Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Albert Elduque (UPF)

Minicurrículo

    Albert Elduque é professor leitor de cinema na Universitat Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha). Suas areas de pesquisa incluem cinema político, cinema e outras artes e documentários musicais, com foco na Espanha e no Brasil. Tem publicado artigos e capítulos de livro sobre cineastas como Júlio Bressane, Leon Hirszman, Pier Paolo Pasolini, Rainer Werner Fassbinder, Werner Herzog e Marta Rodríguez, assim como sobre censura e cinema folklórico na Espanha. É coeditor da revista Comparative Cinema.

Ficha do Trabalho

Título

    Matando em série: os assassinatos em Memórias de um Estrangulador de L

Resumo

    Realizado durante o exílio londrino, ‘Memórias de um Estrangulador de Loiras’ condensa elementos dos filmes anteriores de Júlio Bressane com a paródia de recursos estéticos do thriller hollywoodiano. Nesta comunicação quero analisar a representação dos crimes para estudar como essa dialética entre o próprio e o estrangeiro permete sugerir reflexões sobre a expressão estética da condição do exílio.

Resumo expandido

    Realizado por Júlio Bressane durante seu exílio em Londres, depois da experiência radical da produtora Belair, ‘Memórias de um Estrangulador de Loiras’ (1971) aborda a quotidianidade de um assassino em série. Sem uma motivação aparente, o protagonista, interpretado por Guará, perambula solitário pela capital inglesa, executando crimes, retocando continuamente seu bigode e passando as mãos pelo rosto, como mudando de identidade. Em casa, realiza atividades banais como descansar na cama, cozinhar ou fazer cocô. Sem som direto nem diálogos, a trilha sonora do filme combina sons de animais (elefantes, cachorros, patos), ópera, uma canção de ‘The Jazz Singer’ (Alan Crossland, 1970), música rock, gritos de mulheres e melodias próprias do gênero do thriller.

    ‘Memórias de um Estrangulador de Loiras’ apresenta semelhanças e diferenças com os filmes anteriores de Bressane, realizados no Brasil. As tramas criminais e a profusão de mortes eram temas importantes em ‘O Anjo Nasceu’ (1969), ‘Matou a Família e Foi ao Cinema’ (1969), ‘Cuidado Madame’ (1970) e ‘Barão Olavo, o Horrível’ (1970). Em ‘Memórias de um Estrangulador de Loiras’, esses elementos estão explicitamente articulados dentro da lógica do thriller, que é ao mesmo tempo homenageada e parodiada. Assim, apropria-se de recursos dos filmes de Fritz Lang e Alfred Hitchcock, como a ênfase nos planos detalhe, a tematização do olhar, as composições em espiral, o uso dos disfarces como ferramentas criminais e a exploração das fronteiras entre a quotidianidade e o assassinato, e brinca com eles.

    Dentro da matriz genérica do thriller, o filme articula-se como um laboratório sobre como filmar uma estrangulação: de perto e de longe, dentro e fora de quadro, de modo direto e através de um reflexo, com e sem música… Nesta combinatória, tomam especial relevância aqueles casos em que o protagonista mata várias mulheres no mesmo plano, seja num mesmo lugar ou se deslocando pelo espaço. Esses planos apresentam composições muito ricas que estabelecem um leque de relações entre o assassino e as vítimas através de elementos cênicos como paredes, panos e bancos, assim como o uso criativo da profundidade de campo. Em geral, Londres caracteriza-se como um espaço racionalmente organizado, formado a partir de séries nas quais o assassino executa seus crimes. Nessas cenas, a maioria das vezes em plano geral, o suspense narrativo é ao mesmo tempo reforçado e transgredido, num jogo instigante com as expectativas do espectador.

    Além disso, enquanto os filmes anteriores de Bressane eram generosos em referências à cultura popular brasileira, especialmente à chanchada e ao samba, ‘Memórias de um Estrangulador de Loiras’ elimina qualquer referência ao seu país e condensa as raízes culturais em três elementos: a matriz literária de ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ (1881), de Machado de Assis, que dá nome ao filme e marca o seu trecho final; a inserção de fotografias ou trechos de filmes anteriores de Bressane, como ‘O Anjo Nasceu’ e ‘A Família do Barulho’ (1970); e a visão carnavalesca sobre os referentes estéticos estrangeiros. Configura-se, assim, um filme de exílio geográfico, temporal e estético.

    Nesta comunicação quero analisar a representação dos assassinatos em ‘Memórias de um Estrangulador de Loiras’ a partir das dinâmicas singularidade/multiplicidade e espera/consumação, estabelecendo comparações com os filmes anteriores de Bressane e com obras-chave do thriller como ‘Strangers on a Train’ (Alfred Hitchcock, 1951) e ‘The Boston Strangler’ (Richard Fleischer, 1968). Meu objetivo é estudar em que medida o cineasta conservou os procedimentos das obras anteriores, por um lado, e como os referentes estrangeiros e a paisagem londrina influíram nas escolhas visuais, pelo outro. Essa análise vai dialogar com as citações diretas de filmes anteriores de Bressane, servindo assim para refletir sobre a expressão estética da condição de exílio.

Bibliografia

    Bordwell, David. 2005. ‘Figures traced in light: On cinematic staging’. Berkeley: University of California Press.

    Bressane, Júlio. 1996. ‘Alguns’. Rio de Janeiro: Imago.

    Ferreira, Jairo. 2016. ‘Cinema de invenção’. Rio de Janeiro: Beco do Azougue.

    Gardnier, Ruy. ed. 2002. ‘Retrospectiva Júlio Bressane: Cinema inocente’. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil.

    Garin, Manuel. ‘El gag visual’. Madrid: Cátedra.

    Pérez, Xavier. ‘El suspens cinematogràfic’. Barcelona: Pòrtic.

    Teixeira, Francisco Elinalado. 2012. ‘O cineasta celerado. A arte de se ver fora de si no cinema poético de Júlio Bressane’. São Paulo: Annablume.

    Wood, Robin. 1969. ‘Hitchcock’s Films’. Londres: A. Zwemmer, A. S. Barnes.

    Xavier, Ismail. 2012. ‘Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo, cinema marginal’. São Paulo: Cosac Naify.