Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Pablo Rossi Barreira (PPGCine UFF)

Minicurrículo

    Designer Gráfico e Audiovisual, com bacharelado em Design pela ESDI/UERJ e Cinema e Audiovisual pela UFF. Pesquisa influências pedagógicas modernas no ensino de arte e técnica no Brasil nos anos 1950 e 60, ênfase no ensino superior de cinema. Atua como documentarista, diretor de corte ao vivo e projetista de identidades visuais para instituições culturais.

Ficha do Trabalho

Título

    Nostalgia e Ruínas: a UNB em 3 filmes nacionais.

Resumo

    A partir da crítica cultural de Frederic Jameson sobre as fragmentações narrativas da pós-modernidade e dos elementos nostálgicos mobilizados pelas ruínas no contexto da modernidade descritos por Andreas Huyssen, analisaremos 3 documentários brasileiros que tiveram como tema a cidade de Brasília e especificamente a sua universidade como marcador do projeto modernizador democrático brasileiro, interrompido pelo Golpe Civil Militar de 1964.

Resumo expandido

    O Brasil não foi formado como consequência de suas relações e dinâmicas internas e sim organizado como sistema escravista monocultor, para cumprir determinação econômica externa. Essa ontologia colonial, apesar de essencialmente capitalista, se opõe ao fortalecimento de mercado interno em nosso país. Já no posterior processo de integração econômica na modernidade industrial, a colonialidade redundou em uma situação definida como Subdesenvolvimento. A intelectualidade modernizante nacional, capaz de desvelar tais incongruências estruturais, experimenta como em sua constituição essa profunda ambiguidade, onde sua expressão está viabilizada na própria restrição da sociedade fundada no extermínio da classe de mão de obra e na imobilidade social. O não enfrentamento dessa limitação intrínseca, condição da divisão internacional do trabalho, e a consequente negação da transformação como projeto de nação, tem gerado ciclos trágicos e contínuos, no sentido de terem uma modernização de resultados previsíveis, sem inclusão ou reparação real.
    O desenvolvimento é em grande medida incompatível com o modelo de economia importadora/exportadora e com o trabalho precarizado extremo, sem fortalecimento de mercado interno. No Brasil, a intelectualidade, constituída por uma classe média com acesso privilegiado ao Estado, performa narrativas de agenciamento modernizante que, quando avançadas, tensionam os dilemas das suas condições de produção atomizadas e, fatalmente, ao não se concluírem e desmoronarem, restauram as os ideais que lhe dão legitimidade, o horizonte de transformação e inclusão, assim como restauram a legitimidade de sua classe produtora e dos princípios modernos parciais do Estado que lhe sustenta. Os enunciados progressistas, ao se conservarem nessas circunstâncias irrealizáveis e portanto utópicas, geram uma dinâmica que dilui os aspectos de sua crônica suspensa e inconclusa, fornecendo, como experiência, o sentimento de nostalgia.
    A Universidade de Brasília é um dos maiores marcos simbólicos das intensões de modernização democrática brasileira, experimentadas na década de 1950 e 60. A UnB, mesmo enquanto ainda apenas se estruturava, reuniu com grande entusiasmo e provavelmente boa dose de euforia, um grupo de intelectuais, dirigentes e jovens em torno da área norte do Plano Piloto, ansiosos por construir novas bases para o Brasil, com uma universidade autônoma e a serviço do desenvolvimento nacional. Tal projeto de construção, de um país novo, passava por uma nova capital, uma nova arquitetura, além é claro da nova universidade. A soma desses fatores operou um tipo de tábula rasa em que o país poderia se pensar como uma página em branco, dissolvendo as noções de passado, presente e futuro, como uma nova colonização, agora humanista e no planalto central.
    Brasília, contradição de uma cidade nova, filme de Joaquim Pedro de Andrade de 1967, Barra 68, sem perder a ternura, de Vladimir Carvalho, lançado em 2001, e UnB, Utopia Distopia, de Jorge Bodanzky, 2020, registram em sua diacronia uma gradual romantização a medida que os filmes se afastam temporalmente dos eventos que relatam, o Golpe de 1964 e seus desdobramentos mais imediatos sentidos ne UnB.
    Brasília, reconhecida como patrimônio mundial em 1987, menos de 30 anos depois de inaugurada, foi a primeira obra do século XX a ganhar tal distinção, normalmente conferida a conjuntos urbanos mais antigos. Registra a crença ingênua no progresso e na humanidade na qual a UnB se alinhou antes de ser invadida por militares armados, por diversas vezes. Ruína de si mesma, a capital modernista é testemunho de proporções geográficas de um futuro coletivo quase idílico imaginado, que desmoronou por um presente liberal e conservador possível. Sua herança, na ausência de uma modernização efetiva, ocupa o lugar de uma possibilidade de modernização, que pula etapas, que tangencia suas próprias contradições e que permite sonhar, se não com um futuro mais ideal, com um presente menos real.

Bibliografia

    FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. 34º Edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2007
    HUYSSEN, Andreas. Nostalgia for Ruins. Grey Room, n. 23, 2006, pp. 6–21.
    JAMESON, Frederic. Pós-modernismo, a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1997
    RIBEIRO, Darcy. A Universidade Necessária. Editora Paz e Terra. 1969.
    SALMERON, Roberto A. A Universidade Interrompida: Brasília 1964- 1965. 2a Edição. Editora Universidade de Brasília, 2007.
    Universidade de Brasília (UnB) – Conselho Diretor da Fundação. Plano Orientador da Universidade de Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1962.

    BARRA 68, sem perder a ternura. Direção: Vladimir Carvalho. Produção: Folkino filmes.
    BRASÍLIA, contradições de uma cidade nova. Direção: Joaquim Pedro de Andrade. Produção: Jean Claude Bernardet.
    UNB utopia distopia. Direção: Jorge Bodanzky. Produção: Bruno Caldas. Duração 77 min. Digital.