Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Ignacio Del Valle Dávila (UNILA)

Minicurrículo

    Ignacio del Valle Dávila é professor adjunto do curso de Cinema e Audiovisual da UNILA e professor permanente da pós-graduação em Multimeios da UNICAMP. É doutor em cinema pela Université Toulouse 2 e realizou pesquisas de pós-doutorado na USP e na UNICAMP. Especialista em cinema latino-americano, é autor dos livros Cámaras en trance (2014), Le Nouveau cinéma latino-americain 1960-1974 (2015) e co-autor do livro Guzmán: El botón de Nácar (2020).

Ficha do Trabalho

Título

    A representação de Augusto Pinochet no Noticiero ICAIC Latinoamericano

Seminário

    Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados

Resumo

    A partir de setembro de 1973 o ditador chileno Augusto Pinochet teve um papel de destaque no Noticiero ICAIC Latino-americano, transformando-se no ditador sul-americano com mais aparições. Nesta comunicação estudaremos a sua representação no Noticiero cubano, estabelecendo suas principais caraterísticas. Nossa hipótese é que Pinochet não só serviu como metonímia do regime militar chileno, mais também das ditaduras guiadas pela teoria da Segurança Nacional e aliadas dos Estados Unidos.

Resumo expandido

    O Chile é o país sul-americano com mais aparições no Noticiero ICAIC Latinoamericano (1960-1990), cinejornal cubano surgido após o triunfo da Revolução Cubana, declarado “Registro da Memória do Mundo” pela UNESCO. Em grande medida o interesse pelo Chile desse espaço, dirigido pelo documentarista Santiago Álvarez, pode ser explicado pela proximidade política e cultural entre a Revolução Cubana e o governo da Unidade Popular chilena no começo dos anos 1970. De fato, numa pesquisa realizada nos arquivos do Noticiero depositados Institut national de l’audiovisuel (INA) da França, conseguimos comprovar que o ano com maior quantidade de reportagens sobre o Chile (1972) coincide com o governo de Salvador Allende. Porém, cabe salientar que depois do golpe de Estado de 1973 o país sul-americano continuou tendo uma presença destacada no Noticiero ICAIC Latinoamericano, em razão principalmente de três fatores interrelacionados: 1. A acolhida em Cuba de militantes exilados chilenos, 2. As homenagens oficiais à figura de Salvador Allende e à resistência chilena contra a ditadura, 3. A difusão nacional e internacional dos crimes da ditadura chilena e os seus nexos com o governo dos Estado Unidos. Em relação à última questão a representação do general Augusto Pinochet ganhou um papel de destaque, transformando-se no ditador latino-americano com mais aparições no Noticiero cubano. Somente a família Somoza como um todo teve uma presença semelhante.
    Esta comunicação visa analisar as estratégias de representação do ditador chileno no Noticiero ICAIC Latino-americano, estabelecendo suas principais caraterísticas e modificações ao longo dos anos 1970 e 1980. Nossa hipótese é que Augusto Pinochet não só serviu como metonímia do regime militar chileno, mais também como personificação das ditaduras de direita guiadas pela teoria da Segurança Nacional e aliadas dos governos dos Estados Unidos. Nesse sentido, se depois da sua morte, Salvador Allende foi monumentalizado oficialmente em Cuba (DEL POZO, 2017) como um dos “grandes heróis” da América Latina – nas palavras de Fidel Castro recolhidas no Noticiero –, Pinochet se transformou no principal símbolo do “fascismo” latino-americano (AREAS, 2019), chegando a ser descrito no Noticiero como “Pinóquio Pinochet” ou “fascista quimicamente puro”. Nesse sentido é preciso salientar que esse tipo de linguagem era reservado no cinejornal cubano para os grandes inimigos da Revolução, em especial, o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Henry Kissinger e os presidentes americanos da época.
    Desse modo, a centralidade da imagem de Pinochet transcendeu a esfera dos tensos intercâmbios entre a Revolução Cubana e a ditadura cívico-militar chilena para se transformar na principal representação do ditador golpista. Essa apresentação é um desdobramento da minha participação pessoal em uma pesquisa coletiva sobre o Noticiero ICAIC Latino-americano realizada com apoio do Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC) e do Institut national de l’audiovisuel (INA).

Bibliografia

    Sánchez González, J. L., Romper la tensión del arco: movimiento cubano de cine documental, La Habana, ICAIC, 2010.
    Álvarez Díaz, M., El Noticiero ICAIC y sus voces, La Habana: La Memoria, 2012
    Villaça, M., Cinema Cubano. Revolução e Política Cultural, São Paulo: Alameda, 2010
    Recherche collective sur le Noticiero ICAIC, 2020-2022. Disponível em: https://noticiero.hypotheses.org/a-propos
    Salazar Navarro, S., “El Noticiero ICAIC, América Latina en el cine de Santiago Álvarez”, LL Journal, V. 12, N. 2, 2017. Disponível em: https://lljournal.commons.gc.cuny.edu/salazar-navarro/
    Âreas, C. “Noticiero ICAIC: um olhar cubano experimental e performático sobre as ditaduras latino-americanas”, Doc On-line. Special Issue, 2019. Disponível em: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/658
    Del Pozo, J., Allende : cómo su historia ha sido relatada, Santiago, LOM, 2017
    Gárate Château M., “Augusto Pinochet dans la caricature de presse française et anglo-saxonne, 1973-2006”, Monde(s), 2(8)