Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Cristiane do Rocio Wosniak (UNESPAR / UFPR)

Minicurrículo

    Doutora e Mestra em Comunicação e Linguagens – linha de pesquisa em Estudos de Cinema e Audiovisual (UTP). Docente adjunta da Unespar (Bacharelado em Cinema e Audiovisual). Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV/Unespar). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Líder do GP CINECRIARE – Cinema: criação e reflexão (PPG-CINEAV) e membro do GP Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (PPGE).

Ficha do Trabalho

Título

    ATOS TEÓRICOS DE COMOLLI NO CINEMA DOCUMENTÁRIO DE EVALDO MOCARZEL?

Seminário

    Teoria de Cineastas

Formato

    Presencial

Resumo

    Os atos teóricos e fílmicos de Evaldo Mocarzel poderiam estar permeados de um raciocínio que advém dos postulados de Jean-Louis Comolli? A partir de excertos de documentários sobre dança, ensaios, entrevistas e cartas de montagem, busca-se reconhecer, nesta reflexão analítica, possíveis traços de uma suposta mise-en-scène documentária e o estabelecimento de uma linguagem calcada na arte do tempo, na qual a questão da presença e da ausência são dois aspectos de um duplo especular.

Resumo expandido

    A filmografia documentária de Evaldo Mocarzel é atravessada por experiências coreocinematográficas. O exame de suas cartas de montagem em cotejamento aos seus atos fílmicos faz eclodir um pensamento esboçado sistematicamente em atos teóricos que se ancoram em procedimentos estilísticos, tais como a desconstrução do gesto pela montagem miríade. Os corpos dançantes na tela se presentificam no espaço-tempo por meio da montagem-cut e dos procedimentos em falso-raccord, fazendo o filme dançar em uma única rede sígnica na copresença da imagem atual e da virtual. Neste sentido, trago para o foco da análise alguns pressupostos de Jean-Louis Comolli em uma tentativa de verificar a possível confluência das ideias sobre tempo, presença, ausência, copresença e mise-en-scène documentária, entre os objetos empíricos da investigação que recaem sobre os ‘filmes dançantes’ de Mocarzel. Comolli (2008a) defende uma linguagem cinematográfica calcada na arte do tempo, na qual a questão da presença e da ausência são dois aspectos de um duplo especular. Ao refletir sobre o tempo e a realidade no cinema em seu ensaio Viagem Documentária aos redutores de cabeça (2008b), aprofunda uma concepção da copresença em esquema de colisão e reconhece que esse duplo especular é, na verdade, a própria mise- en-scène do cinema, a arte do tempo. Já em seu ensaio Luz Fulgurante de um Astro Morto, Comolli assevera que o cinema, como linguagem artística, usa de forma criativa a reinvenção do espaço-tempo, por meio da montagem e “[…] torna sensível, perceptível e, às vezes, diretamente visível o que não se vê, a passagem do tempo no rosto e nos corpos” (Comolli, 2008c, p. 113). Nesta investigação, a inscrição do tempo-espaço fílmico está calcada na noção da copresença do corpo e(m) imagem por re(a)presentação. Os atores sociais dançantes não apenas habitam paisagens distintas nos documentários mocarzelianos, mas também proclamam a criação de uma nova relação em que o passado se atualiza, como em uma face especular na ação presentificada sem, necessariamente, a intermediação entre o lembrado/virtual e o atual. Vale destacar uma afirmação de Maya Deren (2012), segundo a qual pessoas diferentes filmadas fazendo o mesmo gesto em diferentes tempos e espaços poderiam, por meio de uma montagem criteriosa, ter unificada a presença da mise-en-scène nessa suposta separação entre frações de cena. Tal ideia corrobora os argumentos aqui expostos. É o que percebo nos conceitos teóricos descritos nas referidas cartas de Mocarzel, além das operações de montagem em falso-raccord presentes em suas coreocinematografias. Ao alinhar os estudos sobre o universo documental do cineasta, a partir de variadas fontes primárias, incluindo aqui a análise de excertos de seus filmes, também me coloco em relação interpretativa direta com a sua produção teórico-prática e, neste momento, converto-me em uma espécie de mediadora de fontes diversas na proposição de comentar analiticamente a sua obra artística. Este raciocínio sobre a produção conjunta do conhecimento pode ser corroborado a partir das premissas da abordagem de pesquisa calcada na Teoria dos Cineastas que assevera ser esta dinâmica composta por uma “constante interação entre o cineasta que se refere à sua própria obra enquanto criador e enquanto espectador e o investigador que não sendo apenas espectador é, também, um criador já que na sua relação com uma obra, também colabora com sua construção” (BAGGIO; GRAÇA; PENAFRIA, 2015, p. 22). O reconhecimento de traços coerentes entre os pensamentos teóricos de Comolli, vislumbrados em Mocarzel, poderia contribuir para a sistematização de argumentos que se transformam em teoria colocada em práxis cinematográfica e vice-versa.

Bibliografia

    BAGGIO, E. T.; GRAÇA, A. R.; PENAFRIA, M. Teoria dos cineastas: uma abordagem para a teoria do cinema. In: BAGGIO, et al. (Orgs.). Revista Científica/FAP – Dossiê Cinema: criação e reflexão. N. 12, jan-jun, 2015.
    COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder – a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008a.COMOLLI, Jean-Louis. Viagem Documentária aos redutores de cabeça. In: COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder – a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008b. p. 143-160. COMOLLI, Jean-Louis. Luz Fulgurante de um Astro Morto. In: COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder – a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008c. p. 108-114. DEREN, Maya. Cinema: o uso criativo da realidade. Tradução José Gatti e Maria Cristina Mendes. Devires, Belo Horizonte, Fafich-UFMG, v. 9, n. 1, p. 128- 149, jan./jun. 2012.