Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Mírian Sumica Carneiro Reis (UNILAB)

Minicurrículo

    Professora de Teoria da Literatura no Campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB. Doutora em Ciência da Literatura – Teoria Literária pela UFRJ, Mestra em Literatura e Diversidade Cultural pela UEFS, Bacharela em Letras Vernáculas pela UFBA. Possui Pós-doutorado em Educação pela UEFS. Coordena o Literarte – Grupo de Estudos em Literatura e Outras Linguagens (DGP/CNPq/UNILAB).

Ficha do Trabalho

Título

    As crianças e a restauração da humanidade em República di mininus.

Resumo

    Este trabalho pretende discutir sobre memórias, identidade e nação considerando, como objeto de estudo, o filme República di Mininus, de Flora Gomes. O protagonismo de crianças e sua relação com o único velho que sobrevive na República aponta para reflexões sobre os aspectos estéticos, mas também éticos, presentes na obra em estudo e que apontam para uma nação em processo de reconstrução e resistência.

Resumo expandido

    Este trabalho pretende discutir sobre memórias, identidade e nação considerando, como objeto de estudo, o filme República di Mininus, de Flora Gomes. O protagonismo de crianças e sua relação com o único velho que sobrevive na República aponta para reflexões sobre os aspectos estéticos, mas também éticos, presentes na obra em estudo e que apontam para uma nação em processo de reconstrução e resistência. A análise da narrativa enfoca o olhar das crianças que assumem o compromisso de reconstrução do sentido de humanidade destruído pelo colonialismo e pelas guerras coloniais. Ao privilegiar o protagonismo infantil no filme República di minimnus a narrativa amplia uma marca autoral presente em putras obras de Flora Gomes, o papel que as crianças desempenham de esperança e elo entre o passado, o presente e o futuro. As crianças são aquelas que podem devolver a humanidade roubada e reconstruir dos escombros e das memórias encarnadas no único velho que sobrevive à guerra a nação do provir, Para fundamentar a leitura, tomam-se como referência os estudos de AUGEL (2007); (GAMA (2019); LOPES (2012); OLIVEIRA (2016; 2018; 2019) e SANTOS (2003), entre outras obras.

Bibliografia

    AUGEL, M. P.. O desafio do escombro: nação, identidades e pós-colonialismo na literatura da Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

    GAMA, M.. Alegoria no cinema africano: um olhar sobre Republica di mininus de Flora Gomes. In. XV Enecult – Encontro de estudos multidisciplinares em cultura. Salvador/Bahia 01 a 03 de agosto 2019. http://www.enecult.ufba.br/modulos/submissao/Upload-484/111625.pdf

    LOPES, F. R.. Representações da infância no cinema – ficção e realidade. Tese de Doutorado em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012.
    OLIVEIRA, J.. “Precisamos vestirmo-nos com a luz negra”: uma análise autoral nos cinemas africanos – o caso Flora Gomes. In. Revista Perspectiva histórica. Janeiro/junho de 2019, Nº13, p. 107-139. http://www.perspectivahistorica.com.br/revistas/1563934055.pdf
    SANTOS, Boaventura de Souza. Entre Próspero e Caliban: colonialismo, pós-colonialismo e interidentidade. Revista Novos Estudos, n. 66, julho de 2003, p. 25-52.