Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Julia Vilhena Rodrigues (UC)

Minicurrículo

    Júlia Vilhena é realizadora e doutoranda em Estudos Fílmicos pela Universidade de Coimbra. Graduada em Antropologia pela Universidade de Brasília, é mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio e tem formação em Direção Cinematográfica pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Dedicou sua pesquisa de mestrado e ao cinema-ensaio de mulheres realizadoras.

Ficha do Trabalho

Título

    Gestos ensaísticos no cinema de realizadoras do Sul global

Seminário

    Cinemas pós-coloniais e periféricos

Resumo

    Pretende-se fomentar uma reflexão a respeito do gesto ensaístico no documentário contemporâneo, a partir da discussão de algumas obras cinematográficas de realizadoras do Sul global. Partindo de uma análise transversal, propomos discutir suas propostas estéticas e discursivas em diálogo com pensadores(as) da pós- e decolonialidade, a fim de refletir sobre os pontos de convergência das obras e as potencialidades de uma poética da margem em um pós-Terceiro Cinema de mulheres realizadoras.

Resumo expandido

    O trabalho se debruça sobre as possibilidades estéticas e narrativas do cinema ensaio, a partir de obras cinematográficas de realizadoras do sul global. Pretende-se fomentar uma reflexão a respeito do gesto ensaístico no campo do documentário, analisando a diluição de fronteiras que esses filmes operam na medida em que se deixam atravessar pela ficção e pela dimensão subjetiva da realizadora, que assume um lugar central no filme-ensaio. Daremos ênfase às imbricações da palavra e da imagem no esforço do cinema-ensaio de traduzir pensamento em forma, sem a intenção de esgotar uma ideia ou chegar a uma forma acabada, estimulando um pensamento transdisciplinar. A fim de extrair os sentidos do conceito de “speak nearby” (falar ao lado), proposto pela realizadora vietnamita Trinh Minh-ha, faremos uma aproximação das escritas cinematográficas, que trazem a reflexividade e multivocalidade para a tessitura do texto. Partindo da análise transversal de alguns filmes, propomos discutir suas propostas estéticas e discursivas em diálogo com pensadores(as) da pós- e decolonialidade, a fim de refletir sobre os pontos de convergência das obras e as potencialidades de uma poética da margem em um pós-Terceiro Cinema de mulheres realizadoras.

    Palavras-chave: Filme-ensaio; Sul global; Mulheres realizadoras; Margem; Decolonialidade.

Bibliografia

    HOLE, K. L. (Ed.), Jelača, D. (Ed.), Kaplan, E. A. (Ed.), Petro, P. (Ed.). (2017). The Routledge Companion to Cinema & Gender. London: Routledge.
    MARZOCHI, Ilana Feldman. Jogos de cena: ensaios sobre o documentário brasileiro contemporâneo. 2012. Tese (Doutorado em Estudo dos Meios e da Produção Mediática) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
    MINH-Ha, Trinh T. Woman, Native, Other: Writing Postcoloniality and Feminism. University of Indiana Press, 1989.
    NACIFY, Hamid. An Accented Cinema. Exilic and diasporic filmmaking. New Jersey: Princeton University Press, 2001.
    RASCAROLI, Laura. The personal camera: subjective cinema and the essay film. London ; New York : Wallflower Press, 2009.
    RUSSEL, Catherine. Experimental Ethnography: The Work of Film in the Age of Video. Durham, N.C.: Duke University Press, 1999.
    SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da Imagem Eurocêntrica. Tradução: Marcos Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2006.