Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Rossana Elisa Foglia (ECA USP)

Minicurrículo

    Rossana Foglia é diretora e roteirista graduada em cinema pela Universidade de São Paulo – ECAUSP, mestre em Ciências da Comunicação pela ECAUSP, na qual, atualmente é doutoranda no PPGMPA. Escreveu e dirigiu entre outras obras o longa-metragem Corpo (2008) e o curta Mutante …(2002) selecionados e premiados em diversos festivais. Atualmente, finaliza a série À Mesa e desenvolve os longas metragens O Tempo de Anna e A Arquiteta.

Ficha do Trabalho

Título

    Céline Sciamma: o desejo e a relação direta com as imagens

Seminário

    Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual

Formato

    Presencial

Resumo

    A comunicação pretende através da analise de duas obras da diretora e roterista francesa Céline Sciamma investigar o processo de criação da autora no qual ela separa as imagens da estrutura do filme seja esta entendida como montagem, roteiro ou dramaturgia. O trabalho investiga como as imagens vetores diluem o conflito entre personagens, elemento fundante da dramatúrgica clássica e como a proeminência das imagens acontece dentro da estrutura do filme deslocando-o para o campo político do desejo

Resumo expandido

    A diretora e roteirista Celine Siamma busca em seus roteiros uma relação direta com a imagem. Para isso, Sciamma começa a escrever o roteiro a partir de duas listas: uma lista de imagens soltas e diálogos desconexos e uma outra lista que corresponde a organização de uma história. A junção das duas listas ou “construir pontes entre elas” seria o trabalho proposto pela roteirista.
    Qual a origem das imagens da primeira lista? Para Celine Sciamma as imagens são vetores de desejos, uma mitologia do próprio cinema: a indústria do desejo, do sonho. Ela diz : “Gosto de pensar que o desejo é um mistério romântico sobre si mesmo” assumindo o desejo como fenômeno individual.
    A diretora, referindo-se ao filme Portrait de la jeune fille en feu ( 2019) acrescenta: “trabalhar sobre o desejo é mais imediato, é ser mais radical com você mesmo, se você não for auto indulgente, é uma maneira de resistir a prazeres fáceis e a tentação de pertencimento. Desejo não é confiável como método, mas é uma repetição para ser apurada … bater repetidamente sobre alguma coisa para obter um eco”
    Celine Sciamma faz uma comparação entre o desejo e os métodos de construção de roteiros, ferramentas de escrita que são do domínio do roteirista. O trabalho do escritor para ela é sempre questionar a necessidade do método, mesmo que esse método faça parte do processo de criação, a questão sempre deve ser colocada. O desejo não é confiável como método, mas o método não pode ser mera repetição.
    Nos métodos de escrita de roteiros canônicos costuma-se usar o termo premissa para definir a ideia por traz da história ou conflito principal que demanda um tipo de solução, a diretora prefere usar a expressão “o desejo por trás da história” o que coloca o trabalho em um lugar diferente. Usualmente, a premissa é um texto curto que envolve o problema/conflito do protagonista da história ou uma pergunta sobre o que irá acontecer a partir do problema desse protagonista, o que está em jogo é a qualidade do problema/conflito. A ideia de uma premissa que necessariamente envolve um conflito se afasta da ideia de “desejo por trás da história”.
    A ambição mais radical da diretora Celine Sciamma é romper com a ideia de que necessariamente deve haver um conflito para a história se movimentar e alimentar o interesse do espectador durante a duração do filme. O trabalho com o desejo é uma possibilidade de minimizar ou até prescindir do conflito em sua obra.
    A autora admite que “contar história é a arte do conflito”, mas acrescenta a hipótese “quebrando o conflito narrativo você pode quebrar a dominação de gênero”, considerando também que “o desejo é uma oportunidade para mulheres desenvolverem ficções”. A diretora associa conflito a dominação de gênero e essa ideia seria a sua motivação política (que também faz parte dos seus desejos em um outro nível de categorização) para trabalhar com o desejo que considera uma força contrária ao conflito dramático, ou algo que teria força suficiente para substitui-lo com a mesma potência no interesse do espectador diante da tela.
    A analise dos dois últimos longas metragens de Celine Schiamma ; Retrato de Uma Jovem Em Chamas (2019) e Petit Maman (2021) irá investigar como a imagem, se sobrepõe, de fato a história que o filme conta, extrapolando a estrutura narrativa para se colocar em um tempo presente relacionado ao desejo.

    Palavras Chaves:
    Imagem, Processos de Criação, Roteiro Audiovisual, Estrutura Narrativa

Bibliografia

    BORDWELL, David. Narration in the Fiction Film. Wisconsin. Library of Cogress.1985

    DUBOIS. Philippe. Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo. Cosac Naify, 2004.

    FRANCASTEL, Pierre. A Realidade Figurativa. São Paulo. Perspectiva. 1995.

    SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno (1880-1950). Cosac &Naif,2001.

    Filmografia:

    Retrato de uma Jovem em Chamas (Portrait De La Jeune Fille En Feu, Céline Sciamma, 2019)
    Petite Maman ( Céline Sciamma, 2021)

    https://www.youtube.com/watch?v=LeHhX0K1kkg
    “Writing is about having desires for ideas” Celine Sciamma full screenwriter’s lecture/on Writing.