Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Pedro Oliveira G. de Arruda (Unesp)

Minicurrículo

    Graduado em Imagem e Som pela UFSCar. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, da Unesp, com projeto de pesquisa sobre filmes brasileiros com vários protagonistas, sob a orientação do Prof. Dr. Arlindo Rebechi Junior. Bolsista CAPES.

Ficha do Trabalho

Título

    O foco de interesse em O Som ao Redor (2012), de Kleber Mendonça Filho

Formato

    Remoto

Resumo

    Quem é o protagonista de O Som ao Redor (Kleber Mendonça Filho, 2012)? Analisando o filme, notamos que várias personagens disputam o foco de interesse, isto é, o protagonismo. Este trabalho apresenta um conjunto de indicadores (con)textuais que auxiliam o espectador a determinar o foco de interesse de uma narrativa. Em seguida, aplicamos esses critérios na análise de O Som ao Redor com o objetivo de investigar os efeitos que indicadores contraditórios têm sobre a experiência do espectador.

Resumo expandido

    O protagonista tem papel de destaque numa narrativa. Os protagonistas, enquanto personagens, são pessoas ou entidades parecidas com pessoas (SMITH, 1995, p. 20-35); esses personagens, enquanto protagonistas, são os principais agentes de uma trama: prōtagōnistḗ (do grego, prôtos: primeiro, mais agōnistḗs: lutador, atleta). Mas, fora isso, não é fácil caracterizá-los. Alguns são planos, outros, redondos; alguns são transparentes, outros, opacos; alguns são heroicos, outros, anti-heroicos. E assim por diante. Não são caracterizados pelo caráter — uma vez que cada protagonista é construído tendo em vista os propósitos a que se destina —, e sim pela função que ocupam numa narrativa. Ou seja, o protagonismo não depende de nenhuma dádiva especial. Sendo assim, como podemos determinar qual ou quais personagens ocupam a função de protagonista num filme?
    A resposta a essa pergunta depende de diversos fatores, como o mundo da história, a estrutura do enredo e a narração. O protagonista, segundo Bordwell (2008), é aquele que melhor atende aos requisitos decorrentes desses fatores. O “protagonismo”, nesse caso, pode ser entendido como “foco de interesse” (YACOBI, 1985). O foco de interesse é uma hipótese maleável e indispensável, formulada por um leitor ou espectador, para explicar os princípios pelos quais uma narrativa foi composta, a lógica que controla as relações entre as suas partes. De acordo com Yacobi, “Algum(ns) elemento(s) deve(m) sempre assumir maior relevância, por isso centralidade, do que outros — de acordo com alguma escala de interesse — senão nenhum padrão de significado ou efeito tomará forma e o texto cairá, fora de foco, na incoerência” (YACOBI, 1985, p. 1, tradução nossa).
    O objetivo deste trabalho é explicitar esses fatores e tratar de questões em geral pouco abordadas na bibliografia sobre filmes com vários protagonistas (BORDWELL, 2008; AZCONA, 2010; PARSHALL, 2012; LABRECQUE, 2017; entre outros) existente a partir da discussão do filme O Som ao Redor (Kleber Mendonça Filho, 2012).
    Yacobi (1985) propôs doze indicadores que podem auxiliar o leitor, ou espectador, a identificar o protagonista (isto é, o foco de interesse) de uma narrativa: seis indicadores textuais — explícito, quantitativo, sequencial, analógico, perspectivo e temático — e seis contextuais — convencional, histórico, genérico, autoral, genético e empírico. Em geral, esses indicadores convergem em torno de uma única personagem. Às vezes, entretanto, esses indicadores divergem, focando personagens diferentes em momentos diferentes do texto, de modo que nenhum deles desponte como o único protagonista da narrativa.
    Quando os indicadores são conflitantes ou bem disseminados num filme, podemos ficar com a impressão de que ele tem vários protagonistas. É o caso de O Som ao Redor. Cada um de seus três protagonistas — a dona de casa, Bia, o neto do mandachuva da rua, João, e o chefe dos guardas noturnos, Clodoaldo — poderia ter rendido um filme próprio. Entretecendo um grande número de linhas de enredo, cada uma organizada ao redor de um dos seus três protagonistas, o filme cria uma rede rica e variada de analogias, através das quais comparamos e contrastamos as situações e as ações dos personagens.
    Em contraste com filmes cujo foco de interesse incide sobre um personagem só, O Som ao Redor está repleto de indicadores contraditórios. Mas isso não é um defeito. Essas contradições não podem ser resolvidas completamente, elas são parte inseparável da forma particular do filme. Desse modo, o objetivo deste trabalho não é determinar o protagonista, e sim explicar as condições e as consequências da dificuldade dessa tarefa. O que cria essa dificuldade? Quais efeitos elas geram? Tal problema levantado por O Som ao Redor torna-se mais claro à luz da teoria funcionalista proposta por Yacobi (1985).

Bibliografia

    AZCONA, Maria del Mar. The Multi-Protagonist Film. New York: Wiley-Blackwell, 2010.
    BORDWELL, David. Poetics of Cinema. New York: Routledge, 2008.
    LABRECQUE, Maxime. Le Film Choral: Panorama d’un genre impur. Montréal: L’instant même, 2017.
    PARSHALL, Peter F. Altman and After: Multiple narratives in film. Plymouth: Scarecrow Press, 2012.
    SMITH, Murray. Engaging Characters: Fiction, emotion, and the cinema. Oxford: Oxford University Press, 1995.
    YACOBI, Tamar. Hero or Heroine? “Daisy Miller” and the Focus of Interest in Narrative. Style, v. 19, n. 1, p. 1-35, 1985.