Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Raquel Cristina Ribeiro Pedroso (UNESP)

Minicurrículo

    Doutora em Literatura e Vida Social, pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (CNPq), com pesquisa na área de Estudos Culturais direcionada ao diálogo entre literatura e audiovisual.

Ficha do Trabalho

Título

    AS SOMBRAS, O CORPO FEMININO E O VOYEUR EM JULIO BRESSANE

Resumo

    Para este trabalho, será evidenciado imagens-chave do longa “A erva do rato”, de 2008, no que diz respeito ao processo de tradução de dois contos de Machado de Assis (“Um esqueleto, 1875” e “A causa secreta, 1896”) que culminam na composição de sombras, de duplos e do corpo feminino como objeto de prazer, por meio do olhar da câmera fotográfica nas mãos do protagonista do filme.

Resumo expandido

    Considerando a produção audiovisual de Julio Bressane, iniciada na década de 1960 e integrada à interpretação do Brasil da segunda metade do século XX aos dias atuais, sabemos que a presença de outras artes como a escultura, a música, a pintura, a fotografia, a literatura e até mesmo a filosofia são traços amplamente percebidos e de instigante apreciação. As imagens de Bressane remetem a um acervo de memórias que espelham a autoconsciência intelectual no audiovisual, e essa composição, ou transcriação, assegura aos filmes a poética autoral característica do que vem a ser o seu cinema de autor.
    Com efeito, a profícua criação cinematográfica de Bressane poderia ser objeto de longas análises, entretanto, para este trabalho, será evidenciado imagens-chave do longa “A erva do rato”, de 2008, no que diz respeito ao processo de tradução de dois contos de Machado de Assis (“Um esqueleto, 1875” e “A causa secreta, 1896”) que culminam na composição de sombras, de duplos e do corpo feminino como objeto de prazer, por meio do olhar da câmera fotográfica nas mãos do protagonista do filme. A ação do homem, personagem de Selton Mello, denuncia aspectos de crueldade, da busca pelo prazer na manifestação de pulsões humanas e do voyeurismo.
    Dos escritos de Machado, Bressane recolhe a ironia e revela os alicerces do audiovisual construído pela linguagem ficcional, ou melhor, por uma metalinguagem desnaturalizadora da ficção. E esse ponto de contato entre os autores permite-nos explorar esse filme de Bressane como o esboço de experiências humanas em processo. A fotografia de Walter Carvalho enfatiza os tons sombrios e o ambiente fechado em que se passa a montagem, e a trama que gira em torno da obsessão do homem pela mulher, personagem de Alessandra Negrini, permite que o espectador seja conduzido para dentro da mania e densidade d’Ele. Carvalho ressalta a articulação chiaroscuro, luz e sombra, cores e imagens esteticamente harmônicas, em que o desejo e volúpia aludem à ideia de que os personagens serão, de algum modo, “reduzidos” ao ambiente da casa e às manifestações das pulsões.
    Nos planos em que as sessões de fotos tomam a cena percebemos a prevalência do duplo por meio de sombras, da luz baixa e do aspecto obscuro que toma espaço na atmosfera da casa e dos personagens, e, inundam a tela do espectador com a sensação de objetivação do corpo em exibicionismo e voyeurismo. Os planos do filme em processo de construção da imagem acabam apresentando a desconstrução do mascaramento do casal, restando a ideia de cumplicidade que, no fundo, é sobreposta ao domínio do outro. Desse modo, sabemos, portanto, que ao se analisar a complexa relação entre amor, desejo e gozo a partir das sombras e dos duplos que deambulam entre as cenas é possível perceber que os elementos transpostos da literatura, da fotografia e de pormenores da montagem agem como articuladores do audiovisual.

Bibliografia

    BRESSANE, Julio. A erva do rato. [Filme-vídeo]. Roteiro e direção de Julio Bressane. Rio de Janeiro, Brasil, 2008. 1h20 min. color. son.
    BRESSANE, Julio. Alguns. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
    DOBAL, Susana Madeira; MALTA DE SÁ, Ana Carolina. Luz sombra, penumbra e a criação de sentidos em A erva do rato. Galáxias, n. 45, set-dez, São Paulo, 2020, p. 93-109.
    RIZZO, Sérgio. Filme incorpora ironia de machado. Folha de São Paulo. Disponível em: Acesso em: set 2016.
    TEREZANI, João Henrique Tellaroli. Ouvindo vazios: os silêncios em A erva do rato e Cleópatra de Julio Bressane. São Carlos: UFSCAR, 2016.
    XAVIER, Ismail. Cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
    XAVIER, Ismail. Roteiro de Julio Bressane: apresentação de uma poética. ALCEU. Vol. 6. Núm. 12. Jan./Jun. 2006, p. 5-26.