Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Ricardo Lessa Filho (UFMG)

Minicurrículo

    Atualmente realiza estágio de Pós-Doutorado (com bolsa do CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde ministra uma disciplina sobre Georges Didi-Huberman. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Curador do Circuito Penedo de Cinema desde 2018.

Ficha do Trabalho

Título

    Entre a mitologia indígena e o fora de campo em Hamaca paraguaya

Formato

    Remoto

Resumo

    O presente ensaio analisará, a partir do filme Hamaca paraguaya, de Paz Encina, a maneira como a cineasta paraguaia concebe a transmutação do mito indígena dos guaranis para a linguagem cinematográfica e ficcional. O texto examinará escolhas formais do filme de Encina, tais como a dessincronização entre a imagem e o som ou, sobretudo, seu importante e singular exercício estético e temporal com o fora de campo a partir de sua espectralidade – e de suas encenações entre o visível e o invisível.

Resumo expandido

    É possível transpor uma narração (e narrativa) aos mitos, no sentido que os povos originários devem contar seus relatos ancestrais para preservar a própria identidade cultural? Pode um filme como (2006), de Paz Encina, com o seu pano de fundo mítico-guarani, contribuir para a recordação da história de um povo, da sobrevivência e transmissão de sua cultura, de sua língua? Bem sabemos que o cinema é a uma só vez a arte da imagem e da palavra, e, portanto, ele é capaz de acionar experimentações que busquem atualizar, narrativa e esteticamente, certos padrões imagéticos ou sonoros. Porém, frente ao mito transmitido de maneira silenciosa, como poderá o cinema capturar – tanto pelo campo como pelo fora de campo – a essência do que dele emerge, e inclusive, do que dele resta frente à história e à memória daqueles que ainda são capazes de narrar, apesar de tudo, as ancestralidades e as crenças existentes nestas figuras míticas dos povos originários?

    Assim, diante da narração mítica que o filme de Paz Encina parece conclamar aberta ou secretamente, ou seja, diante da oralidade essencial a toda constituição do mito, a diretora paraguaia dialetiza essa constituição mitológica a partir da linguagem cinematográfica, realizando um pequeno e surpreendente longa-metragem com exercícios estéticos singulares como o , e, sobretudo, o uso admirável do fora de campo – transformando-o não apenas naquilo “que não vemos” no enquadramento, senão na espectralidade que assombra toda a duração do filme.

    Desta maneira, perante os mitos lançados no filme que tentaremos discorrer no presente texto, há a uma só vez a memória indígena que escorre nas imagens e nos diálogos da obra cinematográfica, como há também uma outra memória: a do filho raramente nomeado – e aqui compreendido como espectro – que partira para a guerra do Chaco, conflito bélico entre Paraguai e Bolívia, ocorrido entre 9 de setembro de 1932 e 12 de junho de 1935, pelo controle da região do Chaco Boreal. É esta prole que é o fora de campo fundamental nesta narrativa mítica-cinematográfica. Portanto, como mensurar a temporalidade deste espectro cuja presença, em nomeação, dar-se-á sempre como ausência física? Por onde a memória pode ser fabulada para constituir uma narrativa sobre a ausência (a morte) e a dor (arrependimento)?

    De tal modo, buscaremos compreender e atualizar a maneira como através da narrativa cinematográfica ficcional uma cultura ou língua podem ser ressignificadas à luz das imagens em movimento, isso quer dizer, sobretudo, que o cinema (esta arte capaz de ofertar um movimento aos mortos e aos mitos) tem a potência de fazer ressurgir a história ou a mitologia dos povos originários. E é isso o que Paz Encina, delicadamente, consegue realizar em : um movimento cinematográfico para os vivos e para os mortos, à luz da língua guarani, à luz de uma temporalidade onde os movimentos desacelerados e presentificados em seus protagonistas acabam por romper toda a necessidade da celeridade, da ligeireza dos gestos humanos e estéticos (da montagem, dos ), constituindo-os na própria lentidão dos corpos estabelecidos em uma rede indígena, esperando sem fim a prole (o espectro) voltar da guerra.

Bibliografia

    Assmann, J. 2016. “Memória comunicativa e memória cultural.” História Oral, 19 (1): 115-128.
    Aumont, J. 2004. O olho interminável. Cinema e pintura. São Paulo: Cosac Naify.
    Bastos, A. R. 1984. “La narrativa paraguaya en el contexto de la narrativa hispanoamericana actual.” Revista de Crítica Literaria Latinoamericana, 10 (19): 7-21.
    Benjamin, W. 2004. Libro de los pasajes. Madrid: Akal.
    Bergson, H. 2010. Evolução criadora. São Paulo: Ed. UNESP.
    Bergson, H. 2006. Memória e vida. São Paulo: Martins Fontes.
    Blumenberg, H. 2003. Trabajo sobre el mito. Barcelona: Paidós.
    Brasil, A e Belisário, B. 2016. “Desmanchar o cinema.” Sociol. Antropol, 6: 601-634.
    Deleuze, G. 2009. A imagem-movimento. Cinema I. Lisboa: Assírio & Alvim.
    Deleuze, G. 2003. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva.
    Derrida, J. 1995. Dar el tiempo. La moneda falsa. Barcelona/Buenos Aires: Paidós.
    Derrida, J. 1994. Espectros de Marx. RJ: Relume-Dumará.
    Morel, H.; Moral, J. D. 1988. Diccionario mitológico americano.