C. (2021). Challenge based learning in higher education – A systematic literature review, Innovations in Education and Teaching International