Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Fabián Rodrigo Magioli Núñez (UFF)

Minicurrículo

    Professor Associado do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também é credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine). Sua formação acadêmica foi inteiramente realizada na UFF: Bacharel em Comunicação Social (Habilitação em Cinema), em 2000; Mestre em Comunicação, Imagem e Informação, em 2003, e Doutor em Comunicação, em 2009.

Ficha do Trabalho

Título

    Empregadas domésticas na comédia latino-americana: questões metodológi

Seminário

    Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados

Formato

    Presencial

Resumo

    Nosso propósito é refletir questões teórico-metodológicas para um estudo de personagens de empregadas domésticas em comédias do cinema latino-americano clássica, com um estudo de caso entre ‘Cándida’ (Argentina, 1939), de Luis Bayón Herrera, e ‘Minervina vem aí!’ (Brasil, 1959), de Eurides Ramos.

Resumo expandido

    Em seu livro “Negocios de cine: circuitos del entretenimiento, diplomacia cultural y Nación en los inicios del sonoro en Argentina y Brasil”, Cecilia Gil Mariño estuda a estruturação do cinema sonoro em ambos países sul-americanos, a partir da análise da trajetória empresarial de figuras que criaram estúdios cinematográficos em seus respectivos países, privilegiando o gênero musical por este ter tido um forte êxito comercial. Não se trata apenas da assimilação de uma fórmula de sucesso difundido por uma matriz hollywoodiana, pois como frisa Gil Mariño, seguindo os estudos contemporâneos sobre o tema, os gêneros cinematográficos não são atemporais, pois são sempre recorrentemente lidos e relidos conforme a conjuntura histórica e sociocultural de uma determinada plateia. Sendo assim, se foge de leituras de que produções cinematográficas latino-americanas fossem adaptações toscas de um modelo hegemônico difundido por Hollywood, devido à escassez de recursos e de carência de talentos técnicos e artísticos, como marcas do nosso subdesenvolvimento. Portanto, há um esforço de entender a singularidade destas obras, buscando compreendê-las dentro de um empreendimento empresarial, levando em conta, é claro, esta escassez de recursos diante de um mercado invadido pelo produto estrangeiro hegemônico. Desde modo, os estudos de Gil Mariño – e aqui incluo também o seu livro anterior, “El mercado del deseo: tango, cine y cultura de masas en la Argentina de los treinta” – analisam a constituição da indústria cultural na América Latina diante da formação e consolidação de uma sociedade de massas, dando destaque para a estreita inter-relação entre diferentes manifestações culturais difundidas sob diversas mercadorias. Como frisa Gil Mariño em seu último livro, a transmidialidade que constitui este mercado do entretenimento nas sociedades de massas latino-americanas está em conformação com a existência de um novo tipo de público, constituído por um espectador-ouvinte-leitor.
    O nosso objeto de estudo é sobre as personagens de empregadas domésticas no cinema latino-americano dos anos 1930 aos 50, quando é possível identificar, sobretudo na comédia, atrizes que se consagraram em personagens de empregadas domésticas. Por que estudá-las? A princípio, podemos afirmar que nos interessa compreender as profundas transformações ocorridas nas sociedades latino-americanas em meados do século passado, ao mutar uma sociedade de estrutura política oligárquica e de base econômica agroexportadora para uma sociedade de estrutura burguesa e urbanizada, ainda que por via de uma “modernização conservadora”. A figura da empregada doméstica nas artes abre um campo de análise para o tensionamento de classes diante das modificações no mundo do trabalho suscitadas pela forte urbanização e pela industrialização. O trabalho doméstico, tradicionalmente, se define como algo periférico ao mundo do trabalho, por possuir um trabalhador, aqui, no caso, assalariado – em geral, também ao lado de uma trabalhadora não remunerada, inclusive invisível pelo próprio movimento operário, como frisam as feministas – , que não está na indústria nem no comércio, os dois espaços constituintes da produção e da circulação do capital – mas nem por isso irrelevante para a sociedade capitalista. Além disso, a trabalhadora doméstica transita entre o espaço público e a ordem privada de uma outra classe, o que fomenta a construção de laços afetivos entre patrões e empregados. Portanto, a personagem da empregada doméstica nos filmes é uma porta aberta para estudar vários aspectos de sociedades que se encontravam em mutação. Tudo isso, é claro, pelo campo do cinema. Ou seja, entender estes processos pelo cinema. Por isso, propomos pensar alguns procedimentos teorico-metodológicos com o objetivo de refletir meios de como analisar tais filmes, tomando como estudo os filmes ‘Cándida’ (Argentina, 1939), de Luis Bayón Herrera, e ‘Minervina vem aí!’ (Brasil, 1959), de Eurides Ramos.

Bibliografia

    AISEMBERG, Alicia. El sistema misceláneo de representación en los géneros populares: sainete y cine sonoro argentinos. Tese (Doutorado) – Universidade de Buenos Aires, Buenos Aires, 2008.

    ALBERTI, Verena. O riso e o risível na história do pensamento. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

    AMARAL, Maria Adelaide. Dercy de cabo a rabo. 6 ed. São Paulo: Globo, 2011.

    EAGLETON, Terry. Humor: o papel fundamental do riso na cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 2020.

    LAGUARDA, Paula Inés. Criaturas imaginadas: comicidad, género y performatividad en la filmografía de Niní Marshall. Tese (Doutorado) – Universidade Nacional de Quilmes, Bernal, 2010.

    NAMUR, Virgínia Maria de Souza Maisano. Dercy Gonçalves, o corpo torto do teatro brasileiro. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

    VIEIRA, João Luiz. A chanchada e o cinema carioca (1930-1950). In. RAMOS, F.; SCHVARZMAN, S. (Org.). Nova história do cinema brasileiro. São Paulo: Edições SESC, 2018. vol. 1, pp. 344-391.