Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    LUCAS CARLINI LESPIER (IA/Unicamp)

Minicurrículo

    Lucas Lespier é doutorando na Pós-graduação em Multimeios – IA/Unicamp, Mestre em Comunicação e Semiótica – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, contemplado por bolsa CNPq. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2014). Docente do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Anhembi Morumbi.

Ficha do Trabalho

Título

    A Sétima Arte: a extrema direita invade o audio-visual

Formato

    Presencial

Resumo

    Este texto propõe uma reflexão sobre o cinema e suas conexões sociais e políticas. Como parte da série documental A Sétima Arte (2021) da produtora Brasil Paralelo. Analisamos o episódio – A teoria do parasita pós-moderno no cinema – apresentado pelos realizadores como central pois discute o caráter ideológico do cinema atual. O texto, elaborado em conjunto, é parte dos debates sobre a ascensão da extrema direita no Brasil tema de pesquisa de Iara Beleli nos últimos anos.

Resumo expandido

    Esta proposta propõe uma reflexão sobre os diferentes aspectos do cinema e suas conexões sociais e políticas. Como parte da série documental A Sétima Arte (2021), produzida pela Brasil Paralelo, analisamos o terceiro episódio – A teoria do parasita pós-moderno no cinema – apresentado pelos realizadores como central porque discute o caráter ideológico da produção cinematográfica cinema atual. Os sete episódios da série A Sétima Arte (2021), lançados no YouTube e na plataforma da empresa, enfocam diferentes aspectos do cinema e suas conexões sociais e políticas. Fundada em 2016, a Brasil Paralelo se apresenta como produtora de conteúdos voltados para entretenimento e educação. Sua produção de trabalhos audiovisuais se aproxima do documentário – a ser discutido à luz de Ramos (www.bocc.ubi.pt) – , abordando temas como o feminismo, a arte e o cinema. A Brasil Paralelo aparece como um dos “thinkthanks do livre-mercado” de maior impacto nas redes sociais em 2021. Em lista publicada pela revista Forbes estadunidense, é descrita como “Brasil Paralelo, a Brazilian platform that I would describe as a pro-free-society Netflix” (Chafuen, 2021). Filipe Valerim, fundador da Brasil Paralelo, apresenta cada episódio de A Sétima Arte, olhando diretamente para câmera e evocando os “medos” dos supostos espectadores, a exemplo de “assistir conteúdos inadequados”. Inadequação e medo parecem ser parte de uma estratégia para criticar, mesmo veladamente, produções supostamente calcadas em idelogias “de esquerda”. Justamente por isso, escolhemos o terceiro episódio da série – A teoria do parasita pós-moderno no cinema – que propõe uma discussão sobre o caráter ideológico do cinema atual, em clara referência ao “comunismo”, apresentado como uma doença, uma epidemia. “Comunistas, “Feministas”, são termos que tem sido acionados como categorias acusatórias pela extrema-direita brasileira, inculcando a dúvida nos neoconservadores e em alguns auto-proclamados progressistas, assim como parte da opinião pública, sobre as demandas dos movimentos sociais (Beleli, 2022).
    A crítica à “idelogia de gênero” (Miskolci, 2019) é acionada a partir de um estudo de caso da série de filmes Star Wars, comparando a trilogia original (1977- 1983) com a trilogia recente (2015-2019), cuja protagonista – a personagem Rey Skywalker – é tratada no documentário como uma representante das teorias pós-modernas, ilustrando os pontos nocivos da “ideologia de gênero” , apresentada como propaganda ideológica parasitária. Essas discussões tem sido viralizadas na produção horizontalizada. No entanto, aparentemente, a Brasil Paralelo é a primeira produtora empenhada em conteúdos que espelham as narrativas da extrema-direta, mas que ganham adeptos na miríade política e na opinião pública, questão que também pretendemos abordar.

Bibliografia

    Ahmed, Sara. 2020. “Estraga-prazeres feministas (e outras sujeitas voluntariosas)”. Revista ECO-Pós, 23(3), p. 82-102 [https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i3.27642 – acesso dezembro de 2020].
    BELELI, Iara. Antifeminismos: los efectos del discurso del odio. Sexualidad, Salud y Sociedad – Revista Latinoamericana, Centro Latinoamericano en Sexualidad y Derechos Humanos (CLAM / IMS / UERJ), 2022 [no prelo].
    CHAUFEN, ,Alejandro 2021. The 2021 Ranking Of Free-Market Think Tanks Measured By Social Media Impact. 30 de março de 2021.
    Debord, Guy. 1997. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto.
    MISKOLCI, Richard. 2018. “Exorcizando um fantasma: os interesses por trás do combate à ‘ideologia de gênero’”. cadernos pagu (53). Campinas-SP: Pagu/ Unicamp. Disponível em Scielo.br/cpa [acessado em março de 2019].
    RAMOS, Fernão Pessoa. O que é documentário? www.bocc.ubi.pt
    Tietelbaun, Benjamin. 2020. Guerra pela eternidade. Campinas: Editora da Unicamp.