Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Gianna Gobbo Larocca (UERJ)

Minicurrículo

    Gianna Larocca é designer gráfica e pesquisadora. É doutora e mestre em design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial (PPDESDI-UERJ) e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Cinema e Vídeo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua nas articulações entre design e cinema, que se estendem de sua formação à atividade profissional e pesquisa acadêmica.

Ficha do Trabalho

Título

    Escada pro palhaço: direção de arte e comédia física na cidade moderna

Seminário

    Estética e teoria da direção de arte audiovisual

Resumo

    O objetivo do trabalho é abordar usos da direção de arte na comédia física a partir do paralelo das obras de Chaplin e Keaton com a de Jacques Tati. Tanto na obra deste como daqueles, a direção de arte participa da construção da gag. A comparação se mostra mais profícua na medida em que produz discursos sobre a cidade na modernidade – em dois momentos distintos – traçando um repertório no qual a direção de arte se destaca e cuja potência estética sobrevive no atual encolhimento do espaço urbano.

Resumo expandido

    Entre tantas funções estéticas desempenhadas pela direção de arte no conjunto de uma obra audiovisual, este estudo trata do seu papel na elaboração da gag visual na comédia física (também chamada comédia “slapstick”) a partir de um paralelo entre as obras de Charles Chaplin e Buster Keaton e do cinema de Jacques Tati.
    Podemos afirmar que a direção de arte, além de funções de ordem simbólica, tem um papel decisivo na construção da mise-en-scène. A elaboração dos espaços onde os personagens circulam e dos objetos de cena que dão suporte à atuação são tarefas corriqueiras dos que se dedicam ao departamento. Na comédia física, esta tarefa pode adquirir reverberações quase dramatúrgicas, misturando-se ao trabalho do comediante.
    De modo geral, o mote principal deste tipo de comédia é o constante embate do personagem com o mundo físico da representação. Neste sentido, os espaços, anteparos, objetos, artefatos tecnológicos, além das peças de figurino, são explorados na cena como as limitações impostas ao ator cômico. Da mais trivial casca de banana ao andaime de um gigantesco edifício, os elementos de direção de arte configuram as asperezas do mundo e fornecem as condições para o desenvolvimento das gags. De outro lado, estes mesmos entraves são frequentemente subvertidos pelo personagem cômico, que deles tira partido para as suas soluções criativas e mirabolantes. Em resumo e para usar o jargão do gênero, a direção de arte é “escada” para o palhaço na comédia física.
    O paralelo dos autores escolhidos indica uma identidade não apenas de gênero e de emprego da direção de arte, mas também a mesma matriz de cultura material e tema espacial: a urbe moderna. No entanto, tratam-se de dois estágios distintos da modernidade. De um lado, a metrópole vibrante e perigosa do começo do século XX com suas novas máquinas e novas edificações em altura; de outro, a cidade transparente e normatizada do modernismo de meados do mesmo século.
    Em cada cenário, a direção de arte atua na interface com o corpo do ator, promovendo a gag e fornecendo uma leitura sensorial do mundo. Aos arranha-céus, carros em alta velocidade e engenhocas mecânicas que povoam a paisagem de filmes como “O enrascado” (“Cops”, Buster Keaton, 1922) e “Tempos Modernos” (“Modern Times”, Charles Chaplin, 1936) corresponde a performance acrobática do diminuto corpo humano na era das máquinas. Em contrapartida, as ruas excessivamente sinalizadas de “Meu Tio” (“Mon Oncle”, Jacques Tati, 1958) ou a cidade de vidro de “Playtime” (Jacques Tati, 1967) motivam os movimentos comicamente domesticados de Monsieur Hulot.
    Desta maneira, a análise comparada das obras indica um efeito duplo de continuidade e contraste que produz discursos sobre diferentes estágios da modernidade à medida que atualiza um repertório na qual a performance cômica está intimamente vinculada às configurações da direção de arte. Ademais, este repertório, profícuo nos seus comentários sobre a cidade moderna em sua cultura material e espacialidade – incluindo os espaços privados da casa –, instiga a investigar algumas manifestações audiovisuais produzidas na web durante a pandemia e que reverberam o gênero “slapstick”, produzindo coreografias cômicas em um novo cenário no qual o espaço urbano encolhe e nossas paredes particulares ganham nova magnitude diante do confinamento e da multiplicação nas telas de nossos dispositivos.

Bibliografia

    BAZIN, A. Charles Chaplin. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006
    BERMAN, M. Tudo que é sólido desmancha no ar. A aventura da modernidade. São Paulo: Schwarcz, 1986
    CHARNEY, L. e SCHWARTZ, V. Cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2001
    DALE, A. Comedy is a man in trouble: Slapstick in American Movies. University of Minnesota Press, 2000
    FORTY, A. Objetos de desejo. São Paulo: Cosac Naify, 2007
    FRAMPTON, K. História Crítica da Arquitetura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2000
    HORTON, A. Comedy / cinema / theory. Los Angeles: University of California Press, 1991
    JENKINS, H. What made pistachio nuts? Early sound comedy and the vaudeville aesthetic. Nova York: Columbia University Press, 1992
    LUCAS, M. R. L. Imagens do moderno: o olhar de Jacques Tati. São Paulo: Annablume, 1998
    NAZARIO, L. A cidade imaginária. São Paulo: Perspectiva, 2005
    PRESTON, W. What an Art Director Does: An Introduction to Motion Picture Production Design. Los Angeles: Silman-James Press, 1994