Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Diego Kern Lopes (UFES)

Minicurrículo

    Diego Kern Lopes: Desde 2014 é pesquisador no ORGANON – UFES. O tema é a ação coletiva desempenhada por movimentos sociais e organizações da sociedade civil com finalidades de mudança social, participação e contestação política, especialmente no tocante às questões relativas aos impactos ambientais causados por sistemas extrativos tais como a mineração. Mestre em Teoria e História da Arte (UFES) Doutor em Processos Artísticos (UERJ).

Ficha do Trabalho

Título

    Temporalidades: imagens em Tempo de Ruínas e Refúgios do Captoloceno

Mesa

    Temporalidades: imagens em Tempo de Ruínas e Refúgios do Captoloceno

Resumo

    TENSÃO: A obra TENSÃO é uma ação poética artística e de pesquisa junto ao Organon (UFES) – Núcleo de ensino, pesquisa e extensão em mobilizações sociais sobre o desastre de mineração de 2015 no Rio Doce. A investigação compreendeu 3 anos de pesquisa de campo nos territórios afetados no Espírito Santo, período no qual foram realizados registros audiovisuais e profunda reflexão sobre as funções e disfunções desse tipo de registro. Concebido como um mecanismo alternador, TENSÃO requer uma escolha d

Resumo expandido

    Nesse trabalho apresentamos os registros audiovisuais dos depoimentos das populações ribeirinhas do Rio Doce atingidas assim como registros audiovisuais da intensa movimentação dos trens da empresa Vale que transportam o minério de ferro extraído em Minas Gerais para ser descarregado e exportado através do porto de Tubarão em Vitória, no Espírito Santo. A exposição do trabalho consiste na projeção de ambos os registros, lado a lado. Entretanto, o áudio dos mesmos é coordenado por uma alavanca situada entre os dois projetores. A alavanca, em sua posição de repouso garantida por uma mola, transmite somente o áudio – avassalador – dos trens. Para escutar o áudio dos depoimentos dos atingidos, o público deve acionar a alavanca tensionando, dessa forma, a mola. Esse tensionamento faz com que o espectador seja envolvido (afinal é preciso, além de deliberar, manter de forma física a deliberação do acionamento) no depoimento dos atingidos. Dessa forma, assim como o corpo dos atingidos pelo desastre, o corpo dos espectadores também é afetado no processo. Com esse trabalho buscamos compartilhar nossa vivência com um público maior e apresentar esta experiência a partir de mecanismos que extrapolem o texto, o artigo e o convencimento argumentativo. A ideia foi provocar a criação de uma experiência singular na vida de todos os participantes, entendendo-a como o resultado de uma experiência que mobiliza os afetos. Ao virar a alavanca e sustentá-la, o espectador escolhe ouvir os depoimentos e silenciar o trem. Essa ação artística também teve como objetivo a instalação do mecanismo em diversos espaços a fim de divulgar a situação dos atingidos para o maior número de pessoas possíveis.

Bibliografia

    BALSOM, Erika. Irreprodutível: cinema como evento. In.: Menotti, Gabriel; Bastos, Marcos; MORAN, Patrícia. Cinema apesar da imagem. São Paulo: Intermeios, 2016.
    DEUTSCHE, Rosalyn. Agorafobia. Barcelona: MACBA, 2008.
    DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas ou A Gaia Ciência Inquieta. Lisboa: KKYM+EAUM, 2013.
    _______________. Remontagens do tempo sofrido. Belo Horizonte: UFMG, 2018.
    DUBOIS, Phillippe. A questão da “forma-tela”: espaço, luz, narração, espectador. In.: Gonçalves, Osmar (org.) Narrativas Sensoriais. Rio de Janeiro: Circuito, 2014.
    HARAWAY, Donna. Antropoceno, capitaloceno, plantationoceno, chthuluceno: fazendo parentes. ClimaCom Cultura Científica – pesquisa, jornalismo e arte Ι Ano 3 – N. 5 / Abril de 2016 / ISSN 2359-470
    MOUFFE, Chantal. Prácticas artísticas y democracia agonística. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 2007.
    TSING, Anna L. Viver nas Ruínas: paisagens multiespécies no Antropoceno. Brasília: IEB Mil Folhas, 2019.