Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Ana lucia pinto da silva nabeiro (UAM)

Minicurrículo

    Mestranda pelo Programa de Pós-graduação Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, com bolsa CAPES, sob orientação da Profa. Dra. Nara Lya Cabral Scabin. Especialista em Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais (2020) e jornalista formada pela mesma instituição (2013). Faz parte do Grupo de Pesquisa RisoMídia – Representações, Mediações e Humor na Cultura Audiovisual (UAM/CNPq).

Ficha do Trabalho

Título

    100% Maria Bruaquer: Pantanal na era digital

Formato

    Remoto

Resumo

    Quase 32 anos depois da exibição da primeira versão de “Pantanal” pela Manchete, o remake da telenovela, atualmente no ar pela Rede Globo, faz sucesso em memes publicados em redes sociais. Considerando o caso de “Pantanal” como foco de atenção, este trabalho busca compreender as formas pelas quais memes medeiam o consumo contemporâneo da telenovela, com negociações de sentido que apontam para relações estabelecidas entre o texto televisual e a realidade social brasileira.

Resumo expandido

    De autoria sempre incerta, é no entanto certa a capacidade de viralização e circulação dos memes, cujas relações estabelecidas com discursos televisivos são objeto de interesse deste trabalho. Memes serão aqui entendidos como conteúdos digitais (como imagens e vídeos virais) que compartilham sentidos em comum (SHIFMAN, 2014) e são passados adiante no âmbito de comunidades online (SARMENTO; CHAGAS, 2020). Além disso, memes caracterizam-se pela exploração do humor, por meio de estratégias discursivas que manifestam-se sob as formas gerais ora da incongruência, ora do alívio (EAGLETON, 2020).

    Considerando tais definições, o objeto de estudo deste trabalho diz respeito ao papel exercido pelos memes enquanto “textos secundários” (SILVERSTONE, 2002) que medeiam, no espaço das redes sociais digitais, o consumo contemporâneo da televisão e, mais especificamente, da telenovela. Já há alguns anos, pode-se observar que memes atuam repercutido em plataformas digitais diferentes elementos das narrativas televisivas – desde os personagens preferidos do público, “falhas” encontradas na estrutura narrativa das novelas, canções de sucesso da trilha sonora e – questão de especial interesse aqui – a relação entre assuntos representados na telinha e a vida cotidiana.

    Como estudo de caso, este trabalho elege a circulação da telenovela “Pantanal”, atualmente no ar pela Rede Globo, por meio de memes publicados, entre março e maio de 2022, em diferentes plataformas digitais (Facebook, Twitter e Instagram). Para tanto, esta pesquisa, de caráter exploratório, vale-se de uma amostragem não probabilística e não exaustiva de memes publicados em diferentes redes sociais sobre a telenovela em questão. Em especial, interessa-nos discutir a relação entre a mediação dos memes e temáticas sociais colocadas em discussão pela telenovela “Pantanal”.

    A principal hipótese do trabalho é a de que os memes representam uma forma de mediação do consumo da telenovela, ao apresentar percepções do público que articulam as realidades ficcional e não ficcional. Assim, por meio de um gênero discursivo próprio da cultura digital, membros da audiência parecem recorrer a formas singulares de interpretar e dar novos sentidos a assuntos presentes na narrativa televisual, em um processo de ressignificação do papel da telenovela brasileira enquanto espaço fundamental de debate público (LOPES, 2003).

    Por meio da observação dos memes coletados, destacam-se, em um primeiro nível de mediação, publicações relacionadas à telenovela “Pantanal” que colocam em discussão elementos do universo narrativo da obra, como personagens, feições, trilha sonora e cenário. Este é o caso, por exemplo, dos memes que comparam o personagem Jove (interpretado por Jesuíta Barbosa) e o ator João Guilherme, batizado pelo público como “Jove da vida real”. Já em um segundo nível de mediação, destacam-se memes que fazem referência, a partir de elementos da telenovela, a assuntos do cotidiano do público e/ou da realidade ambiental, social e/ou política.
    No percurso analítico do trabalho, procuramos mostrar que a circulação da telenovela “Pantanal” por meio de memes contribui à negociação dos sentidos presentes na narrativa televisiva por meio do compartilhamento, entre espectadores, de diferentes sentidos mobilizados na decodificação (HALL, 2003). Nesse processo, destaca-se o estabelecimento de relações, de modo muitas vezes crítico e/ou cômico/humorístico, entre o texto televisual, o cotidiano do público e a realidade social brasileira.

    Dentre os casos identificados no trabalho, destaca-se o da personagem “Maria Bruaca”, interpretada pela atriz Isabel Teixeira: além de causar indignação entre o público pela forma depreciativa com que o marido Tenório (Murilo Benício) a denomina, a trajetória da personagem tem suscitado a publicação de diversos memes sobre autoconfiança, feminismo e relações abusivas.

Bibliografia

    EAGLETON, Terry. Humor: o papel fundamental do riso na cultura. Rio de Janeiro: Record, 2020.

    GOMES, Itania Maria M. Gênero televisivo como categoria cultural: um lugar no centro do mapa das mediações de Jesús Martín-Barbero. Famecos, v. 18, n. 1, p. 111-130, 2011.

    HALL, Stuart. “Codificação/decodificação”. In: Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. p. 428-447.

    LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Telenovela brasileira: uma narrativa sobre a nação. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 26, p. 17-35, jan./abr. 2003.

    MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.

    SARMENTO, Rayza; CHAGAS, Viktor. Bela, recatada e do bar: memes de internet, política e gênero. Rumores, v. 14, n. 27, p. 124-149, jan./jun. 2020.

    SHIFMAN, Limor. Memes in digital culture. Cambridge: MIT Press, 2014.

    SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Edições Loyola, 2002.