Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Felipe Corrêa Bomfim (UFF)

Minicurrículo

    Doutor e mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Concluiu doutorado sanduíche na Universidade de Leeds, na Inglaterra. Gradou-se em Cinema pela Universidade de Bolonha, na Itália. Realizou um intercâmbio na Universidade de Colônia, na Alemanha e estagiou na Cinemateca de Viena, na Áustria. Atualmente atua como professor substituto da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ficha do Trabalho

Título

    Visualidades em disputa: cinematografia e tecnologia.

Seminário

    Estética e plasticidade da direção de fotografia

Formato

    Presencial

Resumo

    Este estudo se apresenta como ferramenta para ampliar as reflexões sobre o campo de disputa das visualidades, com enfoque particular na cinematografia e as relações de poder norteadas por questões étnico-raciais. Para esta pesquisa, mobilizamos um conjunto de estudos a partir da ênfase no percurso do desenvolvimento de tecnologias fotográficas e cinematográficas que, de maneira recorrente, identificou seus usos alinhados ao processo de padronização de seus suportes, técnicas e procedimentos.

Resumo expandido

    Este estudo se apresenta como ferramenta para ampliar as reflexões sobre o campo de disputa das visualidades, com enfoque particular na cinematografia e as relações de poder norteadas por questões étnico-raciais. Para esta pesquisa, mobilizamos um conjunto de estudos a partir da ênfase no percurso do desenvolvimento de tecnologias fotográficas e cinematográficas que, de maneira recorrente, identificou seus usos alinhados ao processo de padronização de seus suportes, técnicas e procedimentos.
    Cabe salientar que o breve levantamento desenvolvido neste texto não encontra a sua potência máxima desacompanhado de outros estudos que descortinaram o campo das visualidades, dotados da leitura sobre as relações raciais e como elas se estabeleceram no jogo das relações humanas, por meio da ênfase em materiais iconográficos, pinturas e fotografias (DYER, 2017), (STAM, 2008), assim como em sua reverberação para a construção dos olhares e suas perspectivas particulares (MIRZOEFF, 2011), (BOMFIM, 2021). Sendo assim, após compreendermos a importância da construção dos olhares, com o intuito de apresentar a nossa discussão que será desenvolvida ao longo deste texto, lançaremos a nossa atenção para alguns apontamentos que problematizaram a suposta neutralidade no desenvolvimento das tecnologias no campo da cinematografia.
    Como ponto de partida, sublinhamos os pensamentos do diretor francês Jean-Luc Godard, a partir do convite feito durante o governo de Samora Machel, entre os anos 1977 e 1978, para a implementação de um projeto de televisão e vídeo em Moçambique. Ao analisar o material disponível para ser utilizado nas filmagens, o cineasta francês rechaçou o uso da película Kodak, que seria utilizada, argumentando que os filmes coloridos da Kodak que tinha testado não apresentavam de maneira fidedigna as expressões faciais dos sujeitos. De acordo com a fotógrafa francesa Diarra Sourang, esse evento, somado ao diário de anotações, publicado por Jean-Luc Godard na edição 300 da revista Cahiers du cinema (1978), foi considerado o único posicionamento que contestou a suposta neutralidade das emulsões fotográficas deste período pelo cinema francês (SOURANG, 2019: 27).
    Em um aprofundamento do desempenho dos suportes e emulsões fotográficas – como testes sensitométricos, curvas gama, de desempenho ideal da película e testes psicofísicos aplicados por Loyd A. Jones -, Diara Sourang aplicou testes em câmeras como Panasonic Varicam LT e Penelope Delta da Aaton a partir dos resultados obtidos das curvas espectrais de resposta, que ‘permite ao operador um maior conhecimento da superfície sensível, sua reação à luz, do ponto de vista da sensibilidade e da colorimetria’ (SOURANG, 2019: 53-62).
    Outros estudos se atentam ao emprego das tecnologias no campo da fotografia e cinematografia. As incursões sobre o desenvolvimento das emulsões fotográficas salientadas pelos escritos da pesquisadora canadense Lorna Roth (2009), em seu artigo intitulado Looking at Shirley, the ultimate norm: colour balance ou ainda os apontamentos desenvolvidos por Brian Winston em seu livro Technologies of seeing: photography, cinematography and television (1996) em sua profunda reflexão sobre o emprego das cores em películas cinematográficas.
    Vemos o despontar de inúmeras reflexões recentes sobre o desenvolvimento de tecnologias na cinematografia e as relações étnico-raciais. Como publicações em jornais de significativa importância, passando por artigos científicos em âmbitos nacional – (TEDESCO, 2019), (BOMFIM, 2021), entre outros –, assim como a mesas internacionais, como a da IMAGO (International Federation of Cinematographers) em Bruxelas, em 2019 sobre o tema Diversity in Cinematography. No bojo de tais pensamentos encontra-se uma gradativa revisitação das práticas no campo da direção de fotografia, ressignificando seus usos e modelos anteriores.

Bibliografia

    BOMFIM, Felipe. Derivações do olhar: visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais. Tese (Doutorado em Multimeios) – Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, 2021.
    DYER, Richard. White. Twentieh Anniversary Edition. Londres: Routledge, 2017.
    MIRZOEFF, Nicholas. The right to look. A counterhistory of visuality. Durham and London: Duke University Press, 2011.
    ROTH, Lorna. Looking at Shirley, the ultimate norm: colour balance. In: Canadian Journal of Communication, Vol. 34, 2009.
    SOURANG, Diarra. Filmer les peauxfoncées.Réflexionsplurielles. Paris: L’Harmattan, 2019
    STAM, Robert. Multiculturalismo tropical: uma história comparativa da raça na cultura e no cinema brasileiros. São Paulo: EDUSP, 2008.
    TEDESCO, Marina. Gênero e raça na fotografia audiovisual: reflexões a partir (e para além) dos pictures styles. In: Cinematografia Expressão e Pensamento. OLIVEIRA, Rogério; TEDESCO,Marina (Org). Curitiba: Appris, 2019
    WINSTON, Brian. Technologies of see