Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Lyara Luisa de Oliveira Alvarenga (ECA-USP)

Minicurrículo

    Pesquisadora, professora e criadora de conteúdo audiovisual e de experiências imersivas. Mestra em Artes Visuais na FASM com bolsa FAPESP. Doutoranda na ECA/USP em Meios e Processos Audiovisuais. Foi conselheira e gestora na Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro. Lecionou na UNISA, FIAM-FAAM, Belas Artes, SENAC e Faculdade Cásper Líbero. Atualmente é professora na ESPM e Diretora de Inovação e Políticas do Audiovisual da Spcine, empresa de cinema e audiovisual da Cidade de São Paulo.

Ficha do Trabalho

Título

    DIASPORÁTICAS – Desenvolvimento de uma experiência imersiva

Resumo

    DIASPORÁTICAS é uma instalação audiovisual imersiva configurada com uso de recursos de captação e exibição do conteúdo em realidade virtual. A obra está em desenvolvimento, atualmente em produção. Apresentaremos o processo de concepção criativa e técnica da obra e as reflexões à cerca dos elementos visuais constitutivos da narrativa audiovisual em confluência a proposição de criação de um ambiente de imersivo elaborado a partir do uso da tecnologia de captação em vídeo 360.

Resumo expandido

    Em um ambiente cênico neutro, 4 mulheres negras e uma branca expressam suas emoções a respeito da traumática experiência de deslocamento forçado de seus países de origem até o Brasil. A proposta é realizar uma abordagem sensorial, criando uma situação de dramatização imersiva com cinco personagens femininas, que realizam um jogo cênico, movimentando-se e interagindo com a câmera, expressando suas emoções com base em algumas temáticas: violência, frustração, deslocamento, adaptação e sobrevivência.
    A situação é livremente inspirada na proposta teatral da peça Huis clos (Entre Quatro Paredes, na tradução brasileira), de Jean-Paul Sartre de 1945. Nessa peça, de caráter existencialista, três personagens encontram-se presos em um ambiente indistinto. A situação de clausura impõe uma convivência forçada, uma existência delineada através das relações entre os personagens.
    As personagens femininas representam situações de um deslocamento forçado. A condição delas se contrapõe a proposta de deslocamento voluntário experimentado pelos usuários de tecnologias de audiovisual imersivo. Na experiência proposta, o usuário será deslocado para um ambiente onde encontra as personagens que estão ali porque foram forçadamente deslocadas, tanto em suas experiências de vida, quanto em sua existência como personagens.
    O título DIASPORÁTICAS é um neologismo, uma invenção livre de palavra – tão comum em nossa cultura – resultado da junção dos termos: DIÁSPORA + ERRÁTICA
    Diáspora no sentido de experiência imigratória forçada de homens e mulheres que são obrigados a deixar sua terra natal e seguir para outras regiões do mundo. Situação geralmente marcada pela violência e pelo choque, mas também pelo encontro e pelas trocas de diversas sociedades e culturas. Errática no sentido de imprevisível, irregular, aquilo que erra, que tem uma circulação aleatória. Ambas palavras femininas que, juntas, torna-se um outro termo: DIASPORÁTICAS
    As DIASPORÁTICAS de nossa criação são mulheres que foram obrigadas a deixar seus ambientes de origem, seus lares, seus povos, suas referências de comunidade e erraram pela vida até encontrarem, ou não, acolhimento. As personagens são: uma africana escravizada (séc. XVII); uma africana livre (séc. XIX); uma portuguesa nascida em Angola (séc. XX, década de 70); uma imigrante (séc. XXI, primeira década); uma imigrante africana mulher trans (séc. XXI, segunda década).
    Ao portar os óculos e fones de ouvido de realidade virtual, o usuário é colocado no centro dessa situação através do ponto de vista da câmera e pode explorar o ambiente com 360 graus de visibilidade. O jogo cênico começa a partir do momento em que as personagens percebem a presença do interator e passam a se direcionar a ele/a para expressar suas emoções. A situação toda é bastante dinâmica orquestrada em um mise-en-scène de jogo dramático. Pretendemos com essa proposta promover uma imersão sensorial para provocar uma reação de empatia crítica com as colocações de vivências das personagens.
    A reflexão mais importante referente a DIASPORÁTICAS está na relação cunhada a partir da intenção de aproximar questionamento tecnológico, conceitual e estético do audiovisual imersivo e a proposição poética da obra. A questão que se coloca sobre a composição da imagem no vídeo 360 – uma imagem não limitada pelo quadro – está conectada à intenção poética da obra de tratar dos contrastes entre aprisionamento e liberdade, delimitação e fluidez, entre o confinamento e o livre ir e vir. O questionamento estende-se à ideia de deslocamento diretamente relacionada à proposta tecnológica do vídeo 360, que desloca sensorialmente o usuário de um espaço de significação material a outro de significação imaterial, deslocamento esse feito de modo voluntário. Isso se coloca como um contraponto representativo em relação ao deslocamento forçado enfrentado pelas personagens tanto em suas histórias de diáspora quanto em sua condição de seres ficcionalmente deslocadas para o ambiente da obra.

Bibliografia

    CRARY, Jonathan. Técnicas do Observador – Visão e Modernidade No Século XIX. Contraponto, Rio de Janeiro, 2012.
    ELSAESSER, Thomas, HAGENER, Malte.Teoria do Cinema – Uma introdução através dos sentidos. Campinas: Papirus, 2018b
    GRAU, Oliver. Arte virtual: da ilusão à imersão. São Paulo: UNESP, 2007.
    HANNS, Daniela Kutschat. Estratégias de imersão: o corpo como interface. In KIRNER, C.; TORI, R, 2004. Realidade Virtual: Conceitos, Tecnologia e Tendências. 1ed. São Paulo, v. 1, p.247-250, 2004.
    JERALD, Jason. The VR Book: Human-Centered Design for Virtual Reality. Morgan-Claypool. San Raphael: 2015.
    MACHADO, Arlindo. Regimes de imersão e modos de agenciamento. In: Transcinemas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009.
    MATEER, John. Directing for Cinematic Virtual Reality: how the traditional film director’s craft applies to immersive environments and notions of presence, Journal of Media Practice, 18:1, 14-25, 2017.
    MORAN, Patrícia org. Cinemas Transversais. São Paulo: Iluminuras, 2016.