Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Fabrizio Di Sarno (FATEC/CEUNSP)

Minicurrículo

    Formado em Composição Musical pela FAAM e mestre em Comunicação Audiovisual pela UAM. Doutorando com bolsa da CAPES em Comunicação Audiovisual pela UAM sob orientação do prof. Gelson Santana. Professor de disciplinas de arte, música, comunicação e produção musical na FATEC-TATUÍ e no CEUNSP. Produtor, tecladista e compositor. Já compôs trilhas sonoras para marcas como: Natura, Governo Federal, Ambev, Justiça Federal, Caixa Econômica Federal, Banco Bradesco, Revista Playboy, Odebrecht etc.

Ficha do Trabalho

Título

    Representações Cinematográficas de Gravações Musicais em Estúdio

Formato

    Presencial

Resumo

    A representação cinematográfica da situação de gravação no ambiente do estúdio fonográfico apresenta diversos desafios audiovisuais. O presente trabalho realiza um estudo de certas cenas que contém este tipo de cenário de modo a analisar quais foram as principais soluções apresentadas para os desafios que possuem em termos de som. Para tanto, a pesquisa elabora um estudo sobre as características sonoras de cenas dos filmes Ray (Taylor Hackford, 2004) e Apenas uma Vez (Once, John Carney, 2007).

Resumo expandido

    No cinema, as cenas de gravação em ambiente de estúdio fonográfico apresentam certos problemas em termos de som. Alguns dos desafios que os profissionais da área devem solucionar, abordados neste trabalho, estão ligados ao modo sobre como expor ao espectador o que está sendo gravado e sob qual ponto de escuta os trechos musicais serão apresentados. Tais dificuldades não possuem uma solução padronizada no cinema, de modo que esta pesquisa apresentará as soluções encontradas em duas diferentes obras cinematográficas: Ray (2004) e Apenas uma Vez (2007).

    O estúdio fonográfico

    O estúdio fonográfico profissional é um espaço especializado na gravação de fonogramas, ou seja, obras cujo formato final é um produto exclusivamente sonoro. Para tanto, o local possui determinadas particularidades como formas de tratamento acústico com diferentes funções como minimizar ou eliminar alguns tipos de ruídos externos e internos além do controle da reverberação e dos cancelamentos de fase. Estes locais normalmente possuem ambientes diferentes com funções diversas. Além dos espaços para atividades administrativas ou logísticas como almoxarifados, salas de recepção, copa e cozinha, banheiros etc., existem dois ambientes diretamente envolvidos na atividade de captação e pós-produção de som: Sala técnica: este é um ambiente de monitoração; os técnicos ouvem cuidadosamente o que está sendo gravado na sala de captação através de fones de ouvido ou, mais comumente, monitores de áudio. Este local é preparado para ter um som mais seco, sem vazamentos ou ruídos, ideal para a checagem da qualidade da gravação. Sala da captação: este é o ambiente em que os músicos executam seus instrumentos cujos sons são captados através de microfones (ou em linha). O tratamento acústico pode ser mais seco ou permitir um certo nível de reverberação de acordo com o gênero de especialização do estúdio. É normal que, hoje em dia, os músicos utilizem fones de ouvido para escutar o conteúdo da captação sem que a reprodução deste seja captada pelos microfones que estão gravando a execução musical. Para o caso de instrumentos com sonoridade muito intensa, como bateria por exemplo, pode ser que o estúdio contenha divisões na sala de captação ou aquários, ambientes que isolam o instrumento dos demais para que o som daquele não interfira na captação destes.

    Problemas da representação audiovisual

    Alguns importantes questionamentos emergem quando se trata da representação audiovisual de uma gravação fonográfica. Se a cena se passa dento da sala de captação, como o som deve ser exposto na cena? Se, neste caso, os músicos estão gravando com fone de ouvido, o espectador ouvirá o conteúdo do fone ou do espaço acústico da sala de captação. O ponto de escuta será objetivo ou subjetivo? Se algum instrumento está sendo captado em um aquário, ele será omitido ou o espectador também o ouvirá como se ele estivesse no mesmo ambiente dos demais instrumentos? A música será diegética ou extradiegética? Outras perguntas também surgem quando a cena se passa na sala técnica: o espectador ouvirá o som a partir do espaço acústico da sala técnica ou da sala de captação onde estão localizados os músicos? Se os técnicos estiverem usando fones o espectador deve ouvir o conteúdo dos fones ou o som do ambiente da sala técnica? Se os técnicos conversam e a sala técnica é filmada do ponto de vista dos músicos localizados na sala de captação, o espectador deve ouvir o diálogo a partir de que perspectiva?
    Com efeito, essa pesquisa aponta as soluções encontradas nos dois filmes estudados para os problemas de som levantados de modo a efetuar uma importante contribuição para a análise e a produção de som para obras audiovisuais que apresentam cenas com este tipo de conteúdo.

Bibliografia

    ALTMAN, Rick (org.). Sound theory – Sound practice. New York: Routledge, 1992.
    BURLINGAME, Jhon. Sound and Vision – Sixty Years of Motion Picture Soundtracks. New York: Billboard Books, 2000.
    CARREIRO, Rodrigo (org.). O Som do Filme: Uma Introdução. Textos: Débora Oposlki, João Baptista Godoy de Souza e Rodrigo Carreiro. Curitiba: UFPR, 2018.
    CHION, Michel. A Audiovisão: Som e Imagem no Cinema. Lisboa: Texto&Grafia, 2011.
    _________. Film: a Sound Art. New York: Columbia University Press, 2009.

    GORBMAN, Claudia. Unheard melodies – narrative film music. Blommington: Indiana University Press, 1987.
    MUNSTENBERG, Hugo. In XAVIER, Ismail. (org). A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.
    SIDER, Larry et al (org). Soundscape – The school of sound lectures 1998-2001. London: Wallflower, 2003.
    SONNENSCHEIN, David. Sound Design: The Expressive Power of Music, Voice and Sound Effects in Cinema. Los Angeles: Michael Wiese, 2001.