Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Renato Pannacci (Unicamp)

Minicurrículo

    Renato Coelho é realizador, pesquisador e professor. Realizou curtas metragens em Super 8mm como “O cinema segundo Luiz Rô” (2013), “Trem” (2015) e “A propósito de Willer” (2016). Em parceria com Priscyla Bettim dirigiu o longa metragem “A cidade dos abismos” (2021). É mestre e doutorando em Multimeios pela Unicamp. Atualmente é coordenador e professor na graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Anhembi Morumbi (UAM-SP). Em livro, publicou “O cinema e a crítica de Jairo Ferreira” (2015)

Coautor

    Priscyla Bettim (Unicamp)

Ficha do Trabalho

Título

    Cinema de Invenção: sintonias e relações processuais

Resumo

    Esta comunicação propõe refletir sobre dois aspectos que envolvem os processos de realização no Cinema de Invenção brasileiro: o cinema como extensão da própria vida dos autores; as sintonias com outros realizadores como uma questão metafísica/mística. Como ponto de partida, analisaremos algumas obras, escritos e reflexões dos realizadores Andrea Tonacci, Cristina Amaral, Jairo Ferreira, Luiz Rosemberg Filho.

Resumo expandido

    Segundo o pensamento budista nada é fixo, nada é permanente, a verdade, a vida, as pessoas, tudo está em constante processo de transformação. Por conta disso, o compositor John Cage observa que o mundo, a realidade, não poderia ser encarada como um mero objeto pelo artista, mas somente enquanto um processo.

    “(…) precisamente, o mundo. O Real. Você diz: o mundo como ele é. Mas ele não é, torna-se! Ele se move, ele muda. Não nos espera mudar (…). É mais móvel do que você pode imaginar. Você se aproxima dessa realidade quando diz que “ele se apresenta”, que não existe como um objeto. É um processo.” (CAGE, 1981, p. 80-81)

    Pretendemos analisar como por vezes processos artísticos estão intrinsicamente conectados à vida (aos processos de vivência) de alguns dos realizadores cujas obras fazem parte do chamado Cinema de Invenção. Como ponto de partida, analisaremos algumas obras, escritos e reflexões de Cristina Amaral, Jairo Ferreira, Luiz Rosemberg Filho e Andrea Tonacci.

    Jairo Ferreira possuía uma relação pessoal com alguns dos realizadores sobre os quais escreveu em seu livro Cinema de Invenção, e esse aspecto subjetivo resultou muitas vezes em uma cumplicidade declarada. A dimensão afetiva que pode muitas vezes envolver essas relações é escancarada quando, no capítulo sobre Luiz Rosemberg Filho, ao invés de constar uma análise mais aprofundada de sua filmografia, Jairo simplesmente seleciona trechos da extensa correspondência – e que escancara a paixão e a necessidade de se viver o cinema – que ambos trocaram durante anos de amizade.

    O poeta e ensaísta Claudio Willer escreveu, acerca da relação de Jairo Ferreira com os cineastas abordados em seu livro, que “sua participação pessoal nesta reciclagem não é uma circunstância, mas sim uma adesão pautada por princípios estéticos e ideológicos” (WILLER in FERREIRA, 1986, p.11), e prosseguiu:

    “Dentro da ótica cine-poética de Jairo Ferreira (…) assim como para alguns dos avant-gardistas franceses, experimentalistas soviéticos e undergrounds americanos, o importante não é a obra, mas sim a vida, o gesto de ousadia, ruptura e transgressão.” (WILLER in FERREIRA, 1986, p. 11). Podemos aferir que tal proposição de Willer remete a máxima de seu amigo e parceiro de geração, o também poeta (e maldito) Roberto Piva: “só acredito em poeta experimental que tenha vida experimental”.

    Expressões como “parceria”, “cumplicidade artística”, “encontro” são frequentemente utilizadas para tentar definir o tipo de relação que se estabelece durante os processos das obras realizadores da verve de Tonacci, Jairo e Rosemberg. A montadora Cristina Amaral, sobre sua parceria com Andrea Tonacci, declarou que:

    “Nem dá para chamar de trabalho, porque é a nossa vida. Tenho a sensação de andar em um labirinto sem seta, de pisar em areia movediça. Tem que se permitir se perder.” (em depoimento a Miguel Arcanjo, sobre seu processo de trabalho).

    Podemos pensar uma obra como um pequeno nascimento e seu término como uma pequena morte, como percurso singular, de formação e transformação, como vida a ser vivida. Luiz Rosemberg Filho declara no curta metragem O cinema segundo Luiz Rô (2013, realizado por Renato Coelho), que “o cinema é tão maior do que tudo” e que “o cinema é um gesto afetivo, profundo e que tem gozo. O gozo do cinema é o filme”.

    A partir das reflexões aqui indicadas, bem como da ideia livre de “sintonia”, ou “sintonias”, tal qual proposta por Jairo Ferreira em seu Cinema de Invenção – sintonia existencial, sintonia experimental, sintonia intergalaxial, sintonia visionária – desenvolveremos a comunicação aqui proposta.

Bibliografia

    CAETANO, Daniel (org.). Serras da desordem. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008.
    CAGE, John; CHARLES, Daniel. For the Birds. Boston: M. Boyars, 1981.COELHO, Renato. O cinema e a crítica de Jairo Ferreira. São Paulo: Alameda, 2015.
    COELHO, Renato; BETTIM, Priscyla (org.). Encontros: Luiz Rosemberg Filho. Rio de Janeiro: Azougue, 2015.
    COELHO, Renato; ESTEVES, Leonardo. Rosemberg 70: Cinema de afeto. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2015.
    DEVIRES – Cinema e Humanidades – vol. 9 – nº 2. Belo Horizonte: UFMG, 2012.
    FERREIRA, Jairo. Cinema de invenção. São Paulo: Max Limonad/Embrafilme, 1986.
    FERREIRA, Jairo. Cinema de invenção. São Paulo: Limiar, 2000.
    FERREIRA, Jairo. Cinema de invenção. Rio de Janeiro: Azougue, 2016.