Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Izabel de Fátima Cruz Melo (UNEB)

Minicurrículo

    Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP. Professora da UNEB. Integrante dos Grupos de Pesquisa “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação” (ECA/USP) e “Cinema, História e Educação: teoria e mediação pedagógica” (UNEB). Autora do livro “Cinema é mais que filme”: uma história das Jornadas de Cinema da Bahia (1972-1978), além de outras publicações em livros e revistas, além de participar de outras publicações em livros e revistas.

Ficha do Trabalho

Título

    Festivais e a história do cinema: I Festival de Cinema da Bahia (1962)

Seminário

    Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência

Resumo

    Neste artigo nos aproximamos do I Festival de Cinema da Bahia, realizado em 1962. Emulando o formato dos grandes festivais europeus, o festival foi organizado pela Associação de Críticos Cinematográficos da Bahia, em homenagem aos 50 anos do Jornal A Tarde. Entretanto, mais do que a dimensão da efeméride, o evento acaba por pautar uma série de discussões, que ainda se vinculam com a ambiência de produção da “nova onda baiana”, e sua relação com o cinema brasileiro de forma mais abrangente

Resumo expandido

    Apesar da sua importância no campo cinematográfico, os festivais e mostras são objetos razoavelmente recentes na história e historiografia do cinema. Embora no caso brasileiro tenhamos a publicação pioneira de Mirian Alencar em 1978, somente a partir da segunda metade dos anos 2000 passamos a encontrar estudos sistemáticos, que ultrapassaram as publicações celebrativas dos próprios eventos, transformando-os em pontos de reflexão no que tange ao significado e lugar dos festivais na organização do próprio campo, a partir da sua variedade que se expressa de formatos, porte, temas e objetivos.
    Assim, os estudos de festivais tem se utilizado de abordagens e perspectivas multidisciplinares, para que os festivais e mostras como objeto de pesquisa possam ser compreendidos de forma mais precisa e aprofundada. Dentre os diversos percursos possíveis no que tange a estes estudos, nos interessa compreender a importância dos festivais tanto como espaços formativos, quanto no aprofundamento de uma sociabilidade vinculada ao cinema e as dinâmicas culturais da cidade de Salvador durante os anos 1960.
    Deste modo, neste artigo nos aproximamos do I Festival de Cinema da Bahia, realizado em 1962, evento cinematográfico que é rapidamente citado por alguns autores como Maria do Socorro Carvalho ou André Setaro, mas que ainda carece de uma observação mais próxima. Emulando o formato dos tidos como grandes festivais europeus, com tapete vermelho, estrelas do cinema brasileiro e participação de figuras relevantes da crítica e do cinema nacional de então. O festival foi organizado pela Associação de Críticos Cinematográficos da Bahia, com apoio do Departamento de Turismo da Cidade de Salvador, de alguns exibidores, a princípio como homenagem aos 50 anos do Jornal A Tarde. Entretanto, mais do que a dimensão da efeméride, o evento acaba por pautar uma série de discussões, que ainda se vinculam com a ambiência de produção da “nova onda baiana”, e sua relação com o cinema brasileiro de forma mais abrangente. É possível perceber os indícios dessa movimentação a partir das polêmicas e controvérsias em torno das escolhas do júri, bem como na cobertura da imprensa e das pontuações críticas realizadas por Walter da Silveira e Paulo Emilio Sales Gomes. Deste modo, nos interessa compreender de forma mais aprofundada o papel deste festival no contexto cinematográfico da Bahia dos anos 60.

Bibliografia

    ALENCAR, M. O Cinema em Festivais e os Caminhos do Curta-Metragem no Brasil. Rio de Janeiro: Artenova/Embrafilme, 1978.
    CARVALHO, M.S. A nova onda baiana: cinema na Bahia 1958-1962. Salvador: EDUFBA, 2003.
    GOMES, P. E. Crimes que compensam. In. Crítica de Cinema no Suplemento Literário vol II. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. P 411-416.
    MELO, IFC. Cinema, circuitos culturais e espaços formativos: novas sociabilidades e ambiência na Bahia. Doutorado. PPGMPA. ECA/USP: São Paulo, 2018.
    NOGUEIRA, C.(org) Walter da Silveira e o cinema moderno no Brasil. Críticas: Artigos: Cartas: Documentos. Salvador: EDUFBA, 2020.
    SILVEIRA, W. O narcisismo dos festivais. In. Walter da Silveira: o eterno e o efêmero vol. II. (org) José Umberto Dias. Salvador: Oiti Editora, 2006 p. 276-278.
    VALLEJO, A. Festivales cinematográficos: em el punto de mira de la historiografía fílmica. Secuencias, n. 39, ago. 2016. Disponible: . Fecha de acceso: 24 dic.