Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Marise Berta de Souza (UFBA)

Minicurrículo

    Professora da Universidade Federal da Bahia – Bacharelado Interdisciplinar em Artes e do Mestrado Profissional em Artes/ProfArtes / IHAC
    Pesquisadora e produtora audiovisual;
    Pós Doutorado em Design /UFPE; Doutorado em Artes Cênicas/UFBA; Mestrado em Artes Visuais/UFBA;
    Coordenadora do BI em Artes IHAC/UFBA 2013 /2014;
    Coordenadora da TV UFBA 2013/2015;
    Coordenadora do Mestrado Profissional em Artes 2015/2018;
    Vice-Diretora do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Prof. Milton Santos/IHAC.

Ficha do Trabalho

Título

    Edgard Navarro, cineasta em queda livre

Resumo

    Essa comunicação tem como proposta discutir elementos da cinematografia de Edgard Navarro, tomando como partida uma trilogia representativa para pontuar a sua trajetória constituída pelos filmes: O rei da cagaço (1977), O superoutro (1989) e Abaixo a gravidade (2017). Esses filmes, sem deixar de levar em conta o todo de sua obra, ajudam a colocar em perspectiva e demarcar o território de criação em que o cineasta propõe uma estética antigravitacional.

Resumo expandido

    Nada mais oportuno nesta SOCINE que tem como mote – Desafiar a gravidade: incertezas, trânsitos e rumos para quedas – apresentar um cineasta em queda livre. A antigravidade em Navarro é exercício de liberdade traduzido em filmes que não se acomodam e não têm adesão a um modelo convencional, contido em certo padrão apresentado pelo cinema brasileiro, até mesmo no quadro do cinema autoral. É constatada no viés dos seus temas, recorrentemente autobiográficos; na escritura de suas narrativas desobedientes; na estética própria, extremamente assertiva e articulada com densa força criativa, que nos surpreende ao revelar personagens que emergem da margem; e no modo em que opera a estratégia de produção de recursos mínimos e potência máxima.
    Consideramos nesta análise a sua relação com a matriz de experiência artística relacionada ao cenário da contracultura baiana-brasileira em que alicerçou seu cinema antigravitacional. Insubmisso, com atitude iconoclasta e extrema coerência entre arte e vida, nos leva a acompanhar as deambulações de seus personagens pela soterópolis em experiências sensoriais e oníricas em diálogo permanente com sua cultura. Nesse exercício cabe pensar o cinema de Edgard no cruzamento entre a Estética do Sonho glauberiana, o Brasil Diarreia de Oiticica e o cinema de invenção de Ferreira.
    Na trilogia selecionada para esta apresentação Edgard burila, filosoficamente e conceitualmente, os meandros da existência humana com irreverência e encaixes engenhosos. A frase-mantra “Abaixo a gravidade” anuncia o voo libertário do Superoutro, sem rede de proteção porque sabe voar, retorna em Abaixo a gravidade para envolver Bené na rede de uma paixão temporã. Em um mundo em queda livre, Edgard Navarro trança arranjos, desafia conceitos, desmonta o estabelecido, estilhaça a vidraça – assim como o Superoutro – para acordar a humanidade.

Bibliografia

    FERREIRA, Jairo. Cinema de invenção. São Paulo, Max Limonad, 1986.
    MACIEL, Luiz Carlos. “O tao da contracultura”. In: ALMEIDA, M. I. ; NAVES, S. C. (org.). Por que não? Rupturas e continuidades da contracultura. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.
    NAVARRO, Edgard. Homenagem. Entrevista concedida a Marcus Pierry. Catálogo da 14ª Mostra de cinema de Ouro Preto. Belo horizonte, 1 edição, p. 40-59. Junho, 2019.
    OITICICA, Hélio. “Brasil diarreia”. Em Oiticica Filho, César (org.). Hélio Oiticica. Museu é o mundo. Rio de Janeiro, Beco do Azougue, 2011.
    PUPPO, Eugênio e HADDAD, Vera. Cinema Marginal e Suas Fronteiras: Filmes Produzidos nas Décadas de 60 e 70. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil/Heco Produções, 2004.
    ROCHA, Glauber. “Eztetyka do sonho”. Em Rocha, Glauber. Revolução do Cinema Novo. São Paulo, Cosac Naify, 2004.
    ROSZAK, Theodore. Para uma contracultura. Petrópolis: Vozes, 1972.
    SETARO, André. Panorama do cinema baiano. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1976.