Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Cyntia Araújo Nogueira (UFRB)

Minicurrículo

    Cyntia Nogueira é professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É co-fundadora e coordenadora pedagógica do Cineclube Mário Gusmão. Organizou a Caixa Anjo Negro: Cineclube Mário Gusmão 2010-2011 (2013) e o livro Walter da Silveira e o cinema moderno no Brasil: críticas, artigos, cartas, documentos (2020).

Ficha do Trabalho

Título

    O cinema e as outras artes em Salvador nos anos 1950

Resumo

    A comunicação investiga as relações entre o cinema e as outras artes em Salvador nos anos 1950, quando um movimento de realização e crítica cinematográfica ganha impulso ainda na primeira metade da década, com o desenvolvimento do modernismo artístico nas artes e a criação do Clube de Cinema da Bahia, por Walter da Silveira; e depois com a fundação da Escola de Teatro da UFBA, dirigida por Martim Gonçalves, e do Museu de Arte Moderna da Bahia, concebido e projetado por Lina Bo Bardi.

Resumo expandido

    A comunicação consiste numa análise das relações históricas, políticas e estéticas entre o cinema e as outras artes em Salvador nos anos de 1950. Para além da atuação do crítico e historiador Walter da Silveira à frente do Clube de Cinema da Bahia e de seu diálogo com uma emergente cena da crítica e do cinema independentes no Brasil, apontamos que essa produção só foi possível a partir de uma forte interação com o desenvolvimento de outros campos artísticos e áreas do conhecimento, a partir do processo de modernização urbana, artística e cultural da cidade, marcado, por sua vez, pela emergência de um “mundo negro” no tecido social hegemônico da capital baiana, ex-metrópole colonial do Atlântico Sul.
    É dentro desse contexto que é possível identificar o surgimento de práticas, técnicas e conceitos artísticos que se alimentam e retroalimentam, dentro de um processo de convergências/divergências/interdependências entre as condições de produção e reprodutibilidade, bem como de diferentes concepções de mundo, de arte, de cultura, do moderno, do popular, mas também da agência afro-descendente, na constituição de uma cinematografia no estado nesse período.
    Tendo em vista o conceito benjaminiano de “origem-turbilhão” (BENJAMIN, 1928, apud DIDI-HUBERMAN, 2015), que arrastaria consigo as matérias e resíduos do que passou, pretendemos identificar não uma gênese dentro de uma perspectiva evolutiva, mas diferentes virtualidades que marcam o desenvolvimento da arte e do cinema modernos em Salvador a partir do pós-guerra, primeiro com o surgimento de um movimento modernista nas artes e com a criação do Clube de Cinema da Bahia, por Walter da Silveira; depois com a fundação da Escola de Teatro da UFBA, dirigida por Martim Gonçalves, e do Museu de Arte Moderna da Bahia, concebido e projetado por Lina Bo Bardi. Se, como aponta Benjamin (2009), a escrita da história só é possível como montagem, buscamos justapor e contrapor diferentes caminhos percorridos a partir das relações de interdisciplinariedade entre o cinema e as outras artes nesse período, o que implica também numa relação de transdisciplinariedade com outras áreas do conhecimento, particularmente do campo das humanidades. Nesse sentido, torna-se fundamental analisar, ao nosso ver, a natureza das relações simbólicas e de poder que serão estabelecidas por essa cinematografia com o universo das culturas e das artes populares e, em especial, afro-baianas, em diálogo, ainda, com as diferentes perspectivas do moderno apresentadas por esses pensadores e pensadoras da cultura e das artes na Bahia ao longo da década.

Bibliografia

    BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, p. 499-530, 2009.
    DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do Tempo. História da Arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: UFMG, 2015.
    FERREIRA, Ayrson Heráclito. Além dos baihunos: tensões nas artes baianas e poéticas visuais à margem. 2016. 129 f. (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
    NOGUEIRA, Cyntia. Cinema, artes e cultura da vida: Bahia 1950-1970. 2018. 170 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
    PEREIRA, Juliano. Lina Bo Bardi. Bahia, 1958-1964. Uberlândia: EDUFU, 2007.
    SANTANA, Jussilene. Martim Gonçalves: uma escola de teatro contra a província. 2011. 776 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.