Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Roger Gomes Ghil (UFES)

Minicurrículo

    Bacharela em Cinema e Audiovisual y Mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), tem produções voltadas para os estudos anticoloniais, às religiosidades diaspóricas e às desobediências de gênero. Técnica em Logística pelo SENAI, realizadora audiovisual e produtora cultural. Corpo racializado e dissidente. Participou do Grupo de estudos e pesquisa Comunicação, Imagem e Afeto (CIA) da UFES e foi bolsista de iniciação científica da CNPQ.

Ficha do Trabalho

Título

    Atlantique: Amor, (de)Colonialidade e Processos Migratórios

Formato

    Remoto

Resumo

    A partir da obra cinematográfica de longa-metragem Atlantique (Mati Diop; Bélgica, França e Senegal; 2019), analisada sob a ótica da análise fílmica (PENAFRIA, 2009), investigaremos como a espectatorialidade, a presença de um “olhar opositor” (HOOKS, 2019), e o acesso à memória e à ancestralidade (lembrança), agenciam uma performance anticolonial feminina que reivindica, estetiza, gesta e concebe novos territórios (cartográficos e afetivos) diaspóricos.

Resumo expandido

    A partir da obra cinematográfica de longa-metragem Atlantique (Mati Diop; Bélgica, França e Senegal; 2019), analisada sob a ótica da análise fílmica (PENAFRIA, 2009), investigaremos como a espectatorialidade, a presença de um “olhar opositor” (HOOKS, 2019), e o acesso à memória e à ancestralidade (lembrança), agenciam uma performance anticolonial feminina que reivindica, estetiza, gesta e concebe novos territórios (cartográficos e afetivos) diaspóricos. Apontamos que, pensar o território a partir do corpo negro é entender que este corpo – devido a sequestros e diásporas – assume o papel de abrigo da ancestralidade que, ao ser acessada pelos processos de lembrança (incorporação), aponta a forja de uma nova história. Propomos, ainda, a primordial função das mulheres negras e das práticas amorosas como gestos de cura, no movimento de manutenção da memória dentro dos processos migratórios.

    Palavras-chave: Atlantique; Amor; Anticolonialidade; Corpo; Território.

Bibliografia

    ATLANTIQUE. Direção: Mati Diop. Bélgica, França e Senegal: Ad Vitam Production, 2019. 1 DVD (100 min.).

    GLISSANT, Édouard. Pela opacidade. São Paulo: Revista Criação & Crítica n.1, 53-55, 2008. Disponível em http://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/64102. Acessado em 01 outubro, 2020.

    HOOKS, Bell. O olhar opositor: mulheres negras espectadoras. In: HOOKS, Bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019.

    HOOKS, Bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante, 2020.

    HOOKS, Bell. Vivendo de amor. 1984. Disponível em: . Acesso em: 21 abr. 2019.

    PENAFRIA, M. “Análise de filmes: conceitos e metodologias”, In VI Congresso SOPCOM. 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2022.