Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Mauro Giuntini Viana (UnB)

Minicurrículo

    Professor Adjunto da Universidade de Brasília e cineasta. Defendeu a tese de doutorado “A Narrativa Cinematográfica de Alejandro González Iñárritu” no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB (fev/2015). Mestre em Cinema e Vídeo (MFA) pela School of The Art Institute of Chicago. Leciona disciplinas de audiovisual há mais de vinte anos. Realizador audiovisual desde a década de 1980, tendo dirigido os filmes ficcionais de longa metragem Até que a Casa Caia (2015) e Simples Mortais (2007).

Ficha do Trabalho

Título

    Criatividade na direção de audiovisual

Resumo

    Enquanto estão aprendendo técnicas de direção, muitas vezes os estudantes tem dificuldades de relacionar este conhecimento com suas motivações expressivas e sofrem bloqueios criativos. Este estudo pretende investigar formas de se fomentar a criatividade visando facilitar a conexão entre teoria e prática durante a transformação de ideias em filmes. Para tanto, serão examinados jogos criativos e a utilização da escrita e da fotografia no desenvolvimento da imaginação.

Resumo expandido

    Além do estudo de teoria e história, a aprendizagem de direção audiovisual requer a experimentação prática. Enquanto estão articulando sons e imagens em suas primeiras histórias, é comum, e compreensível, que o aprendiz de cineasta encontre dificuldades em relacionar conhecimentos teóricos com sua aplicação empírica. Para que essas dificuldades naturais do aprendizado não se tornem frustrações, que venham a bloquear o desenvolvimento da voz autoral dos estudantes, é recomendável municiá-los com ferramental criativo que lhes facilite conectar teoria e prática ao se expressarem. Com esse objetivo, propõe-se examinar jogos, estratégias e exercícios que estimulem o desenvolvimento de processos criativos próprios que contribuam para que os estudantes realizem filmes com maior desembaraço e eficiência em comunicar o que desejam. Para tanto, pretende-se lançar mão da escrita criativa e da fotografia como suportes de experimentações visando estimular a capacidade de observação, a intuição e a imaginação. Desta forma, pretende-se investigar como a criatividade na articulação das instâncias narrativas – tempo, espaço, narração, personagens e ação – pode facilitar a direção audiovisual, proporcionando maior fruição narrativa, tanto em simples exercícios, como em filmes completos.

Bibliografia

    BRASIL, Luiz Antônio de Assis. Escrever ficção – um manual de criação literária. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
    CAMERON, Julia. O caminho do artista. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
    MACKENDRICK, Alexander. On film-making – an introduction to the craft of the director. New York: Faber and Faber, 2004.
    MORRIS, Erick e HOTCHKIS, Joan. No acting please. Los Angeles: Ermor Enterprices Publications, 2002.
    SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo: Perspectiva, 2010.
    STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um papel. Rio de Janeiro: Civilização, 1998.
    WESTON, Judith. The film director’s intuition – script analysis and rehearsal techniques. California – USA: Michael Wise Productions, 2003.