Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Teresa Noll Trindade (UNICAMP)

Minicurrículo

    Realizadora e pesquisadora. Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios da UNICAMP, com doutorado-sanduíche na Universidade Sorbonne Nouvelle/Paris 3. Seus temas de pesquisa são legislação, produção, distribuição e exibição de documentários. Graduada em Realização Audiovisual pela UNISINOS, com Formação Executiva em Cinema e TV: Film & Television Business pela (FGV-RJ). Autora do livro “Documentário e mercado no Brasil: da produção à sala de cinema (2014).

Ficha do Trabalho

Título

    Laboratórios e seu impacto para documentários independentes

Mesa

    Mercado audiovisual: reflexões, balanços e perspectivas

Formato

    Presencial

Resumo

    Nesta apresentação propomos analisar alguns laboratórios de mercado latino-americanos focados em documentário, buscando refletir sobre as estratégias de construção da carreira dos documentários independentes. Para tanto vamos estudar o desenvolvimento do filme Limiar (2020), dirigido por Coraci Ruiz, que passou pelo DOCSP, um desses espaços criativos na cidade de São Paulo.

Resumo expandido

    Num mercado audiovisual competitivo, as produções independentes nacionais buscam se viabilizar de várias maneiras. O caminho traçado por essas obras, entre a idealização, produção, distribuição e exibição, embora traga semelhanças em si, é bastante singular e particular ao processo de cada filme.
    Os filmes independentes partem muitas vezes de projetos autorais, casos em que o caminho entre o processo de idealização e finalização é ainda mais penoso. Esses projetos têm maior dificuldade de saírem do papel do que aqueles que já nascem dentro de estruturas consolidadas, como grandes produtoras ou distribuidoras.
    Uma das estratégias utilizadas cada vez mais pelos projetos independentes para o seu desenvolvimento dentro de um escopo de mercado, são os laboratórios. Eles são espaços de criação que trabalham com projetos em vários estágios de desenvolvimento, e contam com a colaboração de tutores e agentes do mercado, que auxiliam tanto no processo criativo, quanto na inserção destes projeto no mercado audiovisual.
    Esses espaços são particularmente importantes para projetos em estágio embrionário,que encontram nos laboratórios uma audiência qualificada que ajuda a desenvolvê-los e lapidá-los artisticamente, além de pensá-los dentro de um mercado que traz demandas.
    Além disso, esses laboratórios são espaços de encontro com outros profissionais do setor, e criam uma rede de profissionais que podem vir a se interessar pelo projeto em desenvolvimento, assim como por projetos futuros.
    Existe uma gama de instituições e eventos de mercado que oferecem hoje laboratórios destinados aos mais variados perfis de filme, e em função do aumento no número de projetos audiovisuais a concorrência da seleção para entrar nesses espaços também aumentou.
    Para esta mesa, propomos apresentar e analisar os modelos de operação de alguns laboratórios latino-americanos focados em documentário, buscando refletir sobre as estratégias de construção da carreira dos documentários independentes.
    Vamos analisar como estudo de caso o desenvolvimento do filme Limiar (2020), dirigido por Coraci Ruiz, que passou pelo DOCSP, um desses espaços criativos na cidade de São Paulo. Dentro do DOCSP, o projeto do filme participou do Rough Cut Lab, que é voltado para a etapa de montagem, e do laboratório de impacto, focando em campanhas de impacto. Dessa forma, propomos analisar de que modo o processo de vivência desses laboratórios contribuíram para o desenvolvimento do filme e sua inserção no mercado audiovisual.

Bibliografia

    DOCSOCIETY. Guia de campo kit de ferramentas para impacto: da arte ao impacto. Disponível em: https://docsociety.org/
    JEANNEAU, Yves. La production documentaire. Paris: Dixit, 1997.
    SILVA, Hadija Chalupe. O filme nas telas: A distribuição do cinema nacional. São Paulo: Ecofalante, 2010.
    THÉORÈME. Cinéma & (in)dépendance: Une économie politique (vol. 5). Revue de l’Institut de Recherche sur le Cinéma et l’Audiovisuel. IRCAV. Paris : Presses de la Sorbonne Nouvelle, 1998.
    TRINDADE, Teresa Noll. Documentário e mercado no Brasil: da produção à sala de cinema. São Paulo: Alameda, 2014.