Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    CAMILLA MARGARIDA MARIA SOARES DE SOUSA PARRODE (UNICAMP)

Minicurrículo

    Camilla Margarida é mestranda do Instituto de Artes da Unicamp no programa Multimeios. Produziu curtas e longas metragens e dirigiu quatro edições do Fronteira – Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental, onde iniciou seu interesse sobre cinema experimental.

Ficha do Trabalho

Título

    A Representação da identidade na filmografia de Abigial Child

Resumo

    A filmografia da diretora norte americana Abigial Child, esconde inúmero elementos responsáveis pela construção de uma identidade própria. Os filmes experimentais da diretora se diversificam entre trabalhos com imagens de arquivos, captações de imagens, sons, ruídos, edição, montagem, entre outros elementos que juntos compõem uma forma capazes de ressignificar contextos e criar um mundo particular. Aqui, aponto elementos e os relaciono com o processo de construção da identidade em sua obra.

Resumo expandido

    Abigial Child é diretora norte americana que iniciou sua carreira como cineasta experimental em 1977, quando dirigiu seu primeiro filme experimental Some Exterior Presence que é o primeiro dos seis Silent Films, como a própria diretora refere aos filmes produzidos na Califórnia entre 1977-79, são um estudo sobre a forma experimental e um trampolim para sua série mais conhecida e estudada, a Is This What You Were Born For?, compilado de sete filmes produzidos em 1981-89, onde já se é possível detectar elementos que no futuro irão se repetir e progressivamente consolidar a construção de identidade presente em sua filmografia.
    Consciente de seu lugar de privilégio, Abigial Child, usa seu lugar para recriar narrativas que combatem comportamentos racistas, sexistas, xenofóbicos, homofóbicos entre outros comportamentos que reprimem e hostilizam grupos sociais minoritários. Sua força transforma e ressignifica imagens e perspectivas decorrentes de fatos históricos, imagens/vídeos de arquivos e imagens captadas a fim de desengessar memórias e reparar ideias do passado. Os resquícios desse passado são transformados em algo novo.
    A mulher sem dúvida é ponto principal de seus filmes. A mulher independente e livre, a liberdade sexual e a desmistificação da nudez feminina são encaradas de forma fluida, mesmo que apresentadas por uma montagem rítmica – chegando a frenética em muitos dos casos – associada a edição de imagens geométrica em contraposição com uma edição poética são vistas em várias de suas sérias. A Born For Series (1981-89) é onde toda esse construção se inicia e é revisitada a todo momento.
    As mulheres são retratadas também em Trilogy of Women and Ideology (2012-20), onde histórias de mulheres fortes e revolucionárias são recontadas e se encaixam perfeitamente nessa identidade própria, assim como em Foreign Film Series (2005-14) e The Suburban Trylogy (2004-11), onde as mulheres estrangeiras e o sonho imigrante respectivamente são retratados dentro dessa dinâmica de construção desse imaginário identitário.
    Grupos marginalizados também são incorporados nessa construção e o racismo é colocado associado a outras questões, socialmente não toleradas por alguns grupos, mas abraçadas por outros, e isso Abigail Child consegue fazer muito bem. The Party (2004) e On The Dowload (2007), tratam do homossexualismo e do bissexualismo sem pudor, sem preconceito. Outros filmes e outras perspectivas de abordagem desse mesmos elementos também serão analisados.
    Nesse artigo, tenho como objetivo, não analisar os filmes um a um, mas levantar questões sobre representação e produção de identidade através de elementos encontrados em momentos distintos dentro da obra da diretora Abigial Child.

Bibliografia

    BOVIER, F., SILVA, R. Conversation with a “maximalist” filmmaker. In: BOVIER, F. (ed) Is this what you were born for? Geneva. MetisPress, 2011.

    WEES, W.C. Recycled Images:the art and politics of found footage films. New York City. Anthology Film Archives, 1993.
    SHOHAT, E; STAM, R. Crítica da imagem eurocêntrica- Multiculturalismo e representação. São Paulo, Cosac Naify, 2006.
    UZAK.CHILD A. Crushing Mimesis: dossiê Abigial Child, 2018. Disponível em: