Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Débora Rosenente (UTP)

Minicurrículo

    Publicitária pela PUC-PR, MBA em Gestão e Produção de Rádio e TV pela Universidade Tuiuti do Paraná e MBA em Marketing Estratégico e Inteligência Digital pela Unibrasil. Atualmente designer gráfico na Henry Schein Brasil.

Ficha do Trabalho

Título

    Impactos da Pandemia de Covid-19 no setor audiovisual

Formato

    Remoto

Resumo

    Este recorte da pesquisa de mestrado em construção apresentará os impactos sofridos no setor audiovisual durante a pandemia de Covid-19. Levando em conta as alterações sofridas por trás das câmeras nas produções, como protocolos de saúde implantados nos períodos mais caóticos da pandemia até os protocolos que serão mantidos. Além das mudanças sofridas no consumo das mídias por parte dos telespectadores.

Resumo expandido

    A presente investigação se trata de um recorte da pesquisa de mestrado em construção que apresentará os impactos sofridos no setor audiovisual durante a pandemia de Covid-19. Levando em conta as alterações sofridas por trás das câmeras nas produções, como protocolos de saúde implantados nos períodos mais caóticos da pandemia até os protocolos que serão mantidos. O mercado atual será analisado e comparado com a forma feita no passado. Trazendo uma reflexão sobre como o ambiente externo impacta diretamente nas produções e no consumo da mídia, além de mostrar a adaptabilidade do meio para o cenário atual, não apenas no Brasil, mas no mundo. Mostrará também o impacto nas salas de cinema e como os telespectadores mudaram seus hábitos de consumo das mídias, o aumento dos canais de streamings e como estes canais passaram a ser suporte para as produções. A fronteira doméstica x pública, estudada na semiótica de Pierce (2008), será analisada e irá demonstrar como ela foi quebrada, tomando o rumo inverso pelo público, que antes ia para as salas de cinema e agora muitas vezes se resume às suas próprias salas. A pandemia atingiu premiações como o Oscar que passaram a aceitar outras categorias de filmes em suas cerimonias, quebrando antigos paradigmas da instituição.

    A investigação terá como base a pesquisa exploratória, informações serão colhidas no mercado audiovisual, bibliografias especializadas, além de profissionais da área e consumidores do mercado audiovisual. Também contará com uma pesquisa qualitativa de focus group e uma pesquisa quantitativa online para entender o novo consumo de mídia da população. As pesquisas qualitativa e quantitativa terão como base Gil, 2010 e Marconi, 2009, e irão ajudar a entender o olhar do público sobre como ele consome as mídias hoje e como consumia antes da pandemia de Covid-19. O referencial teórico traz a base de como o mercado audiovisual se comporta desde o início e de como ele foi se adaptando com o decorrer dos anos. Ballerini, 2020, traz a história do cinema mundial em seu livro, dando um panorama geral do mercado de Hollywood, já Alencar, 2002, mostra os bastidores das telenovelas no Brasil, e todo o impacto que esse mercado tem no país. Para a realidade atual sites como o G1 e R7 trazem as notícias mais recentes das alterações sofridas nas produções. Além de autores como Oliveira, 2019, que acrescentam informações sobre as plataformas de streaming e o comportamento do consumidor. A análise semiótica de fronteiras será estudada com base em Pierce (2008).

    Com todas as mudanças que o mundo sofreu desde o início da pandemia muitas práticas do mercado foram alteradas e não voltarão a ser como antes, isto trará mudanças irreversíveis para o mercado e para o público, a mudança está aí e veio para ficar, nesta pesquisa as mudanças serão demonstradas.

    Palavras-chave: Audiovisual. Mudanças. Pandemia. Covid-19. Cinema.

Bibliografia

    ALENCAR, Mauro. A Hollywood Brasileira: Panorama da Telenovela no Brasil. Senac Rio, 2ª edição, 2002.

    BALLERINI, Franthiesco. História do Cinema Mundial. Summus Editorial, 1ª edição, 2020.

    GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Atlas, 5ª edição, 2010.

    MARCONI, Maria de Andrade. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução. Atlas, 7ª edição, 2009.

    PIERCE, Charles Sanders. Semiótica. Perspectiva, 4ª edição, São Paulo, 2008.

    OLIVEIRA, Alan de Freitas. Comportamento de consumidores de serviços de streaming: um estudo de caso de usuários da Netflix no Brasil e em Portugal. Disponível em: . Acessado em 17/06/2021.