Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Ian Costa Cavalcanti (UFPE)

Minicurrículo

    Doutorando em Comunicação pelo PPGCOM-UFPE, mestre em Comunicação pelo PPGC-UFPB. Professor nas áreas de audiovisual e poéticas sonoras na UFCG. Sua pesquisa atual incide sobre o hiper-realismo no cinema latino-americano.

Ficha do Trabalho

Título

    O som hiper-realista sob o prisma da teoria paródica

Formato

    Remoto

Resumo

    Este estudo traça aproximações entre a constituição de sonoridades hiper-realistas no campo audiovisual e teorias do gênero paródico a partir do princípio da sonoridade renderizada proposta por Michel Chion (2008). Investiga princípios do som hiper-realidade através da autorreflexão de suas instâncias teóricas e técnicas, relacionando-as às teorias da paródia postuladas por Mikhail Bakhtin (1997), Gérard Genette (2010) e Linda Hutcheon (1985).

Resumo expandido

    A busca pela representação do real é uma constante que se solidificou e se transfigurou a ponto de ser assinalada como a marca do século passado (BADIOU, 2007) ou como a representação vitoriosa do cinema (AGUILAR, 2006). Esta caminhada passou (e passa) por diversos processos de linguísticos e técnicos que pautaram a sintaxe audiovisual atual, determinando parâmetros de credulidade e verossimilhança. O real se tornou commodity (CARREIRO; DURAND, 2020) na narrativa audiovisual, mesmo que para tanto seja necessário parcial descompromisso com a realidade tangível. É neste aspecto que encontramos o hiper-realismo, situado entre o limiar da representatividade realista e a imersão sensorial. Com base na ideia de transcendência sensorial explicada no conceito de renderização proposto por Michel Chion (2008), as sonoridades passam a adotar nuances que ultrapassam a mimese e atingem o realismo sensório (VIEIRA JR, 2020), valendo-se para tanto de um amparo referencial, hibridismo entre o índice sonoro e as nuances da subjetividade imersiva. Ao passo que esse real se torna “mais real que a realidade” (CAPELLER, 2008), é notório o afastamento da indicialidade e proeminente paradoxo ontológico em relação ao propósito realista do som (BUHLER, 2019). A partir deste contexto é possível associar que o som hiper-realista se situa em uma conjuntura textual na qual é necessário ao expectador o reconhecimento do referencial. Embora pareça uma associação obvia, é preciso estar atento princípios técnicos como a criação em foley, ou mesmo a sons simulacros sem um referente no real tangível. Assim, o texto hiper-real depende da identificação intertextual do referencial, mesmo que entre o som e sua fonte ou contexto. Em outra via, o som renderizado carrega o texto de conotações que podem recontextualizar ou mesmo fomentar a literalidade da expressão sonora. Assim, a necessidade de reconhecimento de convenções estéticas e subversão da indicialidade remetem ao que Linda Hutcheon (1985) indica como premissas do gênero paródico, defendendo que a paródia não se trata de imitação, mas de uma recontextualização de modelos e consequente alteração de sentidos.
    Esta comunicação tem por objetivo traçar um comparativo entre o princípio de renderização do som hiper-real da narrativa audiovisual e o gênero paródico, compreendendo aproximações por meio do viés objetivo e narratológico de tais caminhos expressivos. A partir de revisão bibliográfica, este estudo lança olhar sobre os princípios da hiper-realidade sonora através da autorreflexão de suas matrizes técnicas e teóricas, característica da paródia moderna, sob prisma de teorias do gênero paródico de Mikhail Bakhtin (1997), Gérard Genette (2010) e Linda Hutcheon (1985).

Bibliografia

    AGUILAR, G. Otros mundos: Un ensayo sobre el nuevo cine argentino. Buenos Aires: Santiago Arcos, 2006.
    BADIOU, A. The century. Cambridge: Polity Press, 2007.
    BAKHTIN, M. Dialogismo e construção do sentido. Campinas-SP: Unicamp, 1997.
    BUHLER, J. Theories of the soundtrack. Nova Iorque, EUA: Oxford University Press, 2019.
    CAPELLER, I. Raios e trovões: hiper-realismo e sound design no cinema contemporâneo. In: Catálogo da mostra e curso O som no cinema. Rio de Janeiro: Tela Brasilis/Caixa Cultural, 2008.
    CARREIRO, R; DURAND, P. Apontamentos sobre realismo imersivo: imagem e som em Gravidade. Fronteiras, v. 22, n. 2, p. 114-125, 2020.
    CHION, M. A Audiovisão. Lisboa, PT: Edições Texto & Grafia, 2008.
    GENETTE, G. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Viva Voz, 2010.
    HUTCHEON, L. Uma teoria da paródia: ensinamentos das formas de arte do século XX. Lisboa: Edições 70, 1985.
    VIEIRA JR, Erly. Realismo sensório no cinema contemporâneo. Vitória: EDUFES, 2020.