Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Carolina Ribeiro Rodrigues (UFF)

Minicurrículo

    Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro. Possui especialização em cinema documentário pela Fundação Getúlio Vargas. Cursou montagem pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro e licenciou-se em história da arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como montadora e pesquisa a relação do cinema e as artes visuais contemporâneas.

Ficha do Trabalho

Título

    Os documentários de Agnès Varda em diálogo com as artes visuais

Formato

    Presencial

Resumo

    Agnès Varda possui uma linguagem artística própria, criada a partir de sua montagem, à qual ela mesma chama de “cinescrita”, que dialoga com o campo da arte contemporânea. A partir da análise do documentário “Os Catadores e Eu” este trabalho busca identificar os procedimentos estéticos de montagem na obra de Varda, fazendo um paralelo com a sua produção artística em museus de arte e as teorias do cinema expandido.

Resumo expandido

    Os anos 60 e 70 foram de grandes aberturas e mudanças nas artes e no cinema. Enquanto no campo das artes, ocorriam as primeiras exposições de arte conceitual, no cinema, o movimento da Nouvelle Vague estava se desenvolvendo na França, tendo Agnès Varda como única mulher cineasta participante e uma das precursoras desse movimento.
    As diferentes linguagens artísticas começavam a conversar e se fundir, não sendo mais tão claros os limites entre pintura, escultura e as demais artes. Neste contexto, o vídeo, que estava chegando nas mãos amadoras e se popularizando através das câmeras mais leves e dos gravadores portáteis, estava alterando não só a linguagem cinematográfica como, também, as possibilidades artísticas, dando recursos para que a videoarte se estabelecesse. E, junto com a produção dos cinemas de exposição, surgiam também as primeiras teorias do cinema expandido.
    Para Jacques Aumont (2004), era claro o desejo dos cineastas desse período de igualar sua liberdade artística à liberdade criadora, ao menos suposta, do pintor. Ele compara a criação cinematográfica desse período a uma criação pictórica sobre um quadro branco. Ideia já presente no conceito de câmera estilo, do crítico Alexandre Astrud, que relacionava a câmera a uma caneta, como se esses cineastas “escrevessem com a luz” (Reisz, Millar; 1978).
    Foi nessa conjuntura de ruptura que Agnès Varda iniciou sua produção cinematográfica, tendo como seu primeiro longa metragem “La Pointe Courte” (1955), considerado por Bazin um filme de vanguarda por sua total liberdade de estilo (Yakhni, 2011). Seus filmes se relacionam de diversos modos com a história da arte, seja pelo uso de conceitos artísticos, réplicas, citações ou encenações de obras de arte, tendo a poesia e a literatura como outros parâmetros importantes de seu universo de referências. Mas é principalmente na forma, a partir dos recursos de montagem que utiliza e a maneira que escolhe criar seus filmes, que Varda se aproxima do fazer artístico das artes visuais.
    Suas sequências cinematográficas, se destacadas de seus filmes de origem, se assemelham a pequenas videoartes, como é o caso da sequência em que fala da passagem do tempo em seu corpo no filme “Os Catadores e eu”. Fazendo uso de planos fechados e movimentos de câmera quase abstratos, combinados a outros recursos como câmera lenta, sobreposição e planos pixelados das imagens de sua VHS, Varda interrompe a narrativa principal do filme, evocando passagens subjetivas de si mesma. Nesses gestos de montagem, a construção de seu olhar sobre a realidade supera o desejo de uma representação real do mundo. Assim, Varda se aproxima das artes visuais, criando uma linguagem própria e característica, como pretendia o cinema de autor, almejado pela sua geração.
    Seu olhar poético costura todo filme, através dessa e outras sequências artísticas experimentais, em que fala de si e de suas observações do mundo. Algumas dessas sequências extrapolam as telas dos cinemas, chegando às salas expositivas como videoinstalações, como é o caso, por exemplo, da sequência das batatas em forma de coração que, deslocada do documentário, foi o ponto de partida para a exposição “Patatutopia”.
    Este trabalho tem como objetivo investigar os recursos estético-poéticos utilizados por Varda na montagem do filme “Os Catadores e eu”, identificando como eles são empregados, suas intenções, provocações e os sentidos que resultam. E, a partir dessa análise, compará-los aos recursos utilizados pela própria cineasta e por artistas visuais contemporâneos em suas obras. Para essa análise, buscaremos apoio em autores que têm pensado o cinema dentro de um regime contemporâneo das imagens e da arte como Philippe Dubois, Raymond Bellour e André Parente.

Bibliografia

    – AUMONT, Jacques. O olho interminável – cinema e pintura. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
    – BELLOUR, Raymond. Entre-Imagens. Foto Cinema Vídeo. Campinas: Papirus, 1997.
    – CORRIGAN, Timothy. O filme ensaio: desde Montaigne e depois de Marker. Campinas: Papirus, 2015.
    – DUBOIS, Philippe. Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo: CosacNaify, 2004.
    – MACIEL, Kátia. Transcinemas. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009.
    – NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. 6ª edição. Campinas, SP: Papirus, 2016.
    – PARENTE, André; CARVALHO, Victa de. Entre cinema e arte contemporânea. Revista Galáxia, São Paulo, n. 17, p. 27-40, jun. 2009.
    – REISZ, Karel e MILLAR, Gavin. A técnica da montagem cinematográfica. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A., 1978.
    – YAKHNI, Sarah. Cinensaios de Varda: o documentário como escrita para além de si. Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP, 2011