Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Maxwell Tomaz Assis de Souza (UFSCAR)

Minicurrículo

    Atualmente sou mestrando no Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da UFSCar, pesquisando cinema contemporâneo e as representações de classe nas comédias da Globo Filmes. Sou graduado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos, com ênfase em direção de fotografia e montagem. Além disso já participei de projetos sociais e da produção curtas para cinema, sendo eles “O Homem do Saco” e “Urubu-Rei”, com o foco na representação da cultura e das classes populares.

Ficha do Trabalho

Título

    A transformação histórica da malandragem em “Os Farofeiros” (2018)

Resumo

    Esta pesquisa analisa a transformação da representação da figura do malandro na comédia “Os Farofeiros” (Roberto Santucci, 2018), produzida pela Globo Filmes. O estudo foi feito a partir da abordagem comparatista, relacionando o longa-metragem de Santucci com a obra Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel A. de Almeida, 1853); as interpretações da malandragem por Grande Otelo; e o uso do personagem do malandro nos filmes dirigidos por Hugo Carvana.

Resumo expandido

    O presente trabalho, pretende analisar a representação do personagem Lima em “Os Farofeiros” (2018) de Roberto Santucci pela perspectiva da história comparada ao investigar suas diferenças e semelhanças com outros personagens do tipo “Malandro” na história da arte brasileira, tendo como base: a obra “Memórias de um Sargento de Milícias” de Manuel Antônio de Almeida a partir da análise de Antonio Candido; o tipo do malandro interpretado por Grande Otelo nas Chanchadas entre 1949 e 1959 partindo das ideias de Robert Stam; e por fim a malandragem nos filmes de Hugo Carvana durante a ditadura militar baseando-se na discussão promovida por Reinaldo Cardenuto sobre o diretor.

    Para tanto, a malandragem, no presente estudo, é um conceito analisado de forma dialética, possuindo elementos internos e externos, componentes sociais que desempenham papel na constituição da estrutura da obra (CANDIDO, 2006 p.14). A representação do malandro, portanto, não é definida apenas pela consciência de um indivíduo, de um autor, do diretor, ator ou produtor, mas sim a partir de questões materiais, pela “estrutura econômica e tecnológica da sociedade e suas relações de produção” (SILVEIRA, 2014, p. 12). Nesse sentido, as transformações na reprodução do personagem do malandro pela obra de Roberto Santucci também não são determinadas somente pela trajetória histórica da malandragem na cultura brasileira, mas sim pelo contexto em que o filme se encontra, ou seja, pelas formações sócio-culturais do Brasil e a crise econômica que abarca o país culminando no golpe de 2016 e que nos anos seguintes provoca um choque de reformas neoliberais (MASCARO, 2018, p.12-16).

    Dessa forma, este trabalho não pretende construir um panorama da representação do malandro na cultura brasileira para explicar a sua representação em “Os Farofeiros” a partir de uma inserção mecânica do filme dentro deste contexto. O objetivo deste trabalho é – por meio de uma análise comparativa – investigar de forma dialética as transformações sócio-econômicas e suas mutações da representação deste tipo de personagem no filme de Roberto Santucci.

Bibliografia

    CANDIDO, Antonio. Dialética da malandragem (caracterização das Memórias de um sargento de milícias). Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 8, 1970, p. 67-89.
    _________. Literatura e Sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006.
    CARDENUTO, Reinaldo. A malandragem no país da ditadura: humor, deboche e política no cinema realizado por Hugo Carvana. Antíteses, Londrina, v. 12, n. 23, p. 602-630, Jan-Jul, 2019.
    MASCARO, Alysson Leandro. Crise e Golpe. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2018.
    NETTO, José Paulo. Introdução ao Estudo do Método de Marx. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
    SILVEIRA, Zuleide S. Conceito de Cultura e concepção materialista da História: um debate sobre os estudos culturais. História & Luta de Classes, São Paulo, v. 18, p. 11-16, 2014.
    STAM, Robert. Multiculturalismo tropical: Uma história comparativa da raça na cultura e no cinema brasileiros. 1. ed. São Paulo: Edusp, 2007.