Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Jorge Luiz Cruz (UERJ)

Minicurrículo

    Doutor (Puc-SP, 2002), pós-doutor (UFF, 2017). Docente da UERJ. Investigador Integrado do CEIS20/Universidade de Coimbra. Já recebeu as Bolsas Faperj, Prociência e Jovem Cientista do nosso Estado. Organizou o livro “Gilles Deleuze: sentidos e expressões” (2006). Escreveu “1970-1979: o cinema na transição democrática” e “O filme de família nos últimos anos da Angola colonial”, nos livros “Cinema português: um guia essencial” (2013) e “Angola, o nascimento de uma nação” (2013).

Ficha do Trabalho

Título

    Cineclube: a experiência brasileira

Resumo

    Nesta proposta, discutiremos algumas atividades cineclubistas do Rio de Janeiro visando contribuir, junto com outros estudos, para uma história da experiência das exibições audiovisuais fora do circuito comercial, o que engloba principalmente os cineclubes e, na medida do possível, dentro destas atividades, pretendemos apresentar também algumas informações sobre estas atividades.

Resumo expandido

    Nesta proposta, discutiremos algumas atividades cineclubistas do Rio de Janeiro visando contribuir, junto com outros estudos, para uma história da experiência das exibições audiovisuais fora do circuito comercial, o que engloba principalmente os cineclubes e, na medida do possível, dentro destas atividades, pretendemos compreender também algumas destas atividades nos dias de hoje, em período de confinamento. Neste sentido, pretendemos abordar as atividades cineclubistas brasileiras como as criações do Chaplin Club, no Rio de Janeiro, e do Clube de cinema de S. Paulo, ambos ainda na primeira metade do século XX e, ainda hoje, quando há muitas iniciativas cineclubistas, além das exibições e debates diversos, também as propostas de realizações de censos destes cineclubes, por exemplo, no Rio de Janeiro.

Bibliografia

    BOUILLET, R. Cineclubismo no Brasil – breve histórico, recentes conquistas e desafios. Rio de Janeiro: Advir, n. 20, dez. 2006. p. 104-108.
    BUTRUCE, D. Cineclubismo no Brasil: esboço para uma história. Rio de Janeiro: Acervo, v. 16, n. 01, jan./jun. 2003. Pp. 117-124.
    CARVALHO, C. A. Cineclube e cinema no Brasil: traços de uma história. Apresentação no X Congresso da ALAIC. 2010.
    DUTRA, R. da S. História da TV Olho: a primeira TV de rua do Brasil. Rio de Janeiro: UERJ, 2016. Dissertação.