Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Ana Graciela Voltolini (UFMT)

Minicurrículo

    Pós-doutorado pela UFMT. Doutora em Comunicação Social (UMESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UNIC/IFMT) e nos cursos de Jornalismo e Publicidade. Professora substituta nos cursos de Radialismo e Cinema e Audiovisual da UFMT. Atua na área de Comunicação e Educação, com ênfase em TDIC para o ensino-aprendizagem; Audiovisual e Educação; Multiletramentos e Educação Midiática. Coordenadora do projeto CinEdu e vice-líder do Grupo de Estudos em Cinemas e Audiovisuais – GECAS.

Ficha do Trabalho

Título

    Projeto CinEdu: práticas sobre cinema e educação por meio da extensão

Seminário

    Cinema e Educação

Resumo

    Este resumo apresenta o projeto “CinEdu: Cinema, Audiovisual e Educação” realizado por alunos dos cursos de Radialismo e Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso e participantes externos. O projeto nasceu para promover a reflexão acerca da interface Comunicação e Educação a partir do cinema e do audiovisual. O projeto elaborou um catálogo digital composto por fichas pedagógicas recomendando obras audiovisuais que possam ser utilizadas na escola, tendo como referência a BNCC.

Resumo expandido

    Citelli (2014) afirma que nas primeiras décadas do século XX surgem preocupações envolvendo a interface comunicação e educação. As preocupações vão ao encontro da ampliação e diversificação da presença dos meios de comunicação no cotidiano, da televisão à internet, ocorridas na segunda metade do século XX. Considerando a afirmação de Citelli, Carvalho, Andrade e Linhares (2018) destacam que incorporar o cinema nas práticas pedagógicas é estar alinhado e caminhar na compreensão da formação do sujeito para o século XXI, assim como preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018). Ainda, para Duarte (2002, p. 90) “O cinema é um instrumento precioso, por exemplo, para ensinar o respeito aos valores, crenças e visões de mundo que orientam as práticas dos diferentes grupos sociais que integram as sociedades complexas”.
    A partir deste referencial teórico, o projeto CinEdu: Cinema, Audiovisual e Educação tem como objetivo ofertar materiais que fomentam professores a trabalhar com produções audiovisuais. Trata-se de um projeto de extensão da UFMT em que foram realizados encontros com os participantes visando a produção do catálogo digital com sugestão de obras audiovisuais, além de outras atividades voltadas a promoção do cinema e audiovisual no contexto escolar.
    O CinEdu produziu um catálogo digital para professores da Educação Básica . A partir das sugestões, o catálogo mostra que é possível abordar e sensibilizar a respeito de diversos temas utilizando o cinema e o audiovisual, além de contribuir na formação crítica de público. Os temas têm como base a BNCC, referência para a criação de currículo, materiais didáticos e avaliações para a Educação Básica, que indica que os alunos devem estar aptos a posicionar-se criticamente em relação a textos e conteúdos pertencentes a diferentes gêneros e manifestações artísticas, como o cinema. Além de participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras, a exemplo das audiovisuais.
    Para isso, entre outras atividades, foram elaboradas fichas pedagógicas que apresentam recomendações fílmicas de obras audiovisuais selecionadas com uma perspectiva educacional e com base nas aprendizagens essenciais, competências e habilidades recomendadas pela BNCC. Para a construção das fichas, os participantes foram divididos em grupos por: ensino infantil, ensino fundamental e médio. A ficha tem como base o Plano de Aula do Educamídia, projeto de formação em Educação Midiática, e traz informações sobre a obra escolhida, orientações de como pode ser aplicada, além de indicar as habilidades da BNCC contempladas com a utilização da mesma. A ficha está dividida em quatro momentos, a saber: ativação, desenvolvimento, fechamento e para explorar mais.
    O trabalho resultou em 15 fichas que estão disponíveis na 1.ª edição do catálogo. São recomendações fílmicas que possibilitam trabalhar diversos temas em sala de aula, através de curtas, documentários, animações, entre outros gêneros. A seleção priorizou a disponibilidade de obras audiovisuais em acervo aberto e aspectos preconizados pela BNCC.
    Desta maneira, o projeto CinEdu buscou trabalhar o estímulo ao uso e consumo de obras cinematográficas no ensino e a formação de público. O catálogo estimula o uso de diferentes linguagens e gêneros, e o acesso a manifestações artísticas e culturais como recomenda a BNCC. Por fim, Duarte (2002) reitera que temos muito a ganhar ao adotar a prática de ver filmes como parceira e não rival na aquisição de conhecimento.

Bibliografia

    BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 16 ago. 2019.

    CARVALHO, D. B. N de; ANDRADE, L. R. dos S.; LINHARES, R. N. Letramento Cinematográfico na Educação: uma Revisão Integrativa em Países do Mercosul. In: 9º SIMEDUC, Aracaju, 2018. Anais eletrônicos… Aracaju, SIMEDUC, 2018. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9529. Acesso em: 01 de out. 2020.

    CITELLI, A. Comunicação e Educação. In: CITELLI, A. O; BERGER, C; BACCEGA, M. A; LOPES, M. I. V; FRANÇA, V. V. Dicionário de Comunicação: escolas, teorias e autores. São Paulo: Contexto, 2014.

    DUARTE, R. Cinema e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.