Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Francisco Alves dos Santos Junior (UFBA)

Minicurrículo

    Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador do Grupo de Estudos em Experiência Estética, Comunicação e Artes (GEEECA/UFRB) e do Núcleo de Estudos da Crítica e da Cultura Contemporânea (NECC/UFBA). Atuou como professor do curso de Jornalismo da Unime (Salvador/BA) no período de 2019 a 2020.

Ficha do Trabalho

Título

    Rememorando imagens do passado – Um Casamento (2016), de Mônica Simões

Resumo

    Em Um Casamento (2016), Mônica Simões convidou a mãe, a atriz Maria Moniz, para juntas, reverem uma série de imagens que vão desde as filmagens do matrimônio dos pais da diretora até fotografias de momentos específicos da vida de ambas. A nossa proposta é entender como as imagens são responsáveis pelo processo de rememoração do passado e de revelação da condição de classe da protagonista.

Resumo expandido

    Em Um Casamento (2016), Mônica Simões convidou a mãe, a atriz Maria Moniz, para juntas, reverem uma série de imagens que vão desde as filmagens do matrimônio dos pais da diretora até fotografias de momentos específicos da vida de ambas. Ao entrar em contato com esses arquivos, Moniz narra uma parte da sua vida ao lado do pai da diretora, o jornalista e professor Rui Simões, e as suas relações de amizade com parte dos intelectuais que viviam em Salvador à época. Tomando como ponto de partida o casamento de seus pais, a diretora recorre a estas imagens, consideradas aqui como “dispositivos de rememoração” (VALE, 2016), para a reelaboração e a invenção de um passado que ela não pôde viver ou que pouco se lembra.
    A experiência do confronto e do contato com os arquivos é fundamental para a Moniz, não só porque produz um gesto de revisitação de suas memórias, mas, sobretudo, por possibilitar que fatos até então desconhecidos da vida dela sejam revelados e descobertos pela filha. Um Casamento se aproxima de uma série de documentários contemporâneos que se constroem em torno das figurais parentais dos realizadores, no qual “o indivíduo ao percorrer esse caminho busca, através das memórias (individual, coletiva, familiar, geracional e cultural), reconstruir a trajetória vivenciada pelos familiares, objetivando conhecer os outros para, por consequência, conhecer-se um pouco mais” (SOARES, 2019, p.49).
    Atravessado pelo tempo e pela história, o documentário de Mônica Simões expõe aos espectadores os dilemas e os conflitos da sua mãe nos anos em que ela esteve casada com pai da diretora, além de descrever as relações de desigualdade de gênero, o machismo e os valores morais da época. A casa da família, onde documentário é filmado, e que mãe e filha moraram juntamente com outros parentes, ocupa um lugar importante no filme. Apresentada como um espaço de acolhimento e afeto, a casa é retratada aos espectadores como um ambiente de opulência e requinte, evidenciando, deste modo, a condição econômica e social da família da cineasta. Outro fato que chama atenção é uso de filmagens caseiras e privadas no documentário, realizadas ainda nas primeiras décadas do século passado. Tais imagens, que “nasceram no seio da intimidade e foram deslocadas para o espaço público” (BLANK,2012, p.06) adquirem um sentido afetivo e histórico. Diante disso, a nossa proposta é entender como em Um Casamento, as imagens são responsáveis pelo processo de rememoração do passado e de revelação da condição de classe da protagonista.

Bibliografia

    BLANK, Taís. Do cinema ao arquivo: traçando o percurso migratório dos filmes de família. Doc On-Line: revista digital de cinema documentário, v. 13, p. 5-20, 2012. Disponível em . Acesso em 15 fev. 2017
    BRASIL, André. A performance: entre o vivido e o imaginado. In: PICADO, Benjamim; MENDONÇA; Carlos Magno Camargos; CARDOSO FILHO, Jorge. (Org.). Experiência estética e performance. Salvador: Edufba, 2014.
    GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, aura e rememoração. São Paulo: Ed. 34, 2014
    SOARES, Tanira Rodrigues. Tessituras da memória: lembrar, narrar e ressignificar. 2019. 203 f. Tese (Doutorado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2019.
    VALE, Glaura Cardoso. A mise-en-film da fotografia no documentário brasileiro contemporâneo. In: Atas do V Encontro Anual da AIM. Lisboa, 2015. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2016.