Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Tainá Carvalho Ottoni de Menezes (PUC-Rio)

Minicurrículo

    Doutoranda no programa PPGCOM na PUC-Rio. Possui Graduação em Cinema (Paris 8 Université, França, 2005); Especialização em Montagem Cinematográfica (EICTV, Cuba, 2008); Mestrado pelo PPGCINE (Universidade Federal Fluminense, 2019). Atualmente é professora de Montagem Cinematográfica na ABC Cursos de Cinema, Rio de Janeiro. Montou o documentário Memória Cubana, de Alice de Andrade e Iván Nápolis (2009). É colaboradora do livro, Noticiero Icaic Latinoamericano, organizado pela Sorbonne Université.

Ficha do Trabalho

Título

    Noticiero ICAIC: percursos dos arquivos de um cinema à margem.

Seminário

    Outros Filmes

Formato

    Presencial

Resumo

    Esta comunicação traça os percursos que levaram a coleção do Noticiero ICAIC Latinoamericano a sobreviver e reemergir no espaço público internacional. A retomada no documentário Memória Cubana (2009); a inscrição no Registro da Memória do Mundo da UNESCO (2009); a restauração, pelo Institut National de l’Audiovisuel (INA); e a pesquisa da Sorbonne Université (2020 – 2021), são ações que demonstram o valor desses filmes propagandísticos, deixados à margem pelos manuais de cinema.

Resumo expandido

    A coleção dos arquivos do Noticiero ICAIC Latinoamericano (NIL) – o cinejornal da Revolução Cubana, destaca-se prontamente por sua amplitude. Foram 1.493 edições realizadas, semanalmente, durante 30 anos, de 1960 a 1990. As equipes do Noticiero filmaram guerras, guerrilhas e insurreições, documentaram a evolução do socialismo dentro e fora da ilha, reuniram imagens de arquivo de outros países sobre importantes temas da atualidade mundial para reutilizá-las em suas edições com marcado conteúdo de propaganda política em um cinema radical, audacioso e inovador. Com o intuito de romper com os códigos formais imperialistas, os realizadores e técnicos do NIL desenvolvem uma série de dispositivos estéticos-discursivos. Dentre tais dispositivos, pode-se destacar uma inusitada articulação na montagem de imagens heterogêneas, provenientes de diversas fontes, com um potente trabalho de edição de som, e a utilização de músicas com grande força expressiva e que fazem parte da estrutura dos filmes.
    Desta maneira, o NIL constitui um acervo da maior importância, tanto do ponto de vista político, histórico e sociológico (CHANNAN, 1980; PRIOSTE, 2014), como de uma perspectiva cinematográfica: artística e técnica (ARRAY, 1983; BUSTOS; 2011; LABAKI, 1994, MENEZES, 2019). A singularidade e o valor dessa coleção, seriamente ameaçada pelos clássicos problemas de conservação de filmes em climas tropicais, depois de quase 30 anos de crise econômica, a transformou em alvo de diversas iniciativas de salvaguarda e divulgação.
    Em 2005, a Junta de Andaluzia concedeu ao ICAIC a soma de um milhão de euros, destinada a reformar, reorganizar e climatizar seus depósitos e reativar seu laboratório fílmico, que foi nos anos 80 um dos mais bem equipados da América Latina. Em julho de 2008, a Escola Internacional de Cine e TV (EICTV) em Cuba, realizou um Atelier de Preservação Cinematográfica. Ao todo, 25 estagiários cubanos e 12 arquivistas da América Latina participaram das 3 semanas do curso, no qual foram analisados materiais de 33 edições, e 9 Noticieros foram enviados ao México para serem duplicados no laboratório da Filmoteca da Universidade Nacional do México (UNAM), com recursos da delegação regional da UNESCO em Cuba. Em 2009, a diretora brasileira Alice de Andrade (que esteve envolvida no Atelier de Preservação da EICTV) e o diretor de fotografia cubano, Iván Nápolis, realizam um documentário sobre o Noticiero ICAIC, intitulado, Memória Cubana. O documentário utiliza um vasto material de arquivo oriundo da coleção dos cine-jornais do ICAIC. Foi a primeira vez, que os arquivos do NIL foram reutilizados em uma produção audiovisual após o encerramento de sua produção em 1990. Em 2009, o Noticiero ICAIC Latinoamericano mereceu inscrição no Registro da Memória do Mundo da UNESCO.
    Hoje, os arquivos do cine-jornal produzido pela Revolução Cubana reemergem no espaço público internacional. Estão sendo restaurados, digitalizados e disponibilizados pelo Institut National de l’Audiovisuel (INA), França, possibilitando pesquisas e produções audiovisuais de diversas naturezas e lugares, acessar e utilizar os arquivos do NIL. Em vista disso, a Sorbonne Université, em parceria com o INA e o ICAIC, promoveu uma pesquisa coletiva (2020 – 2021), que levou à redação do livro: Noticiero ICAIC Latinoamericano. Trata-se de um estudo sobre os principais aspectos dos arquivos do NIL e de suas condições de produção.

Bibliografia

    ARRAY, Edmundo. Santiago Álvarez, o cronista da Revolução. Cinemateca Nacional. Caracas, 1983.
    BUSTOS, Gabriela. Santiago Álvarez y el Noticiero de la Revolución Cubana. Comunicación y televisión popular. Buenos Aires, 2012.
    CHANNAN, Michael. Santiago Álvarez, BFI Dossier n° 2. British Film Institute. Londres, 1980.
    LABAKI, Amir. O Olho da Revolução: o cinema urgente de Santiago Álvarez. São Paulo, Iluminuras, s.a. 1994.
    MARTINS VILLAÇA, Mariana. O Instituto Cubano del Arte e Indústria Cinematográficos: ICAIC e a Política Cultural em Cuba (1959-1991). Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, Departamento de História São Paulo, 2006.
    MENEZES, Tainá. Experimentação estética e engajamento político no cinema de Santiago Álvarez. Dissertação de Mestrado. PPGCINE-UFF. Niterói, 2019.
    PRIOSTE, Marcelo Vieira.O cinema documentário de Santiago Álvarez na construção de uma épica revolucionária. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014.