Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Pedro Luis Alves de Souza Viana (UFF)

Minicurrículo

    Pedro Luis Viana concluiu o bacharelado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará em 2020. Atualmente é mestrando do programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (início em abril de 2022). É artista-pesquisador nas áreas do audiovisual e arte e tecnologia.

Ficha do Trabalho

Título

    A animação para telas hemisféricas sob a perspectiva do live cinema.

Mesa

    Animação, linguagem e suas interfaces

Formato

    Presencial

Resumo

    Pretendemos abordar os aspectos tecnológicos da animação desenvolvida para telas hemisféricas, levando em consideração as tensões sobre o conceito de pós no cinema, tendo como objetos obras operadas através da lógica da montagem ao vivo. Por tanto, colaboram com o tema, as problemáticas como a do distanciamento e sobrevivências entre o cinema e o pós-cinema, e de como a manipulação performática e as ferramentas tecnológicas induzem os desenvolvimentos estéticos e poéticos dessas práticas.

Resumo expandido

    A construção audiovisual encontra-se tensionada pelo conceito do pós, onde os gestos de manipulação do processo de constituição das obras adquirem novos formatos amparados, principalmente, pela evolução tecnológica. As imagens e os sons deslocam-se então de sua forma fílmica, aproximando-se de um lugar onde o dispositivo cinematográfico ainda pode ser reconhecido. Entretanto, esse distanciamento revela potências quando computadores, linguagens de programação e inteligência artificial são usadas como ferramentas de montagem.
    Esta comunicação pretende abordar os gestos de montagem em animação voltados para dispositivos fulldome levando em consideração as tensões sobre o conceito de pós no cinema, tendo como objeto principal de análise a obra Latent Space, projetada em fulldome, constituída digitalmente através da utilização de linguagens de programação e operada através da lógica da montagem em tempo real.
    Na obra de 2018, o artista austríaco Marian Essl (nome artístico MONOCOLOR) opera a montagem audiovisual em tempo real sob o olhar do público, em uma sessão de cinema ao vivo. A montagem das imagens gráficas se dá a partir de uma linguagem de programação escrita através do software TouchDesigner. Os gestos de montagem em animação assumem aqui características diferentes da tradicional montagem do cinema de animação.
    Por tanto, colaboram com o tema, problemáticas como a do distanciamento e sobrevivências entre o cinema e o pós-cinema, das novas formas fílmicas, do dispositivo e de como a manipulação performática e as ferramentas tecnológicas induzem os desenvolvimentos estéticos, poéticos e tecnológicos dessas práticas.

Bibliografia

    EISENSTEIN, S. A forma do filme, Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1990.
    FLUSSER, V. Gesten: versuch eine Phänomenologie. Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch Verlag, 1994.
    MACHADO, A. Pré-cinemas & Pós-cinemas. Campinas: Papirus, 2005.
    MANOVICH, L. Defining AI Arts: Three Proposals. AI and Dialog of Cultures, exhibition catalog, Hermitage Museum, Saint-Petersburg, 2019. Disponível em: http://manovich.net/index.php/projects/defining-ai-arts-three-proposals Acesso: ago. de 2021.
    RODRIGUES, D. (org) Arte, Ciência e Tecnologia: Passado presente e desafios. São Paulo: Unesp, 2009.