Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Luciane Carvalho (UFPR)

Minicurrículo

    Doutoranda do Programa de Pós Graduação em História (UFPR), sob orientação do Prof. Dr. Pedro Plaza Pinto. Mestra pelo mesmo programa (2018). Bacharela em História, Memória e Imagem (UFPR, 2013). Bolsista da CAPES, pesquisa atualmente sobre a formação de cineastas e a produção filmográfica a partir da Cinemateca do Museu Guido Viaro em sua primeira década de existência.

Ficha do Trabalho

Título

    GERAÇÃO CINEMATECA EM FESTIVAIS BRASILEIROS ENTRE 1975 E 1985

Seminário

    Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência

Resumo

    Propomos esta pesquisa sobre a chamada Geração Cinemateca e a participação de seus filmes em festivais brasileiros entre os anos de 1975 e 1985, mapeando a circulação e premiação dessas obras, assim como uma análise do contexto de produção. Por Geração Cinemateca entendemos o grupo de jovens cineastas que iniciaram suas carreiras junto à Cinemateca do Museu Guido Viaro graças aos cursos práticos e apoio à produção oferecidos.

Resumo expandido

    Esta pesquisa propõe a investigação da presença da Geração Cinemateca em mostras e festivais no intervalo entre 1975 e 1985. Como Geração Cinemateca entendemos um grupo de jovens cineastas que encontraram na Cinemateca do Museu Guido Viaro/Cinemateca de Curitiba uma oportunidade de receber uma formação em cinema, assim como de realizar seus primeiros filmes. A Cinemateca trabalhou ativamente para a estruturação daquela Geração por meio de cursos práticos que resultavam em novos filmes, apoio de produção com empréstimo de equipamentos e concursos. O objetivo da pesquisa é compreender o fluxo de produção de tais filmes e a exibição em festivais e mostras competitivas em território brasileiro e em que medida essa produção recebeu destaque quando colocada lado a lado de seus pares. Partimos de alguns pressupostos como o da influência da reforma urbana estabelecida em Curitiba a partir da década de 1960, que abarcou novas propostas de equipamentos culturais para a cidade, incluindo aí o cinema. Temos também o contexto da ditadura civil-militar e suas políticas referentes à cultura e ao cinema. Com esta pesquisa desejamos contribuir com a história do cinema brasileiro ao colocar em discussão meios de produção e autores deslocados da historiografia tradicional.

Bibliografia

    BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
    _____. Historiografia clássica do cinema brasileiro. São Paulo: Annablume, 2008
    CRUZ, Regina Celia da. O cinema de Valêncio Xavier: articulações criadoras à luz da teoria dos cineastas. Tese. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens. Universidade Tuiuti do Paraná, 2019.
    LAGNY, Michèle. Cine e historia: problemas y métodos en la investigación cinematográfica. Barcelona: Bosch Casa Editorial, 1997.
    OLIVEIRA, Dennison de. Curitiba e o mito da cidade modelo. Curitiba: Editora da UFPR, 2000.
    SILVEIRA, Cristiane. Cultura política versus política cultural: os limites da política pública de animação da cidade em confronto com o campo das artes visuais na Curitiba lernista (1971-1983). Tese. Departamento de Pós-graduação em História / Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, 2016.