Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Cezar Migliorin (UFF)

Minicurrículo

    professor e psicoterapeuta.
Escreveu Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá (2015) e Cinema de Brincar (2019), com Issac Pipano, com quem também realizou eles o documentário “Educação” (2017). Foi presidente da Socine. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a prática do cinema e experimentações subjetivas em interface com a clínica e a psicoterapia.

Ficha do Trabalho

Título

    Cinema de grupo e o ver junto no modo online

Mesa

    Cinema de grupo e corpo online

Resumo

    Reflexão coletiva sobre os modos de fazer e de estar juntos com o cinema que temos praticado nos grupos produzidos pelo lab. Kumã da UFF, agora em modo remoto.

Resumo expandido

    Os três integrantes proponentes desta mesa vêm trabalhando juntos, desde 2018, com uma prática que passamos a chamar “cinema de grupo”, no contexto do Kumã, laboratório de experimentação com imagens e sons da Universidade Federal Fluminense, que há dez anos vem realizando pesquisa e extensão nos campos da arte, da política e da educação, sobretudo, e mais recentemente com atravessamentos da clínica e do cuidado. Da pesquisa e dos projetos de extensão produzidos, entre os quais o Inventar com a Diferença: cinema, educação e direitos humanos, surgiram diversas publicações coletivas, como os “Cadernos do Inventar” e os artigos mais recentes, “Pedagogia do dispositivo” e “Cinema de grupo”.

    Nos últimos três anos, temos nos dedicado a formar grupos de profissionais da educação e da saúde, sobretudo, para as experimentações com imagens e sons. No presente, com a adesão ao modo remoto, estamos experimentando uma enorme abrangência geográfica na composição dos grupos, que antes se reuniam presencialmente em Niterói e recebiam pessoas restritas à região metropolitana do Rio de Janeiro. Desse modo, este ano temos participantes de vários estados brasileiros e de outros países, como Peru, Uruguai e França.

    No momento, são seis grupos acontecendo simultaneamente, coordenados por professores e professoras da educação básica que participaram de grupos anteriores produzidos pelo laboratório e estudantes de graduação e pós-graduação em cinema e audiovisual da UFF. Cada um desses grupos formam os coordenadores para outros grupos que serão formados mais tarde, produzindo um ciclo onde a metodologia que criamos e recriamos em cada grupo vai sendo continuada e desenvolvida e compartilhada.

    Nesse processo, em paralelo às práticas dos seis grupos, mantemos quinzenalmente uma reunião de supervisão com todos os coordenadores para apoio e acompanhamento dos trabalhos realizados em cada grupo; e uma outra reunião, também quinzenal e com os coordenadores, para um grupo de estudos, de modo a trabalharmos juntos teorias que nos provoquem a reflexão e forneçam ferramentas conceituais e metodológicas para o trabalho com os grupos. Nos últimos meses, lemos textos de Fernand Deligny, Vladimir Safatle, Hubert Godard sobre Lygia Clark, Frantz Fanon e Pierre Clastres.

Bibliografia

    COMOLLI, J.L. Notes sur l’être ensemble. In: Corps et cadre: cinéma, étique et politique. Paris: Verdier, 2012.
    CLASTRES, P. A sociedade contra o Estado. Editora Cosac Naify, 2014.
    DELEUZE, G. Três problemas de grupo. In: GUATTARI, F. Psicanálise e transversalidade: ensaios de análise institucional. São Paulo: Ideias & Letras, 2004.
    _______; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997.
    DESANTI, J. T. et al. Voir ensemble: douze voix autour d’un texte de Jean-Toussaint Desanti. Paris: Gallimard, 2003.
    FRESQUET, A. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
    GODARD, H. Olhar cego. Lygia Clark: da obra ao acontecimento. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2006, p. 73-79.
    MIGLIORIN, C. Cinema e clínica: notas com uma prática. Metamorfose: Revista Interdisciplinar de Arte, Ciência e Tecnologia, Salvador, v. 4, n. 4, p. 31-46, jun. 2020.