Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Pedro Miguel Camargo da Cunha Rêgo (UNIFESP/IFSP)

Minicurrículo

    Bacharel, Mestre e Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente, também cursa a Especialização em Docência no Ensino Superior no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Foi pesquisador bolsista do CNPq (2015-2018) e CAPES (2018-2020). Tem interesse de pesquisa nas áreas de Sociologia, Cinema e Educação.

Ficha do Trabalho

Título

    Sociologia e cinema: aproximações didático-metodológicas

Formato

    Remoto

Resumo

    Discutiremos como, com o auxílio de instrumentos heurísticos (“tipos ideais”), podemos medir as distâncias que apartam os diferentes usos que se faz do cinema no ensino da Sociologia (tanto na sala de aula quanto nas situações preconizadas por materiais didáticos). Desse modo, a partir de uma revisão da literatura especializada, procuraremos identificar os principais enfoques metodológicos que, uma vez abstraídos, podem auxliar os docentes a esclarecer sua própria ação didático-pedagógica.

Resumo expandido

    Nossa apresentação objetiva delinear possíveis relações entre o ensino de sociologia e o uso de filmes cinematográficos em sala de aula.

    Para isso, propomos a elaboração de certos constructos mentais para pensar a ação didático-pedagógica. Trataremos de apresentar, pois, certos “tipos ideais”, isto é, formas que, em razão de sua pureza e univocidade de sentido, não podem ser encontradas na realidade empírica, mas que, não obstante, mostram-se úteis para interrogá-la. Indicaremos como, com o auxílio de tais instrumentos heurísticos, é possível medir as distâncias que apartam os diferentes usos que se faz do cinema (ou seja, iluminar as finalidades últimas às quais se presta a ação do docente quando dele lança mão) tanto nas salas de aula de sociologia quanto naquelas situações preconizadas por materiais didáticos (aos quais docentes recorrem a fim de informar sua própria atividade).

    Definiremos tais instrumentos a partir de uma revisão da literatura especializada no campo das ciências sociais, tanto no que concerne aos estudos sobre o cinema (Piault, Jarvie, Kracauer, Francastel, Sorlin etc.) quanto no que diz respeito aos estudos sobre educação (Durkheim, Saviani, Weber etc.). Desse modo, depuraremos os principais enfoques e abordagens, talhando, a partir do entrecruzamento de pesquisas sobre cinema e educação, instrumentos que possam auxiliar os docentes de sociologia a esclarecer sua própria prática didático-pedagógica no que diz respeito aos usos que fazem de filmes cinematográficos.

    Por fim, com o auxílio desse instrumental, analisaremos alguns livros didáticos (em particular, os assim denominados “Manuais do Professor”) aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021. Enfocaremos e discutiremos como, em determinadas passagens desses materiais, aparecem indicados os usos que os professores de sociologia deveriam fazer dos filmes de cinema em sala de aula no Ensino Médio. Esperamos esclarecer, com nossa apresentação, quais são os pressupostos (epistemológicos, mas também políticos) dessas práticas a eles recomendadas.

Bibliografia

    DEMERVAL, Saviani. Escola e democracia. São Paulo: Cortez Editora, 1987.
    DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Trad.: Stephania Matousek. Petrópolis: Vozes, 2014.
    FRANCASTEL, Pierre. L’image, la vision et l’imagination. Paris: Denoël, Gonthier, 1983.
    JARVIE, Ian Charles. Towards a sociology of the cinema: a comparative essay on the structure and functioning of a major entretainment industry. London: Routledge and Kegan Paul, 1970.
    KRACAUER, Siegfried. Theory of film: the redemption of physical reality. Princenton, New Jersey: Princenton University Press, 1997.
    PIAULT, Marc. Antropologia e cinema: passagem à imagem, passagem pela imagem. Trad.: Aristóteles Predebon. São Paulo: Editora Unifesp, 2018.
    SORLIN, Pierre. Sociologie du cinéma: overture pour l’histoire de demain. Paris: Aubier Montaigne, 1977.
    WEBER, Max. A ciência como vocação. In: _____. Ciência e política, duas vocações. Trad.: Leonidas Hegenberg e Octany Silveira da Mota. São Paulo: Cultrix, 2011.