Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    PAULA ALVES DE ALMEIDA (sem vínculo)

Minicurrículo

    Formada em Cinema pela UFF. Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela ENCE/IBGE e Doutora em População, Território e Estatísticas Públicas também pela ENCE/IBGE. Diretora do Instituto de Cultura e Cidadania Femina e do Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino. Membro do GRAPPA – Grupo de Análises de Políticas e Poéticas Audiovisuais (UFS) e do GRUA – Grupo de Reconhecimento de Universos Artísticos/Audiovisuais (UFRJ).

Ficha do Trabalho

Título

    Cinedemografia: gênero, cor/raça e temáticas de longas brasileiros

Seminário

    Cinemas mundiais entre mulheres: feminismos contemporâneos em perspectiva

Resumo

    A partir da elaboração de uma base de dados, do uso de análises qualitativas e quantitativas, este trabalho apresenta a distribuição por gênero e cor/raça de diretores, roteiristas e protagonistas (população que filma e população filmada) e as temáticas dos longas brasileiros de maior público e bilheteria em salas comerciais entre 1995 e 2016. Os resultados apontam para uma associação entre o sexo e a cor/raça de diretores, roteiristas e protagonistas e as temáticas abordadas nos filmes.

Resumo expandido

    O cinema vem sendo considerado há muito tempo como objeto de estudo e método de pesquisa por diversos campos do conhecimento. No entanto, sobre as possibilidades de relação entre o cinema e a demografia existem poucos trabalhos, cuja maior parte se dedica ao estudo do público de cinema, mas raríssimos se debruçam sobre equipes ou personagens, e aos processos e meios de produção audiovisual.

    A baixa representatividade de mulheres e negros no cinema é um reflexo e, ao mesmo tempo, reforça as desigualdades de gênero e raciais existentes na sociedade. Indubitavelmente há relações entre aqueles que filmam e aqueles que são filmados: diretores e roteiristas (e outras funções) e personagens – que chamamos de população que filma e população filmada, respectivamente.

    A partir da elaboração de uma base de dados e do uso de análises qualitativas e quantitativas, este trabalho apresenta a distribuição por gênero e cor/raça de diretores, roteiristas e protagonistas dos filmes brasileiros de longa-metragem de maior público e renda de bilheteria em salas de cinema comerciais lançados entre 1995 e 2016, além das principais temáticas sociodemográficas abordadas. Essas análises revelam o que os filmes brasileiros contemporâneos nos dizem sobre diferentes aspectos de nossa população, e uma reflexão acerca das hierarquias, posições e ausências dos grupos sociais nas representações cinematográficas (nas telas e nos sets de filmagem).

    Elegemos as seguintes temáticas para pesquisa: relações de gênero, relações raciais, família, migração, direitos humanos e questões sociais, política, fecundidade e reprodução, mortalidade e morbidade, envelhecimento e longevidade, infância e juventude, religião, trabalho, questões ecológicas e/ou ambientais, violência.

    De todos os 2.619 filmes lançados de 1991 a 2016, foram classificados sobre abordar alguma temática selecionada 2.258 filmes, dos quais 1.140 abordam uma ou mais temáticas sociodemográficas e 1.118 não abordam. Entre os 688 filmes de maior sucesso comercial (filmes de maior público e renda de bilheteria lançados de 1995 a 2016), 477 abordam de alguma maneira uma ou mais temáticas sociodemográficas selecionadas e 211 não abordam. Adicionalmente, analisamos as temáticas que mais aparecem nos filmes segundo a cor/raça e o sexo dos protagonistas, diretores e roteiristas.

    Os resultados demonstram que há, inegavelmente, uma distribuição desigual de papéis para negros e mulheres, quando comparados com o espaço ocupado por homens brancos nas funções analisadas. Além disso, apontam para uma associação entre o sexo e a cor/raça de diretores, roteiristas e protagonistas e as temáticas abordadas pelos filmes.

    As temáticas relações raciais, política e violência estão mais presentes nos filmes de diretores negros do que nos dirigidos por brancos. Por outro lado, direitos humanos e questões sociais e infância/juventude são temáticas mais presentes nos filmes de diretores brancos em comparação com os dirigidos por negros.

    A temática família é mais abordada pelos filmes de roteiristas brancos em comparação com os roteirizados por negros. Já direitos humanos ou questões sociais e trabalho estão mais presentes em filmes de roteiristas negros do que nos filmes com roteiristas brancos.

    As temáticas relações de gênero, família, infância/juventude são mais abordadas em filmes com protagonistas mulheres do que nos protagonizados por homens. Enquanto direitos humanos/questões sociais, cor/raça e política estão mais destacadas em filmes protagonizados por homens. Ou seja, mulheres são retratadas como elementos centrais dos filmes que giram em torno das questões familiares, infantis ou jovens, em contraposição com os homens nas questões sociais e na política, reforçando a segregação e a dicotomia dos espaços domésticos e públicos, relacionados respectivamente ao feminino e ao masculino.

Bibliografia

    ADOROCINEMA. Disponível em: .

    AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA – ANCINE. Listagem Completa dos Filmes com os Mecanismos de Incentivo.

    BALADI, Mauro. Dicionário de cinema brasileiro: filmes de longa-metragem produzidos entre 1909 e 2012. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

    FEMINA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FEMININO. Disponível em: .

    FILME B. Database Brasil 2018. Ranking filmes nacionais 1995-2017 (por público e renda). Disponível em: .

    FILMOW. Disponível em: .

    MOSTRA DO FILME LIVRE. Disponível em: .

    MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA. Disponível em: .

    SEMANA DOS REALIZADORES. Disponível em: .

    SILVA NETO, Antônio Leão da. Dicionário de Filmes Brasileiros: longa-metragem – 2ª edição revista e atualizada. São Bernardo do Campo: Ed. do Autor, 2009.